23 dezembro 2023

4º Domingo do Advento (Ano B)

 A minha partilha do 4º Domingo do Advento:


Neste último Domingo do Advento, a liturgia coloca-nos, uma vez mais, frente a frente com o projeto de salvação que Deus tem para oferecer a todos os seus filhos e filhas. Esse projeto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Encarnação de Jesus.

......................
Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas… E mostra como a concretização do projeto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama estão disponíveis para dizer “sim”, acolher Jesus e apresentá-l’O ao mundo.

______________________________

Referências Bíblicas
Romanos 16,25-27
Salmo 88 (89)
2 Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16
Evangelho de Lucas 1,26-38
________________________


Salmo 88 (89)
Refrão 1:  Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.
Refrão 2:  Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade.
 

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
e para sempre proclamarei a sua fidelidade.
Vós dissestes: «A bondade está estabelecida para sempre»,
no céu permanece firme a vossa fidelidade.


«Concluí uma aliança com o meu eleito,
fiz um juramento a David meu servo:
‘Conservarei a tua descendência para sempre,
estabelecerei o teu trono por todas as gerações’».


«Ele Me invocará: ‘Vós sois meu Pai,
meu Deus, meu Salvador’.
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,
a minha aliança com ele será irrevogável».


Evangelho de São Lucas 1,26-38

Naquele tempo,
o Anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,
a uma Virgem desposada com um homem chamado José,
que era descendente de David.
O nome da Virgem era Maria.
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Ela ficou perturbada com estas palavras
e pensava que saudação seria aquela.
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
Conceberás e darás à luz um Filho,
a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David;
reinará eternamente sobre a casa de Jacob,
e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao Anjo:
«Como será isto, se eu não conheço homem?»
O Anjo respondeu-lhe:
«O Espírito Santo virá sobre ti
e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.
Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.
E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice,
e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril;
porque a Deus nada é impossível».
Maria disse então:
«Eis a escrava do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra».
E o anjo retirou-se de junto dela.
(A resposta de Maria começa com uma objeção… A objeção faz sempre parte dos relatos de vocação do Antigo Testamento (cf. Ex 3,11;6,30; Is 6,5; Jer 1,6). É uma reação natural de um “chamado”, assustado com a perspetiva do compromisso com algo que o ultrapassa; mas é, sobretudo, uma forma de evidenciar a grandeza e o poder de Deus que, apesar da fragilidade e das limitações dos “chamados”, faz deles instrumentos da sua salvação no meio dos homens e do mundo.)


Para a semana que segue
Tomar uma decisão que comprometa… Maria ajuda-nos a dar o salto da fé, ela é o nosso modelo, mas ao mesmo tempo é nossa Mãe: podemos, pois, ter confiança e encontrar junto dela todo o reconforto de que precisamos. Bem perto do Natal, com Maria, procuremos tomar uma decisão que comprometa a nossa fé, de encontrar um ritmo mais regular para a oração, de prever uma paragem espiritual (tempo de retiro, por breve que seja…) antes do Natal para fazer o ponto da situação da nossa vida com o Senhor.


Prece
 Faltam dois dias para o Natal.
 E sinto-me feliz!
 Porque Tu, Jesus,
 nasces para nós.
 Vens até esta humanidade
 para salvar e devolver alegria.
Vens até mim,
ao meu nome,
à minha história.
Vens ao meu encontro
sem que eu o mereça.
Vens por amor,
trazendo amor
e chamando ao amor. 
Rezar no Advento


Desejo um bom domingo e santo e feliz Natal para todos.

Com o meu abraço
na paz de Cristo.
     Ailime   

Imagens Google

        

2 comentários:

  1. Boa noite de antevéspera de Natal, querida amiga Ailime!
    Gosto muito quando percebo que temos a consciência de que não merecemos, mas Deus nos ama muito.
    É um Amor tão gratuito que nunca vamos encontrar algo similar.
    Tenha os dias que se seguem cheios da presença de anjos e arcanjos do Menino Deus entre nós, Amiga!
    Beijinhos festivos

    ResponderEliminar
  2. Me gustó mucho las imágenes que recuerdan y adornan todo el maravilloso camino de amor de Dios en la Tierra.
    Muchas bendiciones!

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime