20 novembro 2021

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

 A Igreja assinala hoje o fim do ano litúrgico com a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.

Para fechar o Ano Litúrgico a Igreja proclama a realeza de Cristo. A Festa de Cristo Rei foi instituída por Pio XI em 1925. Pio XI foi o Papa da promoção do laicado, do apostolado da Ação Católica, da responsabilidade pela ordem temporal. A partir de Pio XI os leigos começaram a assumir que tinham um papel extremamente importante na Igreja. A Ação Católica tinha a preocupação de formar, mas também de comprometer, no testemunho cristão essencial para a difusão do evangelho. É neste contexto que foi instituída a Festa de Cristo Rei.

Referências Bíblicas
Daniel 7,13-14
Salmo 92 (93)
Apocalipse 1,5-8
Evangelho  de João 18,33b-37


Salmo 92 (93)

Refrão: O Senhor é rei num trono de luz.

O Senhor é rei,
revestiu-Se de majestade,
revestiu-Se e cingiu-Se de poder. 

Firmou o universo, que não vacilará.
É firme o vosso trono desde sempre,
Vós existis desde toda a eternidade. 

Os vossos testemunhos são dignos de toda a fé,
a santidade habita na vossa casa
por todo o sempre.



Evangelho de São João 18,33b-37

Naquele tempo,
disse Pilatos a Jesus:
«Tu és o Rei dos judeus?» Jesus respondeu-lhe:

«É por ti que o dizes,
ou foram outros que to disseram de Mim?» Disseram-Lhe Pilatos:
«Porventura eu sou judeu?
O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?»
Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo,
 os meus guardas lutariam
para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino
 não é daqui». Disse-Lhe Pilatos:
«Então, Tu és Rei?» Jesus respondeu-lhe:
«É como dizes: sou Rei.
Para isso nasci e vim ao mundo,
a fim de dar testemunho da verdade.
Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

(A realeza de que Jesus Se considera investido por Deus consiste em «dar testemunho
da verdade» (vers. 37b). Para o autor do Quarto Evangelho, a “verdade” é a realidade de Deus. Essa “verdade” manifesta-se nos gestos de Jesus, nas suas palavras, nas suas atitudes e, de forma especial, no seu amor vivido até ao extremo do dom da vida. A “verdade” (isto é, a realidade de Deus) é o amor incondicional e sem medida que Deus derrama sobre o homem, a fim de o fazer chegar à vida verdadeira 
e definitiva. )


Para a semana que segue…
Balanço anual… Acabar um ano é também dar graças por tudo aquilo que pudemos viver. Individualmente, em família e em comunidade, fazer o balanço do ano que passou… Recordar alguns momentos concretos do ano litúrgico que marcaram o dinamismo do crescimento da fé, a nível pessoal e comunitário…


Desejo a todos um alegre e abençoado domingo.

Com o meu abraço na paz de Cristo
Ailime:


Fontes: Portal dos Sacerdotes Dehonianos
Paróquia do Campo Grande
Imagens Google




7 comentários:

  1. Publicação que amei ler. Deus é a luz, o caminho, a salvação, a Vida
    .
    Um feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

      Eliminar
  2. Muito obrigada. Publicação Divina! 🙏
    -
    Não tema... Qualquer tempestade que enfrente ...
    -
    Beijo e um excelente fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Sempre belas leituras oferecidas aqui! Lindo domingo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Sempre bom vir aqui ao Domingo ler a liturgia.
    Obrigada pela postagem.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  5. Un gran mensaje que debemos atesorar por siempre.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime