07 abril 2012

Caminhada da Quaresma 2012 (Sábado Santo-Sábado de Aleluia)

 A minha partilha para este Sábado Santo:

«Hoje é um dia de silêncio. A comunidade cristã cristã vela junto ao sepulcro. Calam-se os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio.
O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos… ", diziam os discípulos de Emaús.
Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal.»
Mas, eis que se aproxima a Vigília Pascal, em que na Grande Noite, das trevas emerge a Luz, a Luz da Esperança de Cristo Redentor!
Jesus que se deu por Amor vem de novo ao nosso encontro, com o Seu imenso coração misericordioso, dizer-nos quem tem sede do nosso amor, da nossa dedicação!
Entreguemos-LHE as nossas vidas, com tudo o que elas encerram – alegrias, tristezas, os nossos sofrimentos, as nossas mágoas, os nossos fracassos.
Confiemos n'Ele, que está sempre de braços abertos para nos acolher e mesmo nos momentos em que pensamos que nos esqueceu, tenhamos a certeza de que mesmo nesses momentos Ele nunca nos abandona!
Jesus veio ao mundo para nos ensinar o grande Mandamento do Amor; façamos como Ele, entreguemos a nossa vida no amor aos nossos irmãos principalmente aos que sofrem e que mais precisam de nós.
Saibamos acolher nos nossos corações, revigorados pela percurso quaresmal este Senhor, o Deus da Vida, da Luz e do Amor.
Que o Senhor a todos ilumine e guie e muito obrigada, amigas de caminadas e também a quem passou em silêncio ou comentando,  por me terem ajudado neste percurso que nos levará à Páscoa da Ressurreição do Senhor!
Ailime

(1ª parte do texto acima - obtido na Net)
Imagens da Net

10 comentários:

  1. Ailime,

    Querida amiga, como é lindo viver esse momento, em que a Igreja nos faz lembrar do sofrimento de Jesus por nós naquela cruz.
    Hoje, Sábado aqui, prestes a chegar o grande dia da ressurreição. Cristo vive aleluia!

    Feliz Páscoa!

    Me perdoe pela ausência.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Paz e bem. Excelente postagem. Venho desejar-lhe uma santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  3. Querida e doce Ailime, quebro o silêncio para desejar uma Santa e abençoada Páscoa em Cristo Ressuscitado. Que a Luz que hoje se acende ilumine os nossos gestos e palavras para que possamos ser sempre Seus instrumentos.
    Obrigada por caminharmos juntas.
    Um beijinho muito amigo

    ResponderEliminar
  4. Que neste sábado santo possamos visualizar Cristo Ressurreto e adquirir esperanca para a humanidade em amor e verdade! Lindo o teu texto!
    FELIZ PÁSCOA! E QUE DEUS TE ABENCOE JUNTO A FAMILIA GRANDEMENTE!

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo, amiga Ailime. Um dia de meditação, de silêncio na fé e na esperança do triunfo da Luz e da Vida, que em breve brotarão.

    Uma feliz e santa Páscoa de Luz e Vida!

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada amiga pela reflexão que nos trouxe
    E que possamos todos vestirmos-nos do homem novo e acompanharmos Jesus .
    Obrigada por tudo.
    Utilia Ferrão
    Uma Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  8. Ailime,
    Que este domingo seja muito bom, E se possível, ao lado das pessoas que você quer bem. A páscoa é a ressurreição de Cristo, é o seu renascimento. Por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o levantamento da vida para saber se é necessário recomeçar, Porque, páscoa é isso, é o momento de renascer. Seja para o novo modo de vida, para o amor, para amizade. Enfim, se na sua vida existe algo que não está bom, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade!
    Com carinho, Arione.

    ResponderEliminar
  9. Uma Santa Páscoa, doce e tranquila, é o que desejo na perpetuação de uma vida que se quer sempre feliz, querida Ailime!

    Beijinho amigo :)

    ResponderEliminar
  10. Atrasada venho ler tão bela postagem, sábado aleluia que anuncia já o grande dia.
    Paz na terra, glória a Deus, aleluia!
    Obrigada pela amizade.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime