29 janeiro 2018

A sede de Deus


«A sede de Deus nunca nos deixa em paz,
embora sempre nos deixe a paz:
é uma sede tão misteriosa que,
quanto mais se sacia, mais insaciável
se torna, como aquela sarça ardente que
sempre ardia e nunca se consumia.»

Ignacio de Larrañaga
in O Sentido da Vida

24 janeiro 2018

Espero-Te



Deixa um momento as tuas preocupações habituais,
 ó homem, entra um instante em ti mesmo, 
longe do tumulto dos teus pensamentos. 
Põe de parte os cuidados que te apoquentam
 e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. 
Entrega-te uns momentos a Deus;
 descansa por algum tempo em sua presença.
Entra no íntimo da tua alma; 
remove tudo, excepto Deus
 e o que possa ajudar-te a procurá-LO. 
Encerra as portas da tua habitação
 e procura-O no silêncio.
 Diz a Deus, de todo o coração:
 "Procuro o vosso rosto; 
o vosso rosto, Senhor, eu procuro.
E agora, Senhor meu Deus, ensinai ao meu coração
 aonde e como hei-de buscar-Vos, 
aonde e como poderei encontrar-Vos(...).

Santo Anselmo

21 janeiro 2018

3º Domingo do Tempo Comum

A minha partilha de hoje:
«A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda, uma vez mais, que Deus ama cada homem e cada mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus».


Evangelho de Marcos 1,14-20
Depois de João ter sido preso,
Jesus partiu para a Galileia
e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Caminhando junto ao mar da Galileia,
viu Simão e seu irmão André,
que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes Jesus:
«Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens».
Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.
Um pouco mais adiante,
viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João,
que estavam no barco a consertar as redes;
e chamou-os.
Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados
e seguiram Jesus.



Salmo 24 (25)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.


«Para a semana que segue…
«Voltarmo-nos para Cristo… Em comunidade, é bom ouvir o apelo à conversão: as nossas maneiras de viver e de trabalhar devem também, sem cessar, ser regeneradas para melhor corresponder àquilo que Cristo espera de nós. É preciso que, juntos, nos viremos para Ele. E o Evangelho deste domingo é a ocasião para um tempo de discernimento que muito raramente fazemos.»


Desejo-vos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

14 janeiro 2018

2º Domingo do Tempo Comum

A minha partilha deste domingo:

«A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.
A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus».



1 Sam 3, 3b-10.19
Leitura do Primeiro Livro de Samuel
Naqueles dias,
Samuel dormia no templo do Senhor,
onde se encontrava a arca de Deus.
O Senhor chamou Samuel
e ele respondeu: «Aqui estou».
E, correndo para junto de Heli, disse:
«Aqui estou, porque me chamaste».
Mas Heli respondeu:
«Eu não te chamei; torna a deitar-te».
E ele foi deitar-se.
O Senhor voltou a chamar Samuel.
Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse:
«Aqui estou, porque me chamaste».
Heli respondeu:
«Não te chamei, meu filho; torna a deitar-te».
Samuel ainda não conhecia o Senhor,
porque, até então,
nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor.
O Senhor chamou Samuel pela terceira vez.
Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse:
«Aqui estou, porque me chamaste».
Então Heli compreendeu que era o Senhor
que chamava pelo jovem.
Disse Heli a Samuel:
«Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde:
‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’».
Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se.
O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes:
«Samuel! Samuel!»
E Samuel respondeu:
«Falai, Senhor, que o vosso servo escuta».
Samuel foi crescendo;
o Senhor estava com ele
e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se.



Salmo 39 (40)
Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus.

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou».

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração».

«Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Não escondi a justiça no fundo do coração,
proclamei a vossa bondade e fidelidade».


Para a semana que segue…

«Aqui estou!» A minha resposta à maneira de Samuel… Como, sob que forma, não necessariamente explícita, foi dada esta resposta? Que escolhas mais ou menos importantes ela provocou? Que consequências teve a seguir? Que balanço fazer hoje? Faço regularmente um balanço espiritual? Esta semana, voltar a dizer “aqui estou”, com generosidade, liberdade e felicidade…


Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

«......
Eis-me aqui, Senhor!
Vem e renova o meu coração!
Eis-me aqui, Senhor!
Vem e envia-me ao meu irmão!
Eis-me aqui, Senhor!
Vem! Faz de mim teu seguidor!
Eis-me aqui, Senhor!
Vem! Faz-me instrumento vivo do Teu Amor»!
Susana Vilas Boas


Desejo-vos um bom domingo.
Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime