03 novembro 2018

31ª Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 31° Domingo do Tempo Comum diz-nos que o amor está no centro da experiência cristã. O caminho da fé que, dia a dia, somos convidados a percorrer, resume-se no amor Deus e no amor aos irmãos – duas vertentes que não se excluem, antes se complementam mutuamente. 

.........................
O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a experiência de fé do discípulo de Jesus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.



 Mc 12,28-34 

Naquele tempo, 

aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: 
«Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: 
«O primeiro é este:  ‘Escuta, Israel: 
O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus 
com todo o teu coração, com toda a tua alma, 
com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: 
‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. 
Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: 
«Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: 
Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, 
com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, 
vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». 
E ninguém mais se atrevia a interrogá-I’O.



 Salmo 17 

Refrão: 

Eu Vos amo, Senhor: 
Vós sois a minha força. 

Eu Vos amo, Senhor, minha força, 
minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador, 
meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança,  
meu protector, minha defesa e meu salvador. 

Invoquei o Senhor – louvado seja Ele –  
e fiquei salvo dos meus inimigos. 

Viva o Senhor, bendito seja o meu protetor 
exaltado seja Deus, meu Salvador. 

Senhor, eu Vos louvarei entre os povos 
 e cantarei salmos ao vosso nome. 

O Senhor dá ao seu Rei grandes vitórias 
e usa de bondade para com o seu Ungido.


Para a semana que segue...
Amar com todo o coração. De que valem os nossos “amo-te”? Aproveitemos a interpelação deste domingo para refletir, nesta semana, na sinceridade das nossas palavras e dos nossos sentimentos. Dizer a alguém “amo-te”, é verdadeiramente amá-lo com todo o seu coração, com toda a sua força, sem falhas? 

Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos
Imagens Google

10 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Reflito com você e endosso seu final da postagem sobre este Domingo tão lindo em que teremos o Amor como reflexão e vivência da semana...
    "Amar com todo o coração. De que valem os nossos “amo-te”? Aproveitemos a interpelação deste domingo p.p. para refletir, nesta semana, na sinceridade das nossas palavras e dos nossos sentimentos. Dizer a alguém “amo-te”, é verdadeiramente amá-lo com todo o seu coração, com toda a sua força, sem falhas."
    Fenomenal!
    Tenha dias felizes e abençoados, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Tão bom passar aqui e ler palavras pra vida e para a semana que inicia! Vale muito! Ótimo domingo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom ler textos como este. Obrigada:))

    Hoje:- "Sofrendo de saudade". {Poetizando e Encantando}

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
  4. Deus é amor e demos cativar atos amorosos no nosso coração...
    Linda mensagem, praticá-la é preciso... O Espírito Santo nos capacita...
    Um abraço grande neste domingo...

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da agrabilíssima leitura, rever saberes...
    Há tanta hipocrisia em expressões de afeto!
    Uma ótima chamada de atenção.
    Retribuo o «Abraço na Paz de Cristo»
    Beijinho.
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. É isso, amar é mais do que palavras saídas sem ser do interior, é atitude, é ação que tornem vivo o amar.
    Beijos e semana abençoada!

    ResponderEliminar
  7. Ailime querida,
    os gestos falam mais que qualquer palavra.
    Beijo, paz e bênção para você.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime