11 agosto 2018

19º Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da auto-suficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus. 



Ef 4,30-5,2 
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 
Irmãos: 
Não contristeis o Espírito Santo de Deus, 
que vos assinalou para o dia da redenção. 
Seja eliminado do meio de vós 
tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência 
e toda a espécie de maldade. 
Sede bondosos e compassivos uns para com os outros 
e perdoai-vos mutuamente, 
como Deus também vos perdoou em Cristo. 
Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. 
Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, 
que nos amou e Se entregou por nós, 
oferecendo-Se como vítima agradável a Deus. 



 Salmo 33 (34) 
Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom. 

A toda a hora bendirei o Senhor, 
o seu louvor estará sempre na minha boca. 
A minha alma gloria-se no Senhor: 
escutem e alegrem-se os humildes. 

Enaltecei comigo o Senhor 
e exaltemos juntos o seu nome. 
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, 
libertou-me de toda a ansiedade. 

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, 
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. 
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, 
salvou-o de todas as angústias. 

O Anjo do Senhor protege os que O temem 
e defende-os dos perigos. 
Saboreai e vede como o Senhor é bom: 
feliz o homem que n’Ele se refugia. 



Evangelho de João 6,41-51 

Naquele tempo, 
os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: 
«Eu sou o pão que desceu do Céu». 
E diziam: «Não é ele Jesus, o filho de José? 
Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? 
Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?» 
Jesus respondeu-lhes: 
«Não murmureis entre vós. 
Ninguém pode vir a Mim, 
se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; 
e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. 
Está escrito no livro dos Profetas: 
‘Serão todos instruídos por Deus’. 
Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino 
vem a Mim. 
Não porque alguém tenha visto o Pai; 
só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 
Em verdade, em verdade vos digo: 
Quem acredita tem a vida eterna. 
Eu sou o pão da vida. 
No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. 
Mas este pão é o que desce do Céu 
para que não morra quem dele comer. 
Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. 
Quem comer deste pão viverá eternamente. 
E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, 
que Eu darei pela vida do mundo». 


Para a semana que segue:
Saborear Deus, saborear a bondade da Criação… O verão presta-se muito particularmente, em qualquer lugar onde estivermos, a fazer-nos saborear a bondade do Senhor através da beleza da sua Criação. Paisagens, elementos naturais, animais, astros, etc… E, no cume, as pessoas que encontramos, todas criadas à imagem do Criador! 


  Desejo-vos um bom domingo com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime


Fonte: Portal dos sacerdotes Dehonianos
Imagens Google

8 comentários:

  1. Saborear a bondade de Deus, Ele é Maravilhoso!...
    Bonita mensagem e como precisamos Dele em todo tempo... Amigão, o nosso Pai de Amor!!!
    Bjs... Bom domingo...

    ResponderEliminar
  2. Salmo e evangelho lindos.Palavras que fazem bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. São sempre belos ensinamentos em boa leitura!
    Que seja um belo domingo! Bj

    ResponderEliminar
  4. São sempre belos ensinamentos em boa leitura!
    Que seja um belo domingo! Bj

    ResponderEliminar
  5. Bom dia:- Saio daqui totalmente fascinado. Lindo ler o seu blogue.
    .
    * Versos Poéticos de Amor ( Poetizando e Encantando ) *
    .
    Votos de um domingo muito feliz

    ResponderEliminar
  6. Hello, lovely post and words. Thanks for sharing the message. Enjoy your day and new week ahead!

    ResponderEliminar
  7. Amei esta postagem!!

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma postagem para enriquecer nossa alma e fortalecer nosso espírito.
    Abraços, Deus esteja com você!

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime