17 outubro 2010

Firmeza na Fé

A liturgia deste Domingo convida-nos a sermos persistentes na oração e mergulhar nas Sagradas Escrituras para nos inteirarmos verdadeiramente da palavra de Deus como podemos ler nesta Epístola de S. Paulo:
Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo:
Caríssimo:
Permanece firme no que aprendeste
e aceitaste como certo,
sabendo de quem o aprendeste.
Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras;
elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação,
pela fé em Cristo Jesus.
Toda a Escritura, inspirada por Deus,
é útil para ensinar, persuadir, corrigir
e formar segundo a justiça.
Assim o homem de Deus será perfeito,
bem preparado para todas as boas obras.
Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo,
que há-de julgar os vivos e os mortos,
pela sua manifestação e pelo seu reino:
Proclama a palavra,
insiste a propósito e fora de propósito,
argumenta, ameaça e exorta,
com toda a paciência e doutrina.
2 Tim 3,14-4,2

 Muitas vezes nos perguntamos como devemos rezar. S. Paulo nesta Carta a Timóteo pede firmeza na fé, solicita que essa fé se alicerce no conhecimento das escrituras, isto é, no recurso à palavra de Deus, como fonte privilegiada de oração. De facto «a Deus falamos quando rezamos, mas a Deus escutamos quando lemos a Sua Palavra». (Dei verbum, nº 25 – Texto do Concílio Vaticano II)

 Senhor ilumina-me para que com e na Tua Palavra eu encontre em todos os dias da minha vida a força necessária para prosseguir a minha rota Contigo a meu lado.
Ailime
17.10.2010

Texto de apoio:
Liturgia Diária - Paulus Editora
Imagem cedida gentilmente pela Net

6 comentários:

  1. Bebendo desta fonte, fiquei revigorada.
    Faço minhas, porque as senti profundamente, esta última frase:
    "Senhor ilumina-me para que com e na Tua Palavra eu encontre em todos os dias da minha vida a força necessária para prosseguir a minha rota Contigo a meu lado."

    Assim seja!
    Que o Senhor nos ilumine na rota que Ele nos traçou.

    (Ps: Foi muito bom lê-la nas duas rotas:) Obrigado
    e um bom domingo. De paz e alegria.)
    Beijinho
    Dulce

    ResponderEliminar
  2. "Senhor ilumina-me para que com e na Tua Palavra eu encontre em todos os dias da minha vida a força necessária para prosseguir a minha rota Contigo a meu lado".

    Que assim seja Senhor Ámen.
    Santo Domingo.
    Mer

    ResponderEliminar
  3. Vc postou a segunda leitura do folheto e eu o salmo, que me deixou feliz e confiante perante os percalços da vida.Um beijão!

    ResponderEliminar
  4. Estimada Amiga:
    Será sempre precioso e fantástico recebê-la e visitá-la.
    É tão pura e majestosa.
    Parabéns pelo ser humano admirável que é.
    Registei pela beleza:
    "... Senhor ilumina-me para que com e na Tua Palavra eu encontre em todos os dias da minha vida a força necessária para prosseguir a minha rota Contigo a meu lado..."


    Fabulosa, a Palavra Dele e de si. É o que tem feito.
    Adorei o seu encanto.
    Beijinhos amigos com respeito pela sua grandeza de Alma.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Bem-Haja, preciosa amiga de bem.
    Bela e soberba reflexão.

    ResponderEliminar
  5. olá minha querida amiga , gostei muito de meditar contigo aqui ..
    sabes vou partilhar uma coisa contigo , ás vezes entro na igreja e não rezo muito ..
    fico assim sentadinha calada a pensar na vida , e como já dizia um santo que não me lembra o nome , fico assim a olhar para ele e ele para mim ..

    beijo ..

    ResponderEliminar
  6. Amiga Ailime,

    "...Permanece firme no que aprendeste
    e aceitaste como certo,
    sabendo de quem o aprendeste..."

    obrigada por tão profunda reflexão!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime