03 junho 2021

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

 Hoje a Igreja celebra o dia de Corpus Christi e é feriado nacional.

 ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’.

"Corpus Christi" é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa "corpo de Cristo". A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português). A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia. "A palavra eucaristia, antes de tudo, significa Ação de Graças. É a celebração do sacrifício de Cristo na cruz. Costumamos dizer que a celebração da eucaristia é a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo".



Salmo 147
Refrão 1: Tomarei o cálice da salvação
e invocarei o nome do Senhor.

Refrão 2: Elevarei o cálice da salvação,
invocando o nome do Senhor.

Como agradecerei ao Senhor
tudo quanto Ele me deu?
Elevarei o cálice da salvação,
invocando o nome do Senhor.

É preciosa aos olhos do Senhor
a morte dos seus fiéis.
Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva:
quebrastes as minhas cadeias.

Oferecer-Vos-ei um sacrifício de louvor,
invocando, Senhor, o vosso nome.
Cumprirei as minhas promessas ao Senhor,
na presença de todo o povo.



Evangelho de São Marcos 14, 12-16-22-26

No primeiro dia dos Ázimos,

em que se imolava o cordeiro pascal,
os discípulos perguntaram a Jesus:
«Onde queres que façamos os preparativos
para comer a Páscoa?»
Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes:
«Ide à cidade.
Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água.
Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa:
«O Mestre pergunta: Onde está a sala,
em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?»
Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior,
alcatifada e pronta.
Preparai-nos lá o que é preciso».
Os discípulos partiram e foram à cidade.
Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito
e prepararam a Páscoa.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão,
recitou a bênção e partiu-o,
deu-o aos discípulos e disse:
«Tomai: isto é o meu Corpo».
Depois tomou um cálice, deu graças e entregou-lho.
E todos beberam dele.
Disse Jesus:
«Este é o meu Sangue, o Sangue da nova aliança,
derramado pela multidão dos homens.
Em verdade vos digo:
Não voltarei a beber do fruto da videira,
até ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus».
Cantaram os salmos e saíram para o Monte das Oliveiras.



Oração

Na festa do Teu corpo e sangue
Dá-nos, Senhor,
 A certeza da Tua presença!

Na festa da vida,
Que deve ser cada eucaristia,
Ensina-nos, Senhor,
A comunhão com os nossos irmãos.

Ensina-nos a celebrar o dom da vida,
em União com Cristo
e a viver comprometidos
com a Tua presença divina!


Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime



Imagens Google

7 comentários:

  1. Bom dia santo, querida amiga Ailime!
    Que seja Jesus amado, glorificado e reverenciado!
    O Corpo e o Sangue do Senhor nos alimente nesta jornada tão cansativa.
    Com Cristo, por Cristo, em Cristo.
    Orei meu início de dia por aqui, amiga.
    Tenha um dia santo abençoado junto aos seus!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  2. Ámen ... lendo, orando, entrei em silêncio refletivo.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Lindo post e compartilhamento,Ailime. Essa oração nos faz muito bem! beijos, ótimo feriado! chica

    ResponderEliminar
  4. Amém.
    Divino 🙏🙏
    -
    Olhar intrínseco ...
    -
    Um excelente dia (de feriado)- Beijo

    ResponderEliminar
  5. Um belo momento para reflexão desse instante precioso da comunhão entre os cristãos.
    A ressureição que nos alimenta e renova nossa fé.
    Obrigada ,Ailime

    ResponderEliminar
  6. Belíssima a oração!

    Na minha paróquia celebrou-se ontem, enfim, a 1.ª Comunhão; as crianças estavam muito desejosas e ansiosas por receber o Corpo de Cristo pela primeira vez, pois desde o ano passado ainda não tinha sido possível.

    Muito belo e grandioso este Dia!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. La fiesta de la VIDA , que grandioso comprender lo que encierra esta promesa viva dada y revivida en cada eucaristía de lo que es el Salvador, Dios verdadero y que nos llama cada día.
    Bendiciones a los que pueden acudir a su presencia y tenerlo en su plenitud.!

    Cariños.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime