11 novembro 2010

»...o Teu servo escuta»

A vocaçao de Samuel
«Certo dia, Eli estava deitado no lugar de costume. Seus olhos começavam a enfraquecer. Ele já não enxergava. A lâmpada de Deus ainda não se apagara, e Samuel estava deitado no Templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: "Eis-me aqui!" Correu para junto de Eli e disse-lhe: "Eis-me aqui, pois me chamaste". Ele respondeu: "Eu não te chamei. Volta a deitar-te". E ele foi deitar-se. O Senhor chamou Samuel. Samuel  levantou-se e foi ao encontro de Eli e  disse-lhe: "Eis-me aqui, pois me chamaste". Ele respondeu: "Eu não te chamei, meu filho, volta a deitar-te". Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe fora revelada. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou~se e foi ao encontro de Eli e disse-lhe: "Eis-me aqui, pois me chamaste". Eli compreendeu então que o Senhor chamava o menino. Eli disse a Samuel: "Volta a deitar-te e, se te chamar, dirás:
Fala, Senhor, o teu servo escuta".
(1Sm 3).
In Bíblia sagrada

Nesta semana dos Seminários a Igreja convida-nos a orar para que os jovens, tal como Samuel de que nos fala o texto bíblico acima, se sintam interpelados a seguir O Senhor.
Vive-se neste momento uma enorme falta de vocações pelo sacerdócio pelo que se torna necessária a nossa oração por todos quantos ajudam os jovens a discernir sobre a importância de Deus nas suas vidas.
Que sejam muitos os que sem medo e em liberdade ousem dizer "Sim" ao Senhor.

Ailime
11.11.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net

07 novembro 2010

7º dia de oração pelas almas do Purgatório


Minhas amigas de caminhada em oração:
Na continuação do desafio proposto pela Teresinha para neste mês de Novembro rezarmos pelas almas do Purgatório, coube-me fazer hoje a minha reflexão/oração.
Não tendo conhecimento suficiente sobre este grande mistério das almas do Purgatório, socorri-me de textos que encontrei na Bíblia, Liturgia Diária e na Net.
São textos que me “tocaram “ e que de alguma forma penso poder relacionar com o mistério das almas por quem fazemos a nossa reflexão e oração e que convosco partilho, agradecendo como sempre os vossos sempre preciosos comentários e correcções que julguem oportunos.

Disse o Santo Padre João Paulo II:
«A oração cristã pelas almas que caracteriza todo o mês de Novembro só se pode verificar à luz da Ressurreição de Cristo. De facto, o apóstolo S. Paulo diz: «Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé... Se espera em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram» (1 Cor 15, 17.19-20).»
(João Paulo II – Angelus 2003).

Continuando ainda a nossa leitura em Coríntios (2) diz-nos S. Paulo:
«Como sabemos, irmãos, Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos há-de ressuscitar com Jesus e nos levará convosco para junto d’ Ele. Tudo isto é por vossa causa, para que uma graça mais abundante multiplique as acções de graças de um maior número de cristãos para glória de Deus. Por isso, não desanimamos. Ainda que em nós o homem exterior se vá arruinando, o homem interior vai-se renovando de dia para dia. Porque a ligeira aflição dum momento prepara-nos, para além de toda e qualquer medida, um peso eterno de glória. Não olhamos para as coisas visíveis, olhamos para as invisíveis: as coisas visíveis são passageiras, ao passo que as invisíveis são eternas.
Bem sabemos que, se esta tenda, que é a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Céus uma habitação eterna, que é obra de Deus e não é feita pela mão dos homens».
(2 Coríntios 4, 14-18 – 5, 1)

Como prece partilho alguns excertos do Salmo 27 onde encontrei eco sobre o que tentei transmitir sobre as almas e o seu percurso até ao encontro para toda eternidade junto de Deus, nosso Pai Celeste.
Do Salmo 27:


O Senhor é a minha luz e salvação:
de quem terei medo?
Uma coisa peço ao Senhor
e ardentemente a desejo:
é habitar na Sua casa todos os dias da minha vida,
para saborear o Seu encanto
e ficar em vigília no Seu templo.
Ouve, Senhor, a voz da minha súplica,
tem compaixão de mim e responde-me.
O meu coração murmura por Ti,
os meus olhos Te procuram:
é a Tua face que eu procuro, Senhor.
Não desvies de mim o Teu rosto.
Creio, firmemente, vir a contemplar
a bondade do Senhor na terra dos vivos.

*************
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os esplendores da Luz perpétua.
Que assim seja!
**************

Amanhã continuamos a nossa reflexão e oração com a amiga Utília do Blog: http://demaosdadasnacaminhada.blogspot.com/

Ailime
Imagem cedida gentilmente pela Net