27 maio 2018

Solenidade da Santíssima Trindade


 A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.
Na primeira leitura, Jahwéh revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala, que lhes indica caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.
A segunda leitura confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva.
No Evangelho, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem excepção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária.


Romanos 8,14-17


Irmãos:
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor,
mas o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: «Abba, Pai». O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito,
de que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com ele seremos glorificados.



Salmo 32 (33)

Refrão: Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.

A palavra do Senhor é recta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.

A palavra do Senhor criou os céus,
o sopro da sua boca os adornou.
Ele disse e tudo foi feito,
Ele mandou e tudo foi criado.

Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.

A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protector.
Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor.





Evangelho de Mateus 28,16-20

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara.
Quando O viram, adoraram-n’O;
mas alguns ainda duvidaram.
Jesus aproximou-Se e disse-lhes:
«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e fazei discípulos de todas as nações,
baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.


Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».


Para a semana que se segue

Ver em cada um… Não é preciso questionarmo-nos muito tempo sobre como fazer para amar os outros… Basta ver Jesus em todo o ser humano, junto de cada um, e saber que o Reino se constrói nos gestos humildes de hoje!




Desejo-vos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

23 maio 2018

Mês de Maria

João 19, 26-27

Ao ver sua mãe e o discípulo predileto,
Jesus disse a sua mãe: «Mulher, eis o teu  filho».
Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe». 
E a partir daquela hora, o discípulo
recebeu-a em suja casa.



Maria,
tu que és a mãe de Jesus
e a mãe que Ele quis dar à humanidade,
ensina-me a ser bom filho de Deus
e um bom filho da minha mãe biológica.
Vem ao meu encontro,
entra na minha casa e abraça-me
com ternura e amor maternal
para que eu consiga ser filho
no teu Filho e diga sempre Sim
ao nosso Deus aqui,
agora e sempre.


                             Maria,
                                   mãe de
                                  Deus
                                e mãe nossa.

Do Livro Rezar com Maria 
(Edições Salesianas)

20 maio 2018

Pentecostes


O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Coríntios 12,3b-7.12-13
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor»
a não ser pela acção do Espírito Santo.
De facto, há diversidade de dons espirituais,
mas o Senhor é o mesmo.
Há diversas operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Em cada um se manifestam os dons do Espírito
para o bem comum.
Assim como o corpo é um só e tem muitos membros
e todos os membros, apesar de numerosos,
constituem um só corpo,
assim também sucede com Cristo.
Na verdade, todos nós
– judeus e gregos, escravos e homens livres –
fomos baptizados num só Espírito,
para constituirmos um só Corpo.
E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.

 Salmo 103 (104)
Enviai, Senhor, o vosso Espírito
e renovai a face da terra.


Bendiz, ó minha alma, o Senhor.
Senhor, meu Deus, como sois grande!
Como são grandes, Senhor, as vossas obras!
A terra está cheia das vossas criaturas.


Se lhes tirais o alento, morrem
e voltam ao pó donde vieram.
Se mandais o vosso espírito, retomam a vida
e renovais a face da terra.


Glória a Deus para sempre!
Rejubile o Senhor nas suas obras.
Grato Lhe seja o meu canto
e eu terei alegria no Senhor.

Evangelho de João 20,19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa
onde os discípulos se encontravam,
com medo dos judeus,
veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Jesus disse lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou,
também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser lhes ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Oração
Espírito Santo, Tu és divino
e sem Ti eu não teria fé.
Espírito Santo, Tu és o meu consolador
e sem ti eu não resistiria à dor.
Tu és o meu auxilio
e sem Ti eu nada conseguiria fazer.
Tu és o Paráclito
e sem Ti eu estaria sozinho e frágil.
Tu és o sopro de Deus
e sem Ti não conseguiria respirar.
(Do livro Rezar na Páscoa).
Desejo-vos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.


Fonte: Textos e leituras in Portal dos sacerdotes Dehonianos

17 maio 2018

Deus é amor

João 17, 20-26
Para que também eles sejam um em Nós.

Deus é amor.
Amor que faz pontes.
que gera comunhão sem anular as diferenças,
que dá mais importância ao "nós" feliz do que à "minha" realização.
Deus é amor assim
e é assim, na união, que entramos em Deus.


Gosto de olhar para Ti, Pai Criador,
para Ti, Amor consolador.
Em Ti, Santa e unida Trindade,
aprendo o que é a comunhão.
Peço a unidade para a minha casa e para o mundo.
Peço a comunhão para os esposos
que deixaram arrefecer o amor
e para os pais e filhos
que já não falam a mesma língua.

(Do Livro Rezar na Páscoa para o dia 17.5.2018,
(Edições Salesianas)


14 maio 2018

Mês de Maria

Lucas 2, 12-14

«Isto vos servirá de sinal: encontrareis
um Menino recém-nascido, envolto
em panos e deitado numa manjedoura».
Imediatamente juntou-se ao Anjo
uma multidão do exército celeste,
que louvava a Deus, dizendo:
«Glória a Deus nas alturas e paz
na terra aos homens por Ele amados».



Maria,
ajuda-me a compreender melhor
o que o nosso Deus
quer que sinta em relação
à tua pessoa e ao teu papel
e missão na história da salvação.
Que eu nunca me esqueça
que não és uma deusa
ou uma santinha milagreira
mas a mãe de Jesus
e que continuas a apontar
para Ele e a dizer-me
que faça sempre
o que Ele disser.

Maria
 mulher
única e
paradoxal

Do Livro Rezar com Maria
(Edições Salesianas)

12 maio 2018

Ascensão do Senhor


A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

No Evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e o comodismo e envia-os em missão, como testemunhas do projecto de salvação de Deus. De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva.





Efésios 1,17-23
Irmãos:
O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória,
vos conceda um espírito de sabedoria e de luz para O conhecerdes plenamente
e ilumine os olhos do vosso coração,
para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos
e a incomensurável grandeza do seu poder
para nós os crentes.
Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo,
que Ele ressuscitou dos mortos
e colocou à sua direita nos Céus,
acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania,
acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir.

Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.




Salmo 46 (47)

Refrão: Ergue-se, Deus, o Senhor,

em júbilo e ao som da trombeta.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é temível,
o Rei soberano de toda a terra.
Deus subiu entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.

Cantai hinos a Deus, cantai,
cantai hinos ao nosso Rei, cantai.
Deus é Rei do universo:
 cantai os hinos mais belos.
 Deus reina sobre os povos,

Deus está sentado no seu trono sagrado.



Evangelho de Marcos 16,15-20

Naquele tempo,
Jesus apareceu aos Doze e disse-lhes:
 «Ide por todo o mundo
e pregai o Evangelho a toda a criatura. 
Quem acreditar e for batizado será salvo;
 mas quem não acreditar será condenado.
Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: 
expulsarão os demónios em meu nome;
falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem veneno,
 não sofrerão nenhum mal;
e quando impuserem as mãos sobre os doentes,
 eles ficarão curados».
E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, 
foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.
Eles partiram a pregar por toda a parte
 e o Senhor cooperava com eles,
confirmando a sua palavra
 com os milagres que a acompanhavam.


Para a semana que segue
Sinais: Não é evidente, é certo, termos sinais tangíveis e visíveis da nossa ação apostólica. Entretanto, de tempos a tempos, Deus concede-nos esses sinais. Indagando bem, procuremos anotá-los e dar graças deles: uma palavra de agradecimento que nos surpreendeu pela sua verdade, um encorajamento recebido de alguém que pudemos ajudar a retomar o caminho.


Oração
Envia-me , Senhor, 
onde me julgues necessário.
Abençoa as minhas mãos para que façam,
aqui e hoje, os gestos da tua bondade.
Abençoa os meus olhos para verem cada pessoa
e situação com o teu olhar de misericórdia.
Abençoa os meus ouvidos para escutarem bem
os gritos de quem chama por ti
e as palavras de esperança que dizes.
(Do Livro Rezar na Páscoa)




Desejo-vos um bom domingo com 
o meu abraço na paz de Cristo

09 maio 2018

Jesus, Tu és o Caminho

Actos, 17,15.22-18,1

Na verdade Ele não está longe
de cada um de nós.

Há muita gente que passa bem sem Deus na sua vida.
Lá se entretêm com os seus amores frágeis,
as suas coleções de telemóveis sofisticados,
as roupinhas elegantes,
o físico saudável, suado para impressionar vizinhos,
colegas  e espelhos.
Mais que condenar estas futilidades,
talvez seja hora de  perceber que todos estes desejos
não são senão manifestação de um desejo, ainda oculto,
de um Amor que possa encher-lhes a vida.


Jesus, Tu és o Caminho,
verdade e vida.
Abre o coração dos meus amigos
que Te procuram,
sem saber ainda o teu nome.
Liberta o seu coração
de todos os preconceitos
que os impedem de Te encontrar.
Acende neles o desejo
de uma vida abundante.
Ampara-os na sua busca de Ti.

Do Livro: Rezar na Páscoa para o dia 9.5.2018)

05 maio 2018

6º Domingo da Páscoa


A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por acção dos discípulos de Jesus.
A segunda leitura apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: “Deus é amor”. A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser “filho de Deus” e “conhecer a Deus” é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar os irmãos.
No Evangelho, Jesus define as coordenadas do “caminho” que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história… Eles são os “amigos” a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.



1 Jo 4,7-10

Leitura da Primeira Epístola de São João
Caríssimos:
Amemo-nos uns aos outros,
porque o amor vem de Deus
e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.
Quem não ama não conhece a Deus,
porque Deus é amor.
Assim se manifestou o amor de Deus para connosco:
Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito,
para que vivamos por Ele.
Nisto consiste o amor:
não fomos nós que amámos a Deus,
mas foi Ele que nos amou
e enviou o seu Filho
como vítima de expiação pelos nossos pecados.



 Salmo 97 (98)
Refrão: Diante dos povos manifestou Deus a salvação.

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.


O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.


Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.



Evangelho de João 15,9-17

Naquele tempo,
Disse Jesus aos seus discípulos:
«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
Assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai
e permaneço no seu amor.
Disse-vos estas coisas,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento:
que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.
Ninguém tem maior amor
do que aquele que dá a vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos,
porque o servo não sabe o que faz o seu senhor;
mas chamo-vos amigos,
porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.
Não fostes vós que Me escolhestes;
fui eu que vos escolhi e destinei,
para que vades e deis fruto
e o vosso fruto permaneça.
E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,
Ele vo-lo concederá.
O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».



 Para a semana que segue
Ser verdadeiro… Tenhamos, nesta semana, a coragem de responder em verdade à declaração de amor que o Senhor nos faz. A cada um de nós, Ele diz: “Escolhi-te”. Sinceramente, no fundo de mim mesmo, o que respondo? Sou verdadeiramente feliz por isso? Como é que esta escolha do Senhor dá fruto?


Oração
Amar-Te e amar os outros
como Tu me amaste é o meu maior desejo.
É assim que me sinto vivo.
Dando-Te e dando-me.
Amado por Ti, fica mais fácil amar o outro,
que pensa diferente de mim,
com quem não estou à vontade...
(Rezar na Páscoa - Edições Salesianas)





FELIZ DIA DA MÃE!
Desejo-vos um bom domingo.
Com o meu abraço na paz de Cristo.





Fonte das leituras Bíblicas:
Portal dos Sacerdotes Dehonianos