14 agosto 2021

Solenidade da Imaculada Conceição

A minha partilha deste fim de semana:

 «Neste dia em que se celebra a festa da Assunção da Virgem Santa Maria, os cristãos são convidados a meditar a Palavra de Deus em três momentos: o capítulo 12 do Apocalipse – a exaltação de Maria e a sua glorificação como Mãe do Filho Unigénito de Deus; a Primeira Carta aos Coríntios – a ressurreição de Cristo como primícia de toda a Ressurreição, com Maria também ela ressuscitada com Cristo; o Evangelho de Lucas – a proclamação de Maria, bendita entre todas as mulheres da Terra».

Referências Bíblicas
 Apocalipse 11, 19a; 12, 1-6a.10ab
Salmo 44 (45), 10.11.12.16 (R. cf. 10b)
1 Coríntios15, 20-27
 Evangelho de Lucas1, 39-56





Salmo 44 (45), 10.11.12.16 (R. cf. 10b)

Refrão: À vossa direita, Senhor, a Rainha do Céu,
ornada do ouro mais fino. 
Ou: À vossa direita, Senhor, está a Rainha do Céu.

Ao vosso encontro vêm filhas de reis,
à vossa direita está a rainha, ornada com ouro de Ofir.
Ouve, minha filha, vê e presta atenção,
esquece o teu povo e a casa de teu pai. 

Da tua beleza se enamora o Rei;
Ele é o teu Senhor, presta-Lhe homenagem.
Cheias de entusiasmo e alegria,
entram no palácio do Rei. 


 
Evangelho de São Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e 
dirigiu-se apressadamente para a montanha,
 em direção 
a uma cidade de Judá.  Entrou em casa de 
Zacarias e saudou Isabel.
 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o 
menino exultou-lhe no seio. Isabel
 ficou cheia do Espírito Santo e exclamou 
em alta voz: «Bendita
 és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do
 teu ventre. Donde
 me é dado que venha ter comigo a Mãe do
 meu Senhor? Na verdade,
 logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua 
saudação, o menino
 exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada 
aquela que acreditou
 no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte
 do Senhor». Maria
 disse então: «A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se
 alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs
 os olhos na humildade
 da sua serva: de hoje em diante me chamarão
 bem-aventurada
 todas as gerações. O Todo-Poderoso fez
 em mim maravilhas: 
Santo é o seu nome. A sua misericórdia se 
estende de geração 
em geração sobre aqueles que 
O temem.
Manifestou o poder do seu braço 
e dispersou os soberbos.
 Derrubou  os poderosos de seus tronos e
exaltou os humildes.
 Aos famintos encheu de bens 
e aos ricos despediu de
 mãos vazias.  Acolheu a Israel, seu servo, lembrado 
da sua misericórdia, como
tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua 
descendência para 
sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois
 regressou a sua casa.

«Rezar com Maria.
Ela está ao nosso lado para nos levar na oração, como uma mãe sustenta a palavra balbuciante do seu filho. Na glória de Deus, na qual nós a honramos hoje, ela prossegue a missão que Jesus lhe confiou sobre a Cruz: “Eis o teu Filho!” Rezar com Maria, mais que nos ajoelharmos diante dela, é ajoelhar-se ao seu lado para nos juntarmos à sua oração. Ela acompanha-nos e guia-nos na nossa caminhada junto de Deus».


Oremos a Nossa Senhora

Avé Maria cheia de graça
O Senhor é Convosco
Bendita sois vós entre as mulheres.
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!

Santa Maria, Mãe de Deus
Rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte,
Ámen!


Desejo-vos um bom domingo.


Com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime


Fontes:  Leituras

Imagens Google

5 comentários:

  1. Partilha deslumbrante que me deliciou ler.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Que la Madre de Dios nos cobije siempre bajo su santo amparo, ella está delante del trono del Hijo llevando y abogando por nuestras peticiones y necesidades...

    ¡Gloria eterna a la Madre de Dios !!

    ¡Corazón Sagrado de María se la salvación mía!!

    Abrazo y bendiciones a tu vida.

    ResponderEliminar
  3. Belo compartilhamento! Não lembrava da data! Gostei da oração! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Bom Domingo da Assunção de Maria, querida amiga Ailime!
    Uma data de muita esperança para nós.
    Que Maria Santíssima interceda por todos nós!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  5. Maria é muito importante para mim 💙

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime