11 outubro 2008

Outubro, Mês Missionário

Hoje, presto aqui a minha humilde homenagem à Grande Mulher que considero a maior missionária de todos os tempos, Madre Teresa de Calcutá.

De seu nome próprio, Agnes Gonxha Bojaxhiu, a futura madre Teresa, nasceu no dia 26 de Agosto de 1910 em Skopje, Macedónia, no seio de uma família de origem albanesa.
Agnes foi enviada pela congregação de Loreto para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de Janeiro de 1929.
No dia 10 de Setembro de 1946, no comboio que a conduzia de Calcutá para Darjeeling, Madre Teresa recebeu aquilo que ela chamou “a chamada na chamada”, que teria feito nascer a família dos Missionários da Caridade.
Ao longo dos anos 50 e no início dos anos 60, Madre Teresa estendeu a obra das Missionárias da Caridade tanto em Calcutá, como em toda a Índia. Considerada a missionária do século XX concretizou o projecto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. Através da sua congregação "Missionárias da Caridade" partiu em direcção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres. Foi-lhe atribuído em 1979 o Prémio Nobel da Paz.
Depois de uma vida de total entrega aos pobres e doentes por várias partes do globo, faleceu em 05 de Setembro de 1997, em Calcutá.


Citações de Madre Teresa
Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.

A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.

O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em acção, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.

É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.

Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.

Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho.

O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.

Citações de: Madre Teresa de Calcutá
(Obtidas na net)

05 outubro 2008

Domingo, dia do Senhor!


A minha reflexão para hoje, Domingo, dia do Senhor!

Pequena introdução:

Bento XVI proclamou um “Ano Paulino”, para celebrar os 2000 anos do nascimento de São Paulo, com início na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo a 29 de Junho de 2008 e a terminar um ano depois.
S. Paulo, um apóstolo diferente, que chegou a perseguir os Cristãos, converteu-se após o encontro com Cristo Ressuscitado, passando o resto da sua vida a proclamar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pode-se dizer que de todos os apóstolos, foi aquele que mais contribuiu para a fundação e expansão da Igreja e do cristianismo.

Carta de S. Paulo aos Filipenses, 4 (4-13)

"Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos! Que a vossa bondade seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada. Apresentai a Deus todas as vossas necessidades através da oração e da súplica, em acção de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda a compreensão, guardará em Jesus Cristo os vossos corações e os vossos pensamentos.
Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. Praticai tudo o que aprendestes e recebestes como herança, o que ouvistes e observastes em mim. Então o Deus da paz estará convosco.
Foi grande a minha alegria no Senhor, porque finalmente vi florescer de novo o vosso amor por mim. Na verdade, já tínheis esse interesse antes, mas faltava oportunidade para o demonstrar. Não digo isto por estar a passar privações, pois aprendi a arranjar-me em qualquer situação. Aprendi a viver na necessidade e na abundância; estou acostumado a toda e qualquer situação: viver saciado e passar fome, ter abundância e passar necessidade.

Tudo posso n’Aquele que me fortalece".

In “ Bíblia Sagrada”