04 abril 2020

Domingo de Ramos

«A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor». 
                   

Filipenses 2, 6-11

Cristo Jesus, que era de condição divina,
não Se valeu da sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-Se a Si próprio.
Assumindo a condição de servo,
tornou-Se semelhante aos homens.
Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais,
obedecendo até à morte e morte de cruz.
Por isso Deus O exaltou
e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes,
para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem
no céu, na terra e nos abismos,
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor,
para glória de Deus Pai.


Salmo 21 (22)

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?
Todos os que me vêem escarnecem de mim,
estendem os meus lábios e meneiam a cabeça:
«Confiou no Senhor, Ele que o livre,
Ele que o salve, se é meu amigo».

Matilhas de cães me rodearam,
cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os meus pés,
posso contar todos os meus ossos.

Repartiram entre si as minhas vestes
e deitaram sortes sobre a minha túnica.
Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim,
sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me.

Hei-de falar do vosso nome aos meus irmãos,
hei-de louvar-Vos no meio da assembleia.
Vós, que temeis o Senhor, louvai-O,
glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob,
reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel.

 
Depois da Quaresma, tempo de meditação, oração e conversão iniciamos agora a Semana Maior da vida cristã. Vamo-nos aproximando do Grande Dia! O dia da Ressurreição do Senhor vivendo intensamente os momentos que o antecedem! Vamos neste tempo da Paixão do Senhor orar e estar junto d' Ele! Não O abandonemos nestes dias tão intensos e dolorosos que viveu e, em que se sentiu tão só (e hoje como há dois mil anos)! Os próprios discípulos O abandonaram, deixando-O enquanto orava. Não O deixemos nós! Façamos-Lhe companhia nestes dias e ofereçamos-Lhe todo o nosso amor, toda a nossa vida! É disso que Ele tem sede...sede de nós, do nosso despojamento, da nossa pequenez! 

Com Maria sigamos Jesus até ao Calvário na expetativa do maravilhoso reencontro no dia da Sua Ressurreição! Sejamos firmes e abramos o nosso coração e oremos, oremos muito, sempre.  Ailime.

Nota: pelos motivos que todos sabemos este ano não vamos celebrar nas igrejas a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Podemos fazê-lo nas nossas casas, no interior do nosso coração, acompanhando pela TV essas celebrações.

A tradição do Domingo de Ramos e o significado do ramo de oliveira ...

Desejo a todos um bom Domingo de Ramos
 com o meu abraço na paz de Cristo

Ailime



Bíblia Sagrada.
Imagen s Google

8 comentários:

  1. Que a nossa Oração chegue a todos os cantos do mundo e ajude a proteger tanta gente que está sofrendo

    Que Deus na sua infinita bondade olhe pelos enfermos e pelos crentes e não crentes

    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Boa noite de paz e saúde, querida amiga Ailime!
    Eis que chega o tempo forte do milagre da ressurreição da vida estar próximo.
    Confiemos no Senhor Jesus.
    Santa e abençoada semana a você, querida.
    Tenha um final de semana protegido de tudo mal!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Que lindo e profundo,Ailime... Me vieram lágrimas agora, ao me lembrar do domingo de Ramos e nem poder nada pensar lá fora. teremos Páscoa confinados, sozinhos... Pena! Mas nosso esforço deve valer pra algo! beijos, chica e tudo de bom! Adorei o ramo!

    ResponderEliminar
  4. Sábia, reflexiva e profunda essa partilha! Vamos viver a Semana Santa de uma forma diferente, mas com muita fé no coração e pedindo a Deus o fim dessa pandemia.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Hoje com um dia bastante diferente, mas há que celebrar na mesma. Já fiz a minha cruz ( com o Ramos)
    " Ouvi-nos Senhor "🙏
    -
    Silêncios que me tocam a alma.
    -
    Beijo e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  6. Nos nossos dias as pessoas continuam a crucificar Jesus.
    Não o abandonemos também nós, cristãos. Saibamos fazer a diferença.

    Bom Domingo de Ramos!
    Uma Santa Semana!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Lembrando de Jesus com profunda alegria e gratidão! Temos muito a aprender com a Mensagem da Cruz...
    Prossigamos para o alvo, as Suas promessas são preciosas e ricas, sempre fiéis!...
    Abçs e carinho

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime