02 março 2022

Quarta Feira de Cinzsas - Início da Quaresma

 Hoje os cristãos iniciam o Tempo Quaresmal, tempo litúrgico de grande intensidade espiritual. Com a imposição das cinzas, inicia-se um tempo particularmente relevante para todos os que pretendem preparar-se dignamente para viver o Mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A mensagem bíblica que nos é oferecida, neste dia, pode ser resumida numa palavra:
 "Convertei-vos"
Este dever é proposto no rito da imposição das cinzas, o qual, com a expressão Bíblica "Convertei-vos e crede no Evangelho"
 convida-nos  a todos a refletir sobre o compromisso da conversão, 
recordando a efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

                                        "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás".


SENHOR
nesta Quaresma,
tempo de mergulhar no meu interior,
ensina-me a descer sempre mais
até onde Tu te encontras: o meu coração.

Como "descer" até aí?
Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,
pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,
pelos Sacramentos,
especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,
o peso das circunstâncias e da monotonia da vida...
com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,
ajuda-me nesta Quaresma,
a fazer uma viagem ao meu interior,
para aí me encontrar conTigo!

Beato Francisco Palau



Desejo a todos uma santa Quaresma.
 Abraço fraterno em Cristo.
 Ailime

7 comentários:

  1. Bom dia de santa e abençoada Quaresma, querida amiga Ailime!
    Que o Tempo que vamos viver seja de Paz!
    Tenha o Senhor Piedade da humanidade.
    Minha amiga, seja abençoada por Deus, com serenidade para bem vivenciar o tempo de Interiorização que vamos viver.
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  2. Lendo emocionado deixo o meu aplauso e elogio
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Parece mentira e já estamos na quaresma! Que deja abençoada, linda e não nos faça ver tantas tragédias...beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Que linda mensagem para este inicio de Quaresma. Uma oração muito bonita, além de uma prece é um convite a nós todos também, para uma reflexão e viagem ao interior!
    Beijinho e uma Santa Quaresma.

    ResponderEliminar
  5. Uma bela mensagem, muito actual para a época.
    Gostei do que li.
    Retribuo os votos de uma santa quaresma.
    Boa semana.
    Beijo.
    :)

    ResponderEliminar
  6. Bonita e meditativa postagem. Somos nada, somos pó. É tempo de refletir e buscar mais o Senhor. Nele somos fortes e mais que vencedores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime