23 abril 2011

Sábado de Aleluia - Vigília Pascal

Sábado de Aleluia, Vigília Pascal
Hoje, Vigília Pascal, em que na Grande Noite, das trevas emerge a Luz, a Luz da Esperança de Cristo Redentor!
Jesus que se deu por Amor vem de novo ao nosso encontro, com o Seu imenso coração misericordioso, dizer-nos quem tem sede do nosso amor, da nossa dedicação!
Entreguemos-LHE as nossas vidas, com tudo o que elas encerram – alegrias, tristezas, os nossos sofrimentos, as nossas mágoas.
Confiemos n'Ele, que está sempre de braços abertos para nos acolher e mesmo nos momentos em que pensamos que nos esqueceu, tenhamos a certeza de que mesmo nesses momentos Ele nunca nos abandona!
Jesus veio ao mundo para nos amar de uma forma incondicional; façamos como Ele, entreguemos a nossa vida no amor aos nossos irmãos principalmente aos que sofrem e que mais precisam de nós.
Saibamos acolher em nossos corações, revigorados pela percurso quaresmal este Senhor, Deus da da Vida, da Luz e do Amor.

 

"O Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ómega, que  significam "Deus é o princípio e o fim de tudo".



Ailime
23.04.2011
Imagens da Net

22 abril 2011

Sexta Feira Santa - Paixão do Senhor (Hora de Noa)


Adoração da Cruz:

"Eis o madeiro da Cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo.
Vinde, Adoremos."

 
"Por nosso amor, morreu o Senhor

Numa Cruz morreu o Senhor.

Recomendou dar a vida e a vida como irmãos

Em sinal de amor.


Planearam a sua morte em silêncio,

Assustaram com gritos o povo.

E num lenho pregaram o Seu Corpo

à hora de noa, o Senhor morreu.

O Senhor morreu.


É hora de noa na terra,

As sirenes de alarme soaram,

Mas ninguém se dedica a acordar

E o meu irmão chora, e o meu irmão morre;

E o clamor da sua voz não nos dói.

E o meu irmão morre.


É hora de noa na trerra,

É hora da fome e da morte,

É hora do ódio e da guerra,

É hora de noa, quando sofre o meu povo,

Quando cresce a dor e o engano,

Quando falta o amor".



"Toda a nossa glória está na Cruz
de nosso Senhor, Jesus Cristo.
O Senhor tenha compaixão de nós
e nos abençoe."

Nota: Letra de cântico para a adoração da Cruz
Ailime
22.04.2011
Imagem da Net

19 abril 2011

Semana Santa ( 2º Dia)

Caminhando com o Senhor na Sua  Paixão:

O amor tem um nome concreto,
 uma figura determinada e uma
história apaixonante:
Jesus Cristo na Cruz,
entregando a Vida pelos amigos.”
Ignacio Larrañaga


Durante a última ceia, Jesus lava os pés aos seus discípulos. Seis dias antes, na ceia em casa de Lázaro, Maria, num gesto de amor, ungira os pés de Jesus com perfume. Agora, Jesus anuncia duas negações. Uma, radical, da parte de Judas, que trai Jesus. Outra, da parte de Pedro, que, num momento, negará ser discípulo de Jesus. Em Pedro estão representados os demais discípulos que se afastaram de Jesus no momento de sua prisão. Porém, tudo contribuirá para a glorificação de Jesus. Neste evangelho, por vinte e três vezes, Jesus faz referências à Sua glorificação. Em Jesus se manifesta a glória de Deus, pela sua fidelidade ao Pai, toda a Sua vida, no Seu Amor misericordioso e comunicador da Vida Eterna.


Do: Evangelho de S. João ( 13,21-33.36-38)

"Em verdade... vos digo: um de vós Me entregará"... Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos Seus discípulos, aquele que Jesus mais amava... O discípulo, então... perguntou: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der um bocado...". Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas Iscariotes... Jesus, então,  disse-lhe: "O que tens a fazer, faze logo"... Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois de Judas sair, Jesus disse: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado n'Ele. Se Deus foi glorificado n'Ele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco... : "Para onde eu vou, vós não podeis ir". Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?... Eu darei minha vida por Ti!" Jesus respondeu: "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que Me tenhas negado três vezes".

Meditemos na Paixão do Senhor
Jesus sofreu por cada um de nós como se fôssemos os únicos: “amou-me e deu a vida por mim” (Gl 2,20).

Deixemos que o nosso coração sinta verdadeiramente os sofrimentos por que Jesus passou.
Como disse S. Paulo:”Mas quanto a mim, que não haja outro orgulho senão a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo pela qual o mundo foi, para mim, crucificado (Gl 6,14).
Mergulhemos profundamente na Paixão de Jesus para sentirmos verdadeiramente o significado das palavras “Tenho sede” (Jo 19,28).
Que o Senhor nos conceda a Luz sobrenatural e o amor necessários para levarmos a nossa cruz sempre atrás d’Ele.



Oração:
Eis-me aqui, Jesus, prostrada diante de Ti pedindo que incutas no meu pobre coração  sentimentos de fé, esperança e caridade e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com propósito firme de me emendar para que em mim se faça a Tua vontade e sempre fiel à Tua Palavra possa ser digna de comungar da Páscoa da Tua Ressurreição.

Ailime
19.04.2011
Imagem cedida pela Net

Textos de apoio:
Bíblia Sagrada, Liturgia Diária,
Tudo pelo Evangelho (Missionários da Consolata) e Net.

Amanhã continuamos a viver a Paixão do Senhor com nossa amiga Lucinha, aqui:

17 abril 2011

Domingo de Ramos


"A Semana Santa tem início no “Domingo de Ramos”, que é assim chamado porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Aquele povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia há poucos dias e estava maravilhado. As pessoas estavam certas de que Jesus era o Messias anunciado pelos Profetas. Pensavam que ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de David e Salomão em Israel. ‘Que Messias é esse? Que libertador é esse? É um farsante! Merece a cruz por nos ter iludido’. A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que o homenageou motivada por seus milagres, agora lhe vira as costas e muitos pedem a sua morte.

Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Dessa forma, o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus saudando-O com ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória. “Hosana ao Filho de David: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os Ramos santos fazem-nos lembrar que somos baptizados, filhos de Deus e defensores da fé católica. Os Ramos sagrados, que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado e o cristianismo “light”, adaptado aos gostos e interesses pessoais. Impera, como diz Bento XVI, a ditadura do relativismo."

Autor: Prof. Felipe Aquino

Depois da Quaresma, tempo de meditação, oração e conversão iniciamos agora a Semana Maior da vida cristã. Vamo-nos aproximando do Grande Dia! O dia da Ressurreição do Senhor, mas não sem antes vivermos intensamente os momentos que o antecedem! Vamos neste tempo da Paixão do Senhor orar e estar junto d'Ele! Não O abandonemos nestes dias tão intensos e dolorosos que viveu e, em que se sentiu tão só (e hoje como há dois mil anos)! Os próprios discípulos O abandonaram, deixando-O enquanto orava. Não O deixemos nós! Façamos-Lhe companhia nestes dias e ofereçamos-Lhe todo o nosso amor, toda a nossa vida! É disso que Ele tem sede...sede de nós, do nosso despojamento, da nossa pequenez!

Com Maria sigamos Jesus até ao Calvário na expectativa do maravilhoso reencontro no dia da Sua Ressurreição!

Sejamos firmes e abramos o nosso coração ao Senhor e oremos, oremos muito....sempre!

Ailime
17.04.2011
(reposição revista)
Imagem cedida gentilmente pela net