09 fevereiro 2019

5º Domingo do Tempo Comum

«A liturgia deste domingo leva-nos a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo.
.......
No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilharam a barca com Jesus, que acolheram as propostas de Jesus, que souberam reconhecê-l’O como seu “Senhor”, que aceitaram o convite para ser “pescadores de homens” e que deixaram tudo para seguir Jesus… Neste quadro, reconhecemos o caminho que os cristãos são chamados a percorrer».


Evangelho de Lucas  5,1-11 
Naquele tempo, 
estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, 
para ouvir a palavra de Deus. 
Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré 
e viu dois barcos estacionados no lago. 
Os pescadores tinham deixado os barcos 
e estavam a lavar as redes. 
Jesus subiu para um barco, que era de Simão, 
e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. 
Depois sentou-Se 
e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. 
Quando acabou de falar, disse a Simão: 
«Faz-te ao largo 
e lançai as redes para a pesca». 
Respondeu-Lhe Simão: 
«Mestre, andámos na faina toda a noite 
e não apanhámos nada. 
Mas, já que o dizes, lançarei as redes». 
Eles assim fizeram 
e apanharam tão grande quantidade de peixes 
que as redes começavam a romper-se. 
Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco 
para os virem ajudar; 
eles vieram e encheram ambos os barcos 
de tal modo que quase se afundavam. 
Ao ver o sucedido, 
Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: 
«Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». 
Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele 
e de todos os seus companheiros, 
por causa da pesca realizada. 
Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, 
que eram companheiros de Simão. 
Jesus disse a Simão: 
«Não temas. 
Daqui em diante serás pescador de homens». 
Tendo conduzido os barcos para terra, 
eles deixaram tudo e seguiram Jesus. 


Salmo 137 (138) 
Refrão:  Na presença dos Anjos, 
eu Vos louvarei, Senhor. 

De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças, 
porque ouvistes as palavras da minha boca. 
Na presença dos Anjos Vos hei-de cantar 
e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo. 

Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, 
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa. 
Quando Vos invoquei, me respondestes, 
aumentastes a fortaleza da minha alma. 

Todos os reis da terra Vos hão-de louvar, Senhor, 
quando ouvirem as palavras da vossa boca. 
Celebrarão os caminhos do Senhor, 
porque é grande a glória do Senhor. 

A vossa mão direita me salvará, 
o Senhor completará o que em meu auxílio começou. 
Senhor, a vossa bondade é eterna, 
não abandoneis a obra das vossas mãos. 


PALAVRA PARA O CAMINHO… 
As últimas palavras do sacerdote na missa são palavras de paz: “Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!” Eis-nos enviados entre os homens, nossos irmãos, como Isaías, como Simão, como Paulo… E, como eles, não nos sentimos dignos de cumprir a missão que Deus nos confia em cada Eucaristia. Mas, como a Isaías, a Simão, a Paulo, uma palavra forte é dita a cada um de nós: “Não tenhas medo…” Partamos, como Paulo… com a certeza de que não sou eu que trabalho sozinho, “é a graça de Deus, que está comigo!” 


Com o meu abraço na paz de Cristo.
Abraços,
Ailime

Imagens Google

6 comentários:

  1. Linda liturgia, reflexão e palavras finais...Sempre faz bem ler e refletir...bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Embriaguei-me das Destas palavras sábias:))

    Hoje:- Os nossos corações arrebatam-se num desejo {POETIZANDO...}

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Querida Ailime,
    faz dois finais de semana que não vou a missa... mas não deixo de fazer as orações em casa, e ler alguma passagem da bíblia.
    Sinto-me vazia quando não faço as orações.

    Gosto imensamente de vir aqui e encontrar a palavra de Deus exposta com tanto amor.

    Beijo minha querida.
    deus esteja sempre com você.

    ResponderEliminar
  4. A graça de Deus é mesmo suficiente e encorajadora...
    Mais uma linda mensagem preparada com todo amor...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime