16 março 2011

Caminhada da Quaresma - 8º Dia

“Nada temas, porque Eu te resgatei e te chamei pelo teu nome; tu és meu» (Is 43, 1)

Continuando a nossa Caminhada Quaresmal, tempo forte de conversão, propício a uma maior intimidade com Deus pela oração, no silêncio das nossas vidas, no meio dos nossos sofrimentos, tristezas e alegrias deixemos que Ele penetre bem dentro dos nossos corações, para melhor O acolhermos na Páscoa da Sua Ressurreição.
Lembrei-me de trazer á nossa caminhada S. Paulo, o Apóstolo da Conversão.
A conversão de S. Paulo marcou uma viragem na sua vida e na história de toda a humanidade.
A sua pregação incessante, os seus textos vigorosos, as longas viagens que efectuou, os sacrifícios pessoais que suportou deixaram-nos um enorme legado que ainda hoje são orientação fundamental para a Igreja:
S.Paulo diz que no caminho, já próximo de Damasco, se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu e lhe apareceu Cristo Ressuscitado, que lhe disse: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» Saulo perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus a quem tu persegues. Agora levanta-te, entra na cidade e aí te dirão o que deves fazer» (Act 9,1-7). Perseguindo os membros da Igreja, Paulo estava a perseguir Cristo que é a sua Cabeça.
Após o diálogo com Cristo Ressuscitado, Paulo, de perseguidor dos cristãos torna-se um homem novo, o mais ardente missionário do Evangelho.

Da: Carta de S. Paulo aos Filipenses 2,5-11
«Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus:
Ele, que é de condição divina, não considerou como usurpação ser igual a Deus;
no entanto esvaziou-se a si mesmo.
Tornando-se semelhante aos aos homens
e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem,
rebaixou-se a si mesmo,
tornando-se obediente atê à morte
e morte de cruz.
Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo
e lhe concedeu o nome
que está acima de todo o nome,
para que, ao nome de Jesus,
se dobrem os joelhos,
os dos seres que estão no céu,
na terra e debaixo da terra;
e toda a língua proclame
«Jesus Cristo é o Senhor!»
Para glória de Deus Pai.»

Que assim seja!

Ao jeito de S. Paulo que eu não me envergonhe, Senhor, de dar testemunho da Tua Palavra, não me fechando em mim mesma mas reconhecendo as minhas faltas, as minhas limitações, que só Tu, meu Deus e Senhor, com o Teu amor misericordioso poderás perdoar.

Amanhã continuamos a nossa caminhada com a amiga Lucinha aqui:
http://lucinhasdreamgarden.blogspot.com/
Ailime
16.03.2011
Textos de Apoio: Bíblia Sagrada (Capuchinhos)
São Paulo – Um Apelo à Conversão de Ronald D. Witherup
(Imagens da Net)

15 comentários:

  1. Ailime, bom estar aqui, nos enriquecendo com São Paulo, o apóstolo do destemor a Cristo, o apóstolo dos povos que tudo fez para tornar o Evangelho de Jesus Cristo conhecido pelas Nações e entregou-se totalmente pela unidade dos cristãos. Excelente e também as fotos! Meu abraço! Dele, eu lhe deixo a frase minha preferida:" O amor jamais acabará" ( 1Cor 13,8)

    ResponderEliminar
  2. Amiga Ailime,

    O que dizer?... Maravilhosa reflexão! É preciso esvaziar-se por inteiro. Deixar que Cristo seja, realmente, o Salvador, de nossas vidas.

    obrigada pela bela e profunda partilha,

    beijos

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. Salve Maria!

    Sua reflexão é realmente oportuna, pq a todo momento temos que ter em mente que temos um DONO, UM SENHOR e somente a ELE servir!

    “Nada temas, porque Eu te resgatei e te chamei pelo teu nome; tu és meu» (Is 43, 1)

    Que maravilhosa realidade: SOMOS DE DEUS!

    Temos um Pai amoroso que afirma através de seu Divino Filho: "BUSCAI PRIMEIRO O REINO DO CÉU E TODAS AS COISAS VOS SERÃO DADAS EM ACRÉSCIMO!"

    Hoje, mais que nunca, preciso acreditar com todas as minhas forças nesta verdade, pois acabo de perder uma grande amiga!

    Eu creio Senhor que no meio de tanta dor o Senhor venha nos resgatar!

    Sigamos firmes, apoiados NAQUELE QUE É e depositando todas as nossas esperanças apenas NELE!


    pax domini.

    ResponderEliminar
  4. Bom passar e ler essa reflexão sobre conversão de São Paulo, porque realmente é isso que Jesus quer de nós constantemente que nos convertermos a Palavra, a evangelização, a caridade, ao amor ao próximo. Que Deus te abençõe
    Paz e Bem!!

    ResponderEliminar
  5. Amiga Ailime
    S. Paulo foi ´no inicio da minha caminhada em quem me apoiei para entender o quanto Jesus nos ama e não desiste de nós.
    Resgata, até os que O perseguem. Grande é amor de Jesus por nós.

    Que o Senhor nos faça enxergar esse amor que se derrama em nós e, igual a S.Paulo, ainda que de olhos abertos temos dificuldade em ver.

    Obrigada por traze-lo à nossa caminhada.
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  6. «Saulo, Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.» Act 9, 4-5

    Depois do encontro pessoal com Jesus, depois de Jesus se revelar ao nosso coração, nada pode, nem fica igual.

    Foi assim com Paulo, e é assim connosco.

    Obrigado Ailime pela tua reflexão.

    Obrigado por me lembrares o amor de Deus em revelar-se ao meu coração e aos corações de todos nós.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  7. Ailime, quando ouvimos ou lemos as cartas de São Paulo temos a certeza do amor de Cristo por toda nação. Ele nos ensina com muita sabedoria, por isso eu gosto de ler e ouvir as Cartas de São Paulo. Abraços. Obrigada pela visita. Um abraço de Paz.

    ResponderEliminar
  8. Ailime: muito obrigado pela bela reflexão que me proporcionou.
    Tão bom sentir esse amor imenso de Deus, que me arrebata, que me faz ir sempre mais longe, e que é sempre maior que o meu pacado, por maior que ele seja.
    Obrigado
    continuo a caminhar abraçado e beijado por este amor

    ResponderEliminar
  9. Amiga
    Ailaime
    Coloquei aqui um comentário mas ele voou
    Vou comentar outra vez
    Amiga
    Trouxe-nos São Paulo que se converteu,que nos ensinou a amar Jesus que nos falou do Jesus Ressuscitado.
    Ele afirma-nos.

    "Pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, visto que já não estais sob a lei, mas sob a graça" Romanos 6,14.
    Dou graças a Deus por tudo o que tenho recebido nesta caminhada.
    Obrigada e que o abraço de Jesus Cristo nos reuna no Seu amor.
    Utilia

    ResponderEliminar
  10. Ailime,

    Cada dia dessa caminhada é um presente de Deus, dentro das reflexões.

    "Saulo, Saulo porque tu me persegues"?
    e continua sendo perseguido por muitos SAULOS.
    Que sejamos tranformados em PAULO, para seguirmos os caminhos do Senhor.
    Abençoada reflexão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. que bom que trouxeste são Paulo para a nossa caminhada , e como sempre amiga trouxeste algo mais a esta caminhada , um extra ....
    gostei do texto ..

    beijinho ..

    ResponderEliminar
  12. Tende em vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo...
    Que difíceis, estas palavras, se pensarmos na imensa pureza que era o coração de Jesus! Como poderemos ter esses sentimentos puros, essa bondade, esse amor, nós que somos tão impuros e imperfeitos?

    Que São Paulo nos ajude a caminhar de encontro a Jesus, nesta quaresma em que caminhamos confiantes no amor de Deus.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. S.Paulo deixou que seus olhos se abrissem ao amor de Cristo, deixou as trevas e olhou a Luz.
    Como S.Paulo saibamos nós ao longo desta Quaresma deixarmos as vendas que nos impedem de ver Jesus, e tal como ele abraçar a causa do Senhor, pela fé e pelo testemunho...

    Continuemos a caminhar
    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Assim como aconteceu com Saulo, que também a Luz esplendorosa de Cristo nos faça cair dos nossos cavalos abaixo, onde tantas vezes galopamos em loucas correrias, erectos nas nossas seguranças.

    Que a Sua Luz nos transforme!


    (Vou passando, aos poucos, para seguir esta Caminhada quaresmal... e em silêncio, motivado pelo tempo escasso que me aperta.)

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Preciosa e Brilhante Amiga:
    A Páscoa é um momento sensível de reflexão.
    O seu Post maravilha e encanta pela Palavra Dele.
    Respeito-a imenso.
    Por vezes, o meu silêncio está perto da admiração que sinto por si.
    Tenho feito comentários que não ficam. Não entendo a razão, com sinceridade?
    É um Ser Humano muito valioso.
    Abraço amigo e continue como até agora a surpreender o mundo pela beleza e pureza interiores.
    Com constante estima e conmsideração.

    pena

    Bem-Haja, deslumbrante amiga.
    Adorei.
    É ouro puro, entende?

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime