22 setembro 2018

25º Domingo do Tempo Comum


A liturgia do 25º Domingo do Tempo Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”. Só a “sabedoria de Deus” – dizem os textos bíblicos deste domingo – possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim. 
O Evangelho apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”. Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projecto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto. Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.



Evangelho de Marcos 9,30-37 

Naquele tempo, 
Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia, 
mas Ele não queria que ninguém o soubesse; 
porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: 
«O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens 
e eles vão matá-l’O; 
mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará». 
Os discípulos não compreendiam aquelas palavras 
e tinham medo de O interrogar. 
Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, 
Jesus perguntou-lhes: 
«Que discutíeis no caminho?» 
Eles ficaram calados, 
porque tinham discutido uns com os outros 
sobre qual deles era o maior. 
Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: 
«Quem quiser ser o primeiro será o último de todos 
e o servo de todos». 
E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, 
abraçou-a e disse-lhes: 
«Quem receber uma destas crianças em meu nome 
é a Mim que recebe; 
e quem Me receber 
não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou».



Salmo 53 (54) 
Refrão: O Senhor sustenta a minha vida. 

Senhor, salvai-me pelo vosso nome, 
pelo vosso poder fazei-me justiça. 
Senhor, ouvi a minha oração, 
atendei às palavras da minha boca. 

Levantaram-se contra mim os arrogantes 
e os violentos atentaram contra a minha vida. 
Não têm a Deus na sua presença. 

Deus vem em meu auxílio, 
o Senhor sustenta a minha vida. 
De bom grado oferecerei sacrifícios, 
cantarei a glória do vosso nome, Senhor.


PARA A SEMANA QUE SE SEGUE… Fazer o ponto da situação… É-nos dada a ocasião, nesta semana, para fazer o ponto sobre os nossos valores, sobre o que é importante para nós na vida: o que conta verdadeiramente para mim? A segunda leitura e o Evangelho podem ajudar-nos a refletir nisso. Tomar o tempo para se questionar simplesmente, em verdade, diante do Senhor: no fundo, o que é que eu procuro, o que espero da vida?


 Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos.
Imagens Google

8 comentários:

  1. Bom dia querida amiga Ailime.
    Que postagem linda, uma verdadeira aula bíblica. Me fiz as perguntas e foi algo que me fez refletir. O que eu procuro? o que espero da vida ? Um lindo e abençoado final de semana. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Estimada Amiga:
    Que a Fé que possui caminhe sempre acompanhando os Seus passos, como sei que Ele o faz. É uma pessoa admirável e majestosa.
    Com elevado respeito.
    Sempre a admirá-la.
    Pena
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde:- Uma publicação maravilhosa. Li emocionado.
    .
    * LÁGRIMAS ... ( Poetizando e Encantando ) *
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida a sabedoria de Deus é maior..Bem maior..Lindo salmo também! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Aileme, este é um dos meus salmos preferidos. Toca minha alma...
    Achei lindo o dizer: "somos por dentro muito mais que somos por fora". Pena que existem pessoas que são tão vazias por dentro.
    Beijo, Deus esteja sempre com você.

    ResponderEliminar
  6. É muito importante reflectir sobre o assunto!
    Bj e que seja um santo domingo

    ResponderEliminar
  7. Bom dia! Muito bom para ler e reflectir!!

    Página autografada...[Poetizando e Encantando]
    Beijos e um excelente Domingo.

    ResponderEliminar

  8. Olá, Ailime...
    Viver é muito bom! Deus nos fortalecendo e guiando a cada dia, podemos esperar alegrias e conquistas recompensadoras... Só faz sentido SE Ele for o Senhor da nossa vida, aí sim sentimos o sabor da Vida Abundante...
    "O Senhor sustenta a minha vida."
    Bjs e BOM RETORNO...

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime