20 outubro 2012

Palavras de Madre Teresa


«Agora que já conhecemos a necessidade
 do silêncio e da humildade, 
talvez já estejamos em condições de
viver uma vida mais profunda de oração.
Na realidade  só há uma oração,
a oração substancial que é o próprio Cristo. 
Frequentemente, as nossas orações
não produzem efeito, 
porque não fixamos o nosso espírito
e o nosso coração em Jesus, 
por meio do qual as nossas orações sobem até Deus. 
Muitas vezes, um olhar ardente, 
confiante e profundo a Jesus Cristo
 pode transformar-se na oração mais fervorosa:
 "Olho para Ele e Ele olha para mim", 
eis a oração perfeita.»

Breviário di 
Madre Teresa, p.24


Desejo a todos um bom fim-de-semana e uma semana profícua em oração. 
Que o Senhor nos envie o Seu Espírito para melhor escutarmos a Sua Palavra.

20.10.2012
Ailime
Imagens da Net

16 outubro 2012

Deus é Deus


Partilho outra oração de São Francisco: 

Vendo a obra, vejo Deus; sentindo Deus, sou Amor.
Oh!... quantas coisas se escondem de mim, de vós, de todos, filhos do Criador.
Sinto-me nada, ante a grandeza do universo; sinto-me verme, pelas belezas que desconhece o meu coração.

Deus tem filhos no mar, nas estrelas, no ar;
Deus tem filhos nas árvores e na terra.
Deus tem filhos até nas guerras.

Que beleza a função da natureza!...
Vejo a luz surgir no escuro,
vejo a vida perfeita nos monturos;
vejo o céu nas águas do mar,
vejo e sinto o Amor no amar.

Quando descanso, a natureza trabalha;
quando durmo, a natureza trabalha;
quando trabalho, a natureza trabalha;
Que eu sou?... Nada, diante desta batalha.

Deus é Deus dos justos,
Deus é Deus dos Párias,
Deus é Deus dos que viajam,
Deus é Deus dos que ficam em casa!...
Deus é Deus das sombras,
Deus é Deus da luz,
Deus é Deus das trevas, Deus é Deus de Jesus!...

Quando estou cansado, Deus está ocupado;
quando estou reclamando, Deus esta obrando.
Quando blasfemo, Deus esta entendendo;
quando tenho ódio, Deus esta amando.
Quando estou triste, Deus esta sorrindo.

Deus é Sabedoria e eu estou sonhando!...
Que beleza a natureza!...
Que beleza a profundeza da existência, e do existir.
Eu não compreendo, mas luto para me corrigir, porém, em frações do tempo, logo quero ajuntar e Deus repartir.
Quero colher, quero usurpar; e Deus passa por mim a semear!...
Luto de novo, mas ainda não sei lutar;
penso na disciplina, mas não me deixo disciplinar.
Avanço... caio! torno a avançar.
E Deus me ouve, passa novamente pôr mim, olha para meus olhos, sente meu coração. E fala baixinho em meu ouvido: vem, vou te ensinar a amar.
Deus se retira!... sinto sua ausência!... Peço clemência! Mesmo assim, Deus não se esquece de mim.
Manda um anjo em meu encalço, num carro fulgurante de luz.
E de braços abertos, caio por terra; pensei que era o Cristo de Deus, que era Jesus!
E o cortejo dos céus entra em mim, em cântico de louvor.
Abre o meu coração, deixando dentro dele um tesouro de luz!...
O tesouro da dor.



Continuação de uma boa semana para todos no Amor de Deus.
Ailime

13 outubro 2012

Cântico da Esperança



Não peça eu nunca 
para me ver livre de perigos, 
mas coragem para afrontá-los. 

Não queira eu 
que se apaguem as minhas dores, 
mas que saiba dominá-las 
no meu coração. 

Não procure eu amigos 
no campo da batalha da vida, 
mas ter forças dentro de mim. 

Não deseje eu ansiosamente 
ser salvo, 
mas ter esperança 
para conquistar pacientemente 
a minha liberdade. 

Não seja eu tão cobarde, Senhor, 
que deseje a tua misericórdia 
no meu triunfo, 
mas apertar a tua mão 
no meu fracasso! 

Rabindranath Tagore


Desejo a todos um bom fim-de-semana e que o Senhor nos ajude a caminhar sempre com esperança, confiando no Seu divino e eterno amor misericordioso.

Ailime 
Imagem da Net

06 outubro 2012

Reflexão



O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distracção mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
O mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior protecção efectiva: o sorriso
O maior remédio: o optimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!



Madre Teresa de Calcutá

Desejo a todos um fim-de-semana com muita luz, paz e amor. 

Ailime
Imagem da Net

04 outubro 2012

Dia de São Francisco de Assis

Hoje comemora-se São Francisco de Assis que se despojou de todos os seus bens para servir Jesus.
Fundador de várias Ordens é um dos Santos mais amado de todos os tempos.
Esta é uma das suas muitas orações e embora muito conhecida partilho-a com todos vós.



Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa paz !
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz !
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais.
Consolar, que ser consolado.
Compreender, que ser compreendido.
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!




Que o Senhor nos ajude, conforme as nossas possibilidades, a seguir o exemplo de 
São Francisco. 
Desejo a todos um dia pleno de paz.

Ailime
04.10.2012
Imagens da Net

30 setembro 2012

Oração


«Tende coragem e fortalecei o vosso coração, todos vós, que esperais no Senhor!»
(Salmo 31,25)


Senhor meu Deus, 
não sei para onde vou. 
Não vejo o caminho em frente, 
nem sei ao certo onde ele findará. 
Na verdade nem me conheço 
e o facto de pensar 
que estou a seguir a Tua vontade
não quer dizer que eu esteja a ser-Te fiel. 
Mas creio que o desejo de Te agradar
Te agrada realmente.
E espero manter este desejo 
em tudo quanto fizer. 
Espero jamais fazer qualquer coisa 
alheia a esse desejo. 
Sei que, se agir assim, 
Tu me conduzirás pelo caminho certo, 
embora eu nada possa saber sobre ele. 
Por isso, sempre confiarei em Ti, 
mesmo que me sinta perdido 
ou às portas da morte, 
nada recearei, 
pois Tu estás sempre comigo 
e nunca me deixarás sozinho.

Thomas Merton


Desejo a todos um bom domingo e uma semana abençoada.

Ailime
30.09.2012
Imagem da Net


25 setembro 2012

Ilumina o teu rosto sobre nós




Ilumina, Senhor, o teu rosto sobre nós
porque o gravaste em nós.
Fizeste-nos à tua imagem e semelhança,
fizeste-nos a tua moeda,
por isso a tua imagem não deve ficar escurecida.
Envia o raio da tua sabedoria
para dissipar a nossa escuridão,
para fazer brilhar a tua imagem em nós
e assim podermos ser imagens tuas…
Como os soldados se dizem «rosto do imperador»,
assim também todo o homem santo
é na sua imagem rosto de Deus.
«Tu, Senhor, acende a minha lâmpada,
tu, meu Deus, ilumina a minha escuridão».
Estou no meio da noite das minhas fraquezas,
mas o raio da tua sabedoria
dissipará as minhas trevas,
Que o teu rosto saia à luz,
e se, por minha causa aparecer um pouco deformado
que seja consertado por ti o que foi criado por ti.»


Sto. Agostinho
(Comentário ao Salmo 66, 4)

23 setembro 2012

Sabedoria de Deus



«Quem escolhe a “sabedoria de Deus”, não tem uma vida fácil. Será incompreendido, caluniado, desautorizado, perseguido, torturado… Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida. Não devemos ficar preocupados quando o mundo nos persegue; devemos ficar preocupados quando somos aplaudidos e adulados por aqueles que escolheram a “sabedoria do mundo”. (ver aqui toda a Liturgia deste fim-de-semana)


Salmo 53 (54)

Senhor, salvai-me pelo vosso nome,
pelo vosso poder fazei-me justiça.
Senhor, ouvi a minha oração,
atendei às palavras da minha boca.
Levantaram-se contra mim os arrogantes
e os violentos atentaram contra a minha vida.
Não têm a Deus na sua presença.
Deus vem em meu auxílio,
o Senhor sustenta a minha vida.
De bom grado oferecerei sacrifícios,
cantarei a glória do vosso nome, Senhor.






Para todos continuação de um bom domingo e uma semana plena de alegria e esperança no Senhor que nos criou e fez os céus e a Terra.

Ailime
23.09.2012
Imagens da Net