25 dezembro 2017

Aleluia! Aleluia!! Já nasceu o nosso Salvador

  "Não tenhais medo! Eu anuncio-vos uma Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, O Senhor." (Lc 2, 10-11)




Para todos vós meus amigos com quem tenho tido o privilégio de percorrer estes últimos tempos neste espaço da blogosfera e de quem tenho recebido tantas provas de carinho e amizade e também para quem passa por aqui em silêncio, quero expressar o meu agradecimento e desejar-vos e a vossos familiares um


*** SANTO e FELIZ NATAL ***

Que o Menino Deus que veio de novo ao nosso encontro para nos relembrar que está sempre presente nas nossas vidas, que nunca nos deixa sós, renove em nós a esperança, na alegria de O sabermos um Deus connosco.

***BOASFESTAS!***
Ailime





24 dezembro 2017

4 Domingo do Advento

A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projecto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos homens. Esse projecto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Incarnação de Jesus.

,,,,,
O Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas. Mostra como a concretização do projecto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama aceitam dizer “sim” ao projecto de Deus, acolher Jesus e apresentá-l’O ao mundo.



Evangelho de Lucas 1,26-38

Naquele tempo,
o Anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,
a uma Virgem desposada com um homem chamado José.
O nome da Virgem era Maria.
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo;
bendita és tu entre as mulheres».
Ela ficou perturbada com estas palavras
e pensava que saudação seria aquela.
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
Conceberás e darás à luz um Filho,
a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David;
e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao Anjo:
«Como será isto, se eu não conheço homem?»
O Anjo respondeu-lhe:
«O Espírito Santo virá sobre ti
e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.
Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.
E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice
porque a Deus nada é impossível».
Maria disse então:
«Eis a escrava do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra».



Salmo 88 (89)

 Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.
e para sempre proclamarei a sua fidelidade.
Vós dissestes: «A bondade está estabelecida para sempre»,
no céu permanece firme a vossa fidelidade.

«Concluí uma aliança com o meu eleito,
fiz um juramento a David meu servo:
‘Conservarei a tua descendência para sempre,
estabelecerei o teu trono por todas as gerações’».

«Ele Me invocará: ‘Vós sois meu Pai,
meu Deus, meu Salvador’.
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,
a minha aliança com ele será irrevogável».



Para a semana que segue

Tomar uma decisão que comprometa… Maria ajuda-nos a dar o salto da fé, ela é o nosso modelo, mas ao mesmo tempo é nossa Mãe: podemos, pois, ter confiança e encontrar junto dela todo o reconforto de que precisamos! Com Maria, procuremos tomar uma decisão que comprometa a nossa fé, de encontrar um ritmo mais regular para a oração, de prever uma paragem espiritual (tempo de retiro, por breve que seja…) antes do Natal para fazer o ponto da situação da nossa vida com o 
Senhor.
O meu abraço na paz de Cristo.


Santo Natal.


Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

17 dezembro 2017

3º Domingo do Advento

As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”.
…………..


O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.


Evangelho de João 1,6-8.19-28
Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João.
Veio como testemunha, para dar testemunho da luz,
a fim de que todos acreditassem por meio dele.
Ele não era a luz,
mas veio para dar testemunho da luz.
Foi este o testemunho de João,
quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém,
sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem:
«Quem és tu?»
Ele confessou a verdade e não negou;
ele confessou:
«Eu não sou o Messias».
Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?»
«Não sou», respondeu ele.
«És o Profeta?». Ele respondeu: «Não».
Disseram-lhe então: «Quem és tu?
Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram,
que dizes de ti mesmo?»
Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto:
‘Endireitai o caminho do Senhor’,
como disse o profeta Isaías».
Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram:
«Então, porque baptizas,
se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?»
João respondeu-lhes:
«Eu baptizo em água,
mas no meio de vós está Alguém que não conheceis:
Aquele que vem depois de mim,
a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias».
Tudo isto se passou em Betânia, além Jordão,
onde João estava a baptizar.


Salmo  Lc 1, 46-48.49-50.53-54

Magnificat

Refrão:: Exulto de alegria no Senhor.

A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O Todo-poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.

Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu-os de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia.


Para a semana que segue…
No coração do quotidiano: a esperança. O nosso olhar sobre os outros e sobre o mundo pode ser transformado nesta semana: passar da contestação à bondade; procurar ter uma expressão de sorriso em cada encontro, saudar o outro como um irmão que Deus ama e desejar-lhe todo o bem que Deus quer para ele. A alegria cristã não está ao nível de um optimismo simplista, mas coloca no coração do quotidiano a esperança, possível e credível pela Palavra feita carne.

Hoje acendi a minha terceira vela do Advento 


Neste terceiro domingo do Advento e na semana que segue caminhemos com alegria e que esta esteja  presente nos nossos corações sempre que nos cruzarmos com os irmãos.

Bom domingo e o meu abraço na paz de Cristo.


Fonte: Portal dos Sacerdotes  Dehonianos

11 dezembro 2017

VIII Interação Fraterna de Natal


A minha Estrela-Guia neste Natal é o meu amor a Jesus Cristo.
Não só nesta época, mas durante o ano inteiro eu procuro dirigir a minha vida sob a sua vigilância, procurando seguir os seus caminhos, confiando no seu amor misericordioso e infinito, procurando estar atenta à sua Palavra.
Dentro da minha pequenez o Senhor impele-me a fazer o meu trajeto seguindo os seus passos no amor que dedico a todos os que me rodeiam, aos excluídos da sociedade, aos que vivem sós ou abandonados e aos doentes.
Nem sempre cumpro estes princípios, mas, ao olhar o céu, a Estrela-Guia com seu sorriso amoroso como que me adverte de que estou a falhar.
Então recupero o meu alento e dou mais um pequeno passo no sentido de fazer a sua vontade.
É uma tarefa árdua, devo confessar. Mas o Senhor com o seu Amor não tem pressa e aguarda que eu não me desvie dos seus caminhos por mais tortuosos que sejam.
Desta forma, assim também preparo o Seu Natal na maior simplicidade, mas em que Ele está no centro das minhas prioridades, da minha festa.
Ele é o Aniversariante que pretendo festejar e amar com todas as forças da minha alma.
É Ele a Estrela Guia que me leva até à noite em que cantarei: “Aleluia, já nasceu o Salvador, Jesus Cristo Nosso Senhor”. Com Ele celebrarei o Seu Natal. Com Ele celebrarei o Amor.




Obrigada, minha Amiga Rosélia, (Blogue Espirtual-Idade) pelo convite para participar em mais uma Interação de Natal.


Para si, querida Rosélia, e todos os amigos desejo um santo e feliz Natal na alegria que 
só o  Senhor nos pode proporcionar.


Abraços fraternos,
Ailime