13 junho 2015

Dia de Santo António

Hoje é Dia de Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa.
  Partilho um pouco da sua biografia e das tradições lisboetas em sua honra.

Nasceu em Lisboa no primeiro século da nossa nacionalidade, tendo falecido em Pádua em 1231. Foi certamente o primeiro e mais importante autor da pré-escolástica franciscana no espaço europeu, tendo recebido a sua formação cultural nas escolas e mosteiros portugueses, nomeadamente em Santa Cruz de Coimbra, num quadro muito marcado pelo pensamento de Santo Agostinho.
A vertente filosófica dos seus Sermões terá de ser encarada à luz do conceito de filosofia cristã, que tem por condição básica a aceitação da verdade da revelação, recebida pela fé, sendo a filosofia chamada a colaborar, pela via da razão, na obra da salvação, no pressuposto de que a razão filosófica em íntima articulação com a fé, nesta reconhecendo a autoridade plena do Verbo divino.
...........................
Santo António é muito popular na cidade de Lisboa conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a quem os jovens pedem ajuda para arranjar namorada(o) e/ou casar.
Santo António nasceu a 15/08/1195, em Lisboa e faleceu a 13/06/1231, em Pádua, sendo por esse facto também conhecido por Santo António de Pádua.

Desfile de  uma das marchas
Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festas da cidade são marcadas pelas marchas populares, casamentos de Santo António, com a celebração de vários casamentos em conjunto (na Sé Catedral de Lisboa) e pelos arraiais nos bairros da cidade. Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade enfeitando as casas e bairros históricos com motivos bem coloridas e colocando  os tradicionais manjericos nas janelas, com bandeirinhas com versos alusivos a estas festividades. 


A tradição manda que no dia de Santo António, os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.» 



Prece 

Glorioso Santo António humildemente vos peço que intercedeis por todos nós para que a paz reine nas famílias do mundo inteiro e para que os homens possam dar-se as mãos em actos de amor e bondade em favor da humanidade e que a alegria se manifeste em todos os corações..
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen

Ailime
Fonte: Net


07 junho 2015

Tu és o meu Deus

«Pertenço-te desde o ventre materno; desde o seio de minha mãe, Tu és o meu Deus.
Não te afastes de mim, porque estou atribulado e não há quem me ajude.» Salmo 22,11-12)

Crer é um eterno caminhar pelas
ruas sombrias e quase sempre vazias,
porque o Pai está sempre
entre sombras espessas.
A fé é isso, precisamente:
peregrinar, subir, chorar, duvidar,
esperar, cair e levantar-se,
e caminhar sempre como seres errantes,
que não sabem onde dormirão hoje
nem que comerão amanhã.
Como Abraão, como Israel,
como Elias, como Maria.
 ..............

Desejo a todos um bom domingo.
Abraço em Cristo. Ailime.


Fonte: O Sentido da Vida
Ignacio Larrañaga