22 fevereiro 2023

Quarta feira de Cinzas- Inicio da Quaresma

Hoje os cristãos iniciam o Tempo Quaresmal, tempo litúrgico de grande intensidade espiritual. Com a imposição das cinzas, inicia-se um tempo particularmente relevante para todos os que pretendem preparar-se dignamente para viver o Mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A mensagem bíblica que nos é oferecida, neste dia, pode ser resumida numa palavra:
 "Convertei-vos"
Este dever é proposto no rito da imposição das cinzas, o qual, com a expressão Bíblica "Convertei-vos e crede no Evangelho"
 convida-nos  a todos a refletir sobre o compromisso da conversão, 
recordando a efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

                                        "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás".


SENHOR
nesta Quaresma,
tempo de mergulhar no meu interior,
ensina-me a descer sempre mais
até onde Tu te encontras: o meu coração.

Como "descer" até aí?
Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,
pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,
pelos Sacramentos,
especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,
o peso das circunstâncias e da monotonia da vida...
com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,
ajuda-me nesta Quaresma,
a fazer uma viagem ao meu interior,
para aí me encontrar conTigo!

Beato Francisco Palau



Desejo a todos uma santa Quaresma.

 Abraço fraterno em Cristo. 

Ailime

8 comentários:

  1. Desejo ótima e bem abençoada quaresma que hoje inicia! Seja um tempo lindo de VIVER!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Que nos traga coisas positivas :)
    .
    Passou a fantasia, sombra do tempo
    .
    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite de Cinzas, querida amiga Ailime!
    Na Missa, foi exatamente assim que ficou de mensagem para nós hoje.
    Ao coração de todas as pessoas, Deus quer chegar.
    Somos apenas pó.
    Tenha dias de interiorização abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fascinante publicação que muito gostei de ler. Grato pela simpática partilha
    .
    Cumprimentos poéticos e cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    .

    ResponderEliminar
  5. Descer até o coração, o local do encontro, tendo o silêncio como caminho.Que seja um tempo de interiorização!
    Beijo Ailime

    ResponderEliminar
  6. Uma Santa e Abençoada Quaresma.
    Beijinhos tudo de bom

    ResponderEliminar
  7. Tengas una bendecida cuaresma...nos falta tanto seguir por el camino del verdadero >Dios...Abrazos.

    ResponderEliminar
  8. Um tempo de quaresma com muita serenidade 🙏

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime