06 agosto 2010

Bom descanso




Este texto que considero muito interessante , publicado o ano passado mais ou menos por esta altura, no Jornal de um Colégio dos arredores de Lisboa, foi-me cedido por um colega o qual resolvi partilhar de novo com todos vós, neste tempo maravilhoso em que muitos aproveitam para o merecido descanso anual.

"A nossa relação com o tempo é uma aprendizagem difícil.
Do tempo que passa depressa demais àquele que parece ter a lentidão da tartaruga estamos sempre em busca de um tempo ideal. Confundimos o urgente com o essencial, queremos a eternidade para alguns momentos e a rapidez para outros. E no meio das escolhas que fazemos, o tempo para descansar é o que mais sofre. Tem um certo ar de desperdício, de oportunidade perdida, de tempo improdutivo, e, contudo, sem descanso não é possível viver bem.
O descanso não é apenas dormir, e só isso já seria importante pois os especialistas dizem que dormimos pouco e mal. Lembro-me como a Bíblia está cheia de sonhos em que Deus fala e revela projectos para humanidade, mas hoje dificilmente nos encontraria em sonos repousantes. Já ouvimos dizer que o dormir é uma “arrumar” da biblioteca de pensamentos e sensações que povoaram o nosso estar acordados. Precisamos absolutamente desta alternância de dormir e acordar, como o nosso planeta precisa do dia e da noite. Mas descansar é mais do que dormir. É saborear o tempo como presente para nós e para os outros, é contemplar o que até julgamos conhecer só porque é visto todos os dias, é reaprender a olhar e a ouvir, é saborear o gosto de pensar e de dialogar libertos da guerra do “ganha ou perde” em que se transformam tantas conversas do quotidiano. Sem descanso facilmente nos transformamos em máquinas, cumprimos horários e atingimos objectivos, mas empobrecemos como pessoas. Julgamos evoluir e, simplesmente, perdemos aquele gosto do viver que é aceitar não dominar nem ser dono de tudo.
Descansar é também passar das mãos fechadas da posse às mãos abertas da gratuidade. E vislumbrar no último desejo, “descansa em paz”, dito e escrito com dor e saudade, um tempo de plenitude e graça que é dom absoluto de Deus!
Bom descanso."

Reflexão de:
Pe. Victor Gonçalves
Imagem cedida gentilmente pela Net
(Reposição)
Ailime
06.08.2010
Imagem gentilmente cedida pela Net

8 comentários:

  1. Olá Ailime,

    belíssimo texto. Aliás, fazer férias é retemperar forças também espirituais, independentemente da concepção que cada um fizer do transcendente. Somos mais do que apenas materia e férias é igualmente mergulharmos em nós e saciarmos a alma sedenta de tanto a que durante o resto do ano nao damos atençao...

    Um imenso beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do texto, ele nos faz meditar no que fazemos com o nosso tempo e com a nossa vida
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Boa Amiga Ailime,
    S.Agostinho tem uma dissertação sobre o tempo...muito interessante, mas muito longa. Gostei muito deste texto.
    Ultimamente pergunto-me: quanto tempo falta?! Por vezes, sem nos apercebermos, chega o momento em que nunca mais voltamos a determinados lugares, ou vermos determinadas pessoas/coisas, etc. a última vez que fazemos uma determinada acção...etc.
    Também me pergunto últimamente: que ando por cá a fazer?...como ocupo o tempo? acho sempre que não estou a gerir bem o tempo que me vai restando.
    Cada minuto que passa...é mais um pedacinho de tempo, que me aproxima da derradeira partida.
    Essa foto faz-me recordar o tempo em que brincava na água do rio Arnóia...na Quinta do Retiro/Retiro do Éden. Subia e descia o rio pelo seu leito e ía tentando apanhar os peixinhos que ainda teimavam em aparecer. Nos dias de hoje, a areia é cinzenta e peixinhos, nem vê-los. Já o meu filho não teve esse privilégio. Limitou-se a apanhar girinos e a observá-los atentamente.
    Lá vai esse tempo...saudades desses tempos...em que somente DEUS cuidava de nós, sem nada de malefícios à nossa volta. Agora os tempos são outros e temos de saborear o tempo que nos resta da melhor maneira possível para não perdermos as nossas almas, seja em que tempo for.
    Forte abraço
    Um Santo Domingo para a Amiga e restante família.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  4. Amiga,

    muito lindo... temos sempre que reaprender e nunca perdemos o foco de quem somos, onde estamos e para onde vamos,

    beijinhos no coração,

    bom domingo,

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Amiga Ailime,
    Venho agradecer de coração as suas carinhosas palavras escritas.
    O mundo está a atravessar momentos muito difíceis para cada um dos viventes. Só mesmo pela fé e perseverança se consegue continuar a caminhada que ELE deseja que façamos.
    No meu caso em particular...
    é difícil ser-se avó e não usufruir desse estatuto...ter um filho com 32 anos e ao fim de sete anos, ainda estar sem emprego, sem saúde para agarrar seja o que fôr...num país e num contexto mundial, em que não se vislumbra uma luz ao fundo do túnel. Sempre fui optimista por natureza, mas agora com o que se tem passado connosco, sou realista. No entanto, somente a fé é que me faz levantar diariamente e alimenta o meu dia a dia...é triste estarmos a viver somente a pensar que senão fosse a nossa estadia ainda por cá, o nosso filho não tinha forma de sobreviver, materialmente falando. Dou Graças ao Senhor por nos dar essa possibilidade. Quantos não há, que nem isso têm (bens materiais), então ainda seria mais penoso. Este é o meu lado físico/material a desabafar. O país está como está...empregos, nem para quem tem saúde...quanto mais para seres com problemas de adaptação de ordem/carácter emocional. A emoção mexe com tudo e com todo o nosso interior. Só a poder de "massagem especializada" e muita paciência familiar, é que se consegue dar tranquilidade ao paciente. Por vezes o paciente nem se apercebe de como está na realidade.
    Para juntar a todo este quadro...não aprecio este viver actual em sociedade. O valorizar o TER em vez do SER...a luta feroz por um lugar de destaque...o "doa a quem doer" para uma subida onde quer que seja...nada disto me faz feliz...ao ver os nossos próximos...quer amigos, vizinhos, familiares, o mundo numa maneira geral em sofrimento, cada um de sua maneira...e nada ou muito pouco, posso fazer além da oração...
    Estou a lembrar-me da vida de grandes nomes que passaram pela terra...S.José, Mãe Maria, S.Mónica, MTCalcutá e tantos outros...que também questionavam e sofriam pela família e pelo mundo em geral e já lá vão milhares de anos, outros tão actuais. Faz parte do nosso crescimento "interior" chegarmos a uma altura da vida e termos dias e noites assim ...
    Sou uma pessoa de acção. Sempre assim fui... de arregaçar as mangas e ir à luta...sempre com a SUA ajuda e o SEU Norte a acompanhar-me.
    Agora sinto-me "parada no tempo" nada posso fazer além do dia a dia e dar Graças por nada estar pior...mas também, não muito melhor, no sentido de alguma tranquilidade futura. Nosso filho, desde Janeiro que está a contribuir em regime de voluntariado numa Inst.de problemas deficientes mentais e até motores...desde as 09h até às 17h00. Está a conseguir desempenhar essa tarefa...e com esta tarefa, tem melhorado o seu performance como paciente depressionário. Mas é uma luta constante...vem extremamente cansado que só mesmo com muito carinho, amor e conhecimento médico, consegue levar a cabo, o dia a dia. Não fosse DEUS, que está sob o controlo de tudo...nem sei que seria.
    Provavelmente seria mais fácil, se eu fosse menos activa...deixar rolar a vida...mas não tenho essa maneira de ser...sempre fui muito "vamos fazer, vamos conseguir, vamos em frente, com a SUA AJUDA, honestidade e trabalho, tudo se consegue..." isto era "eu" no antigamente. Assim sendo, sinto-me a morrer aos poucos. Este país nem nos dá a possibilidade de arriscarmos fazer uma "comunidade" no Retiro do Éden...com nosso filho como está...nem nos atrevemos a colocar em prática uma odisseia desse calibre...Há dez anos atrás...não sabendo o que nos ía acontecer...iria em frente, sem vacilar...DEUS AJUDAVA SEMPRE.
    Bjs. e não fique preocupada...são só desabafos da insónia, por excesso de calor e preocupação.
    Forte abraço e Santo Domingo.
    Mer

    ResponderEliminar
  6. Estimada e Brilhante Amiga:
    Um belo texto sobre o descanso. Necessário. Que urge sentir para retemperar a consciência as coisas. O Mundo.
    É uma pessoa que cintila com a sua poderosa luz que é uma bússola no Planeta Terra imenso. Que nos direcciona a todos pelo valor imenso.
    Parabéns. Extraordinário.
    Beijinhos mil de respeito pelo seu notável poder criativo e comunicativo.
    Sempre a admirá-la pela ternura, encanto e talento como faz soberbos Posts de excelência.
    Maravilhado...

    pena

    Bem-Haja, pela sua simpatia para comigo. É recíproca.
    Siga na sua Fé que é lindíssima.
    Adorei. Profundo. Intenso texto de cativar.
    É fabulosa.
    MUITO OBRIGADO, doce amiga de bem.

    ResponderEliminar
  7. Lindas e edificantes palavras, que fazem o texto ficar perfeito.
    Estou afastada da net, mas estou bem, gracas a Deus, e aguardando o momento para retornar, quem sabe.
    A Deus damos glórias!
    beijos

    ResponderEliminar
  8. amiga , este texto tá espectacular, ..
    adorei mesmo , obrigada pela partilha ...
    soube mesmo bem ler isto , mesmo antes de ir de férias ..

    beijinhos grandes ..

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime