17 julho 2011

A Parábola do Trigo e do Joio

A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens.

Do Evangelho de S. Mateus 13 (24-30)


A Parábola do Trigo e do Joio

Jesus disse às multidões mais esta parábola:


“O reino dos Céus pode comparar-se a um homem

que semeou boa semente no seu campo.

Enquanto todos dormiam, veio o inimigo,

semeou joio no meio do trigo e foi-se embora.

Quando o trigo cresceu e deu fruto,

apareceu também o joio.

Os servos do dono da casa foram dizer-lhe:

‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?

Donde vem então o joio?

Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’.

Disseram-lhe os servos:

‘Queres que vamos arrancar o joio?’

‘Não! – disse ele –

não suceda que, ao arrancardes o joio,

arranqueis também o trigo.

Deixai-os crescer ambos até à ceifa

e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros:

Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar;

e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’“.


 “A paciência de Deus” com o joio convida-nos também a rejeitarmos as atitudes de rigidez, de intolerância, de incompreensão, de vingança, nas nossas relações com os nossos irmãos. O “senhor” da parábola não aceita a intolerância, a impaciência, o radicalismo dos “servos” que pretendem “cortar o mal pela raiz” e arrancar o mal (correndo o risco de serem injustos, de se enganarem e de meterem mal e bem no mesmo saco). Às vezes, somos demasiados ligeiros em julgar e condenar, como se as coisas fossem claras e tudo fosse, sem discussão, claro ou escuro… A Palavra de Deus convida-nos a moderar a nossa dureza, a nossa intolerância, a nossa intransigência e a contemplar os irmãos (com as suas falhas, defeitos, diferenças, comportamentos religiosa ou socialmente incorrectos) com os olhos benevolentes, compreensivos e pacientes de Deus.



Bendito sejas, ó Pai, pelo Reino dos céus, que manifestas no meio de nós e em nós. Ele é o bom grão que semeaste para renovar a nossa terra, ele é a semente que cresce e o fermento que age.
Nós Te pedimos: que o teu Espírito nos torne pacientes. Diante do mal, mantém-nos confiantes na presença e na força do teu Reino.


In: Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos
Imagens da Net
Ailime
17.06.2011

3 comentários:

  1. Ailime,

    Esse evangelho de Domingo, veio de encontro às minhas necessidades nesse momento.

    Passando por uma pequena tribulação, meu coração sentiu motivado a ter sentimentos que não agradam a Deus. Mas estou vencendo aos poucos, e sei que Deus vai me dar força, para que eu não peque.

    Não posso sentir nada além de amor em meu coração. É isso que o Senhor quer de nós.

    Preciso exercitar ainda mais essa paciência para saber discernir o joio e o trigo na minha vida.

    Tenha uma abençoada semana.

    ResponderEliminar
  2. Oi Ailime querida, que sua semana seja de grandes vitórias, que Deus te abençoe grandemente. Um beijo no seu lindo coração.

    ResponderEliminar
  3. É maravilhoso saber que Deus abomina o pecado, mas ama genuínamente o pecador!Que grande Deus!!!!!
    Uma semana abencoada!
    beijo

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime