28 agosto 2012

Olhar de Deus

Oração

Queria subir muito alto, Senhor

Acima de minha cidade,
Acima do mundo,
Acima do tempo,
Quisera purificar o meu olhar e ver tudo com Teus olhos.
Então veria o Universo, a Humanidade e a História,

Como o Pai os vê.
Veria nesta prodigiosa transformação da matéria,

Neste perpétuo fervilhar de vida,
O Teu Corpo imenso que nasce ao sopro do Espírito.
Veria a bela, eterna ideia de Amor de Teu Pai, 
Realizar-se progressivamente:
Tudo recapitular em Ti, as coisas do céu e as da terra.
Veria que hoje, como ontem, os mínimos pormenores
Nela participam,

Todos os homens no seu lugar,
Cada grupo
E cada objecto.
Veria esta fábrica e aquele cinema,
A discussão da conversão colectiva e a colocação
Do marco fronteiriço.
Veria o novo preço do pão e o grupo de jovens que
Vai para o baile.
A criancinha que nasce e o ancião que morre.
Veria o menor fragmento de matéria e a mínima palpitação de vida,
O amor e o ódio,
O pecado e a graça.
Surpreendido, compreenderia que perante mim se desenrola

A grande aventura de amor começada na aurora do mundo.
A História Sagrada que, segundo a promessa, não acabará na glória 
Após a ressurreição da carne,
Quando Te apresentares diante do Pai dizendo: Está consumado,
Eu sou o Alfa e o Ómega, o Princípio e o Fim.
Compreenderia que tudo permanece,
Que tudo é apenas um mesmo movimento de Toda a Humanidade
E de todo o Universo em direcção à Trindade, em Ti e por Ti, Senhor.
Compreenderia que nada é profano nem as coisas, nem as pessoas,
Nem os acontecimentos.
Mas que, ao contrário, tudo é sagrado por Deus desde as origens.
E tudo deve ser consagrado pelo homem divinizado.
Compreenderia que a minha vida, imperceptível respiração
Neste Grande Corpo Total,
É um tesouro indispensável, no projecto do Pai.
Gostaria de subir muito alto, Senhor,
Acima de minha cidade,
Acima do Mundo,
Acima do Tempo,
Gostaria de purificar o meu olhar e ver tudo com Teus olhos.

Michel Quoist


Ailime
28.08.2012
In: Construir 
(Poemas para rezar)


4 comentários:

  1. lindo e verdadeiro, Deus te abençõe!!
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Michel Quoist sabia fazer poemas! Parabéns pela sua excelente escolha! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Que lindo, Ailime!
    Um poema oração, cheio de luz e verdade!
    Amei!
    Abraços, na paz de Deus!
    Angela

    ResponderEliminar
  4. Oi Ailime. Uma maravilhosa oração. Você escolheu um poema ímpar de rara beleza. Te encontrei dando um giro pela blogosfera. Seu blog é encantador e já estou seguindo. receba meu afeto num abraço.
    Gracita

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime