Hoje, quarenta dias depois da Páscoa, celebra-se a Ascensão de Jesus ao Céu, cuja Solenidade se celebra no próximo domingo.
Este dia é também conhecido pelo Dia da Espiga.
"A Quinta-feira da Espiga (ou Dia da Espiga) celebra-se em 2026 a 14 de maio, coincidindo com a Quinta-feira da Ascensão, 40 dias após a Páscoa. É uma tradição portuguesa que une rituais pagãos de primavera à celebração religiosa, simbolizando a fartura, a paz e a esperança, sendo feriado nalguns municípios.
Era tradição neste dia ir aos campos colher as flores para o ramo da Espiga!
Nalguns lugares, penso que a tradição se mantém!
Para todos desejo um feliz e abençoado Dia da Espiga,
refletindo na Ascensão do Senhor.
refletindo na Ascensão do Senhor.
Abraços,
Emília
Feliz dia do Espiga pra ti também! beijos, chica
ResponderEliminarFeliz Dia da Espiga, Emília e que data linda a ascensão do Senhor! Sabemos que ele está sentado à direita do Pai, mas deixou-nos o Espírito Santo para nos advogar!. Beijinhos!
ResponderEliminar