24 abril 2021

4º Domingo da Páscoa

 A minha partilha deste fim de semana:

«O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.

O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor modelo”, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz e segui-l’O no caminho do amor e da entrega».

Referências Bíblicas
Atos dos Apóstolos  4,8-12
Salmo 117 (118)
I Epístola de São João 3,1-2
Evangelho de São João 10,11-18


Salmo 117 (118)

Refrão 1: A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.

Refrão 2: Aleluia.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Mais vale refugiar-se no Senhor,
do que fiar-se nos homens.
Mais vale refugiar-se no Senhor,
do que fiar-se nos poderosos.

Eu Vos darei graças porque me ouvistes
e fostes o meu Salvador.
A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos.

Bendito o que vem em nome do Senhor,
da casa do Senhor nós vos bendizemos.
Vós sois o meu Deus: eu Vos darei graças.
Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei.
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.



Evangelho de São João 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus.
«Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,
logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge,
enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me,
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;
Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil
e preciso de as reunir;
elas ouvirão a minha voz
e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama:
porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
Tenho o poder de a dar e de a retomar:
foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

No “rebanho” de Jesus, não se entra por convite especial, nem há um número restrito de vagas a partir do qual mais ninguém pode entrar… A proposta de salvação que Jesus faz destina-se a todos os homens e mulheres, sem excepção. O que é decisivo para entrar a fazer parte do rebanho de Deus é “escutar a voz” de Cristo, aceitar as suas indicações, tornar-se seu discípulo… Isso significa, concretamente, seguir Jesus, aderir ao projecto de salvação que Ele veio apresentar, percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu, na entrega total aos projetos de Deus e na doação total aos irmãos»).


Para a semana que segue
Discernir em Igreja… Não é fácil saber em que ponto estamos realmente, em matéria de vocação: o discernimento nunca se faz só, seja para um acompanhador espiritual, seja num pequeno grupo que saberia praticar esta entreajuda fraterna que permita a cada um fazer o ponto da situação sobre aquilo que o Senhor espera dele. Não seria a ocasião, nesta semana, para se pensar em fazer um tal encontro?



Desejo-vos um bom domingo,
com o meu abraço na paz de Cristo.
Continuação de Santa Páscoa.


Imagens Google

9 comentários:

  1. Salmo e evangelho que me fascinou ler. Deus é a luz, o caminho, a vida.
    .
    Feliz fim de semana
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. SIMPLESMENTE DIVINO..AMEM 🙏
    *
    Quero que leias esta carta rabiscada
    -
    Beijo e um excelente fim de semana...

    ResponderEliminar
  3. . Una bella reflexión para este día especial y todos los días en que debemos aprender más acerca del camino de la verdad
    Me gustas mucho eso del buen pastor , pienso que nuestro Señor siempre ha estado nuestro lado pastoreandonos y amándonos , protegiéndonos , nosotros no hemos sabido responderle fielmente Pero él como buen pastor siempre ha estado ahí y está aún en este tiempo tan convulsionado nos Llama a su lado y junto a nuestra madre celestial haremos ese camino
    bendiciones para tu vida

    ResponderEliminar
  4. Lindo sempre aos domingos essa leitura que faz bem e ainda nos faz pensar na semana! Ótimo domindo dos cravos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Ailime, bom domingo de paz!
    Ouvir a Voz do Senhor, nosso Bom Pastor é questão de sabedoria. Ele nos leva aos prados verdes.
    Sejamos uma boa ovelha, escutemos a sua Voz.
    Tenha novos dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ailime,
    É muito bom, principalmente nos dias de hoje transmitir estas mensagens, são um bálsamo para a nossa alma, pois são mensagens de esperança, de amor, paz e permitem uma reconexão com Jesus!
    Um bem haja!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Ailime, na última postagem, não entrou o comentário... É o do ACREDITE! Por ido deixo aqui:

    Lindo,Ailime! Belo recado.Temos que acreditar! bjs, chica

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime