07 agosto 2021

19º Domingo do Tempo Comum

A minha partilha deste fim de semana:

 A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da autossuficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus.

.............................
O Evangelho apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu para dar a vida ao mundo. Para que esse “pão” sacie definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projeto, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos.

Referências Bíblicas
1 Reis 19,4-8
Salmo 33 (34)
Efésios 4,30-5,2
Evangelho de João 6,41-51


Evangelho de São João  6,41-51

Naquele tempo,
os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito:
«Eu sou o pão que desceu do Céu».
E diziam: «Não é ele Jesus, o filho de José?
Não conhecemos o seu pai e a sua mãe?
Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?»
Jesus respondeu-lhes:
«Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a Mim,
se o Pai, que Me enviou, não o trouxer;
e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia.
Está escrito no livro dos Profetas:
‘Serão todos instruídos por Deus’.
Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino
vem a Mim.
Não porque alguém tenha visto o Pai;
só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
Em verdade, em verdade vos digo:
Quem acredita tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram.
Mas este pão é o que desce do Céu
para que não morra quem dele comer.
Eu sou o pão vivo que desceu do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne,
que Eu darei pela vida do mundo».

« “Quem acredita em Mim, tem a vida eterna” – diz-nos Jesus. “Acreditar” não é, neste contexto, aceitar que Ele existiu, conhecer a sua doutrina, ou elaborar altas considerações teológicas a propósito da sua mensagem… “Acreditar” é aderir, de facto, a essa vida que Jesus nos propôs, viver como Ele na escuta constante dos projetos do Pai, segui-l’O no caminho do amor, do dom da vida, da entrega aos irmãos; é fazer da própria vida – como Ele fez da sua – uma luta coerente contra o egoísmo, a exploração, a injustiça, o pecado, tudo o que desfeia a vida dos homens e traz sofrimento ao mundo. Eu posso dizer, com verdade e objetividade, que “acredito” em Jesus?»



 Salmo 33 (34)

Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom.

A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.



Para a semana que segue

Saborear Deus, saborear a bondade da Criação… O verão presta-se muito particularmente, em qualquer lugar onde estivermos, a fazer-nos saborear a bondade do Senhor através da beleza da sua Criação. Paisagens, elementos naturais, animais, astros, etc… E, no cume, as pessoas que encontramos, todas criadas à imagem do Criador!





Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Imagens Google

8 comentários:

  1. Li e reli com muito amor e carinho.
    .
    Bom fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Linda partilha e adorei as palavras para a semana!Sempre importantes! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  3. Numa passagem rápida...
    .
    Vou ali e já volto... 📌
    .
    Amigos, esta rapariga, vai fazer uma pequena pausa, para umas merecidas férias. Voltarei assim que me for possível, aos vossos blogues.
    Até já...
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  4. Belíssima publicação, amiga Ailime!

    Jesus é o Pão que alimenta o espírito e dá vida ao mundo. Se não queremos cair na fraqueza, teremos de centrar a nossa vitalidade na celebração litúrgica como fonte que alimenta e dá vida.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Saborear a presença de Deus é bom demais. Com Ele a vida é linda e a Sua bondade traz contentamentos crescentes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Boa noite de paz, querida amiga Ailime!
    Amo a palavra saborear. Tem um gostinho de Deus.
    Na espiritualidade inaciana, o Mestre Inácio nos ensina a pedir a Graça de saborear internamente as coisas divinas.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  7. Tremendo este mensaje si logramos comprenderlo del todo...o un ápice de la gracia tal vez...
    Todo debe pasar por Él para llegar a salvación y por lo mismo debemos cada día hacer lo esencial para merecer ese gran amor.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime