26 janeiro 2019

3º Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro à volta do qual se constrói a experiência cristã. Essa Palavra não é uma doutrina abstracta, para deleite dos intelectuais; mas é, primordialmente, um anúncio libertador que Deus dirige a todos os homens e que incarna em Jesus e nos cristãos.
 Lc 4,18
Evangelho de Lucas 1,1-4;4,14-21 
Já que muitos empreenderam narrar os factos 
que se realizaram entre nós, 
como no-los transmitiram os que, desde o início, 
foram testemunhas oculares e ministros da palavra, 
também eu resolvi, 
depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, 
escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, 
para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. 
Naquele tempo, 
Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, 
e a sua fama propagou-se por toda a região. 
Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. 
Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. 
Segundo o seu costume, 
entrou na sinagoga a um sábado 
e levantou-Se para fazer a leitura. 
Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías 
e, ao abrir o livro, 
encontrou a passagem em que estava escrito: 
«O Espírito do Senhor está sobre mim, 
porque Ele me ungiu 
para anunciar a boa nova aos pobres. 
Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos 
e a vista aos cegos, 
a restituir a liberdade aos oprimidos 
e a proclamar o ano da graça do Senhor». 
Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. 
Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. 
Começou então a dizer-lhes: 
«Cumpriu-se hoje mesmo 
esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». 


Salmo 18 B (19) 
Refrão: As vossas palavras, Senhor, 
são espírito e vida. 
 
A lei do Senhor é perfeita 
ela reconforta a alma; 
as ordens do Senhor são firmes, 
dão sabedoria aos simples. 

Os preceitos do Senhor são rectos 
e alegram o coração; 
os mandamentos do Senhor são claros 
e iluminam os olhos. 

O temor do Senhor é puro 
e permanece eternamente; 
os juízos do Senhor são verdadeiros, 
todos eles são retos. 

Aceitai as palavras da minha boca 
e os pensamentos do meu coração 
estejam na vossa presença: 
Vós, Senhor, sois o meu amparo e redentor.


Palavras para o caminho  
• No final da celebração, “comemos” verdadeiramente as palavras do salmista? Neste domingo da Palavra de Deus, antes de retomar o caminho para as nossas casas, escutemos ainda como o salmista canta Deus que fala ao seu povo: «A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são rectos e alegram o coração; os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos». A Palavra que recebemos é uma palavra que alegra e que ilumina. É uma canção, uma lâmpada. Que ela nos acompanhe em cada instante ao longo da semana… 
• Descobrir o outro… nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Ao longo desta semana, reservar tempo para melhor conhecer o outro, aquele que é diferente de mim na fé: ler um artigo de imprensa, ouvir uma conferência, escutar um programa de rádio, participar num encontro organizado localmente; enfim, procurar fazer o esforço em descobrir a fé e o pensamento de um cristão de outra confissão.


Com o meu abraço 
na paz de Cristo!
Ailime

Imagens Google

6 comentários:

  1. Excelente postagem!!

    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. A paz de Cristo e um domingo abençoado !!! Bj

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Unir para mais amar e servir...
    Que Deus faça o impossível pelo nosso possível!
    Felicidade e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
  4. Um luminoso e abençoado Domingo:))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite!

    ResponderEliminar
  5. Voltei, boa tarde
    Espero que a Amiga Ailime não se aborreça. Comentou um Poema do nosso Amigo Gil António, como se fosse meu. Não, o hoje é do Gil.:)) enganos acontecem.

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Só agora li e fiquei absolutamente presa a uma releitura
    destes trechos do Livro Sagrado.
    Gostei de ler, grata, Ailime.
    Terno abraço.
    ~~~

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime