31 maio 2025

Solenidade da Ascensão do Senhor - 7º Domingo da Páscoa (Ano C)

 A minha partilha deste fim de semana:

A Solenidade da Ascensão de Jesus mostra, antes de mais, qual é a meta final do nosso caminho: a comunhão com Deus, a Vida definitiva. Mas, além disso, lembra aos discípulos de Jesus que, enquanto caminham na terra, têm a responsabilidade de continuar a obra de Jesus e de dar testemunho da salvação de Deus.

No Evangelho, Jesus ressuscitado despede-se dos discípulos e passa-lhes o testemunho. Os discípulos, formados na “escola” de Jesus, têm como missão levar o Evangelho a todas as nações, anunciar a todos os homens e mulheres o amor e a misericórdia de Deus. Não estarão sozinhos: Jesus vai enviar-lhes, como ajuda, o “prometido do Pai”, a “força do alto, o Espírito Santo. Esse Espírito dar-lhes-á a força necessária para enfrentar os obstáculos e ajudá-los-á a discernir os caminhos que devem percorrer.

Referências Bíblicas:
Atos dos Apóstolos 1,1-11
Salmo 46 (47)
Efésios 1,17-23
Lucas 24,46-53

Evangelho de São Lucas 24,46-53

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Está escrito que o Messias havia de sofrer
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia
e que havia de ser pregado em seu nome
o arrependimento e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas disso.
Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai.
Por isso, permanecei na cidade,
até que sejais revestidos com a força do alto».
Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia
e, erguendo as mãos, abençoou-os.
Enquanto os abençoava,
afastou-Se deles e foi elevado ao Céu.
Eles prostraram-se diante de Jesus,
e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria.
E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

 Interpelação

A missão que Jesus confiou aos discípulos é uma missão universal: as fronteiras, as raças, as diferenças culturais, as diferenças ideológicas, as diferenças de estatuto social, as marcas da vida, os “acidentes” pessoais que tornam cada pessoa única e diferente, não podem ser obstáculos para a presença da proposta libertadora de Jesus no mundo. Temos consciência de que Jesus nos envia a todas as pessoas, independentemente daquilo que as torna diferentes, “estranhas”, singulares? Nas nossas comunidades cristãs há lugar para todos, sejam quais forem as situações de vida ou as feridas que cada um carrega?


Palavras para o caminho

Testemunhas de Cristo hoje. “Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu?” A mesma palavra vem mexer com as nossas inércias e empurra-nos para fora de nós mesmos nos caminhos deste mundo. Este Messias morto e ressuscitado… vós sois suas testemunhas! Medimos o desafio e a força destas palavras? E como tomamos parte na grande rede das testemunhas de Cristo hoje, no nosso tempo?


Desejo-vos um bom domingo de Ascensão,
com o meu abraço na paz de Cristo Ressuscitado.
Emília Simões


6 comentários:

  1. Creo que este pasaje nos hace reflexionar muy en profundidad el ser cristiano y sobretodo católico, hay muchos preguntas y a veces uno mismo se enreda con respuestas que están super claras en lo que dejó señalado el Señor, pero más de las veces interpretamos a nuestro antojo y no es fácil seguir adelante , pero se puede hacer...
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga Emília. boa noite de sábado!
    Temos mesmo que olhar ao nosso redor, cheio de pessoas nas calçadas no frio, indigentes da vida...
    Jesus nos dá um grande alerta em sua Ascenção.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Emília, devemos amar a todos, sem exclusão; "não podem ser obstáculos para a presença da proposta libertadora de Jesus no mundo." Temos que segui-lo amando os "diferentes","estranhas" e "singulares", se queisermos de verdade segui-lo. Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. I appreciate how it reminds us that our Christian journey is not only about reaching communion with God but also about continuing Christ’s mission here on earth. The call to witness God’s love and mercy to all without boundaries or divisions is especially powerful. It challenges us to open our hearts and communities, embracing every person with compassion, regardless of their differences or struggles. This message is a beautiful reminder of our shared responsibility and hope. www.melodyjacob.com

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime