07 dezembro 2008

Partilha


Hoje, partilho convosco um tema para meditação que me foi proporcionado num retiro, de onde cheguei há pouco e que deixo para reflexão, neste Domingo:
Este tema é um comentário de S. Agostinho ao Salmo nº 84 (85).


“Pratica a justiça e encontrarás a paz, para que se abracem a paz e a justiça. Se não amares a justiça, não encontrarás a paz. A justiça e a paz amam-se uma à outra, e abraçam-se. Quem pratica a justiça encontra a paz que abraça a justiça. São duas amigas.
Talvez queiras uma, mas não praticas a outra. Não há quem não queira a paz, mas nem todos querem praticar a justiça. Interroga os homens todos: queres a paz? Com uma só voz te responderá todo o género humano: sonho com ela, desejo-a, quero-a, amo-a. Ama também a justiça, porque a justiça e a paz são duas amigas e abraçam-se. Se não amares a amiga da paz, a própria paz não te amará e não virá a ti.
Não é difícil amar a paz. Qualquer perverso a deseja, porque a paz é uma coisa boa. Mas pratica igualmente a justiça, porque a justiça e a paz não se combatem uma à outra, mas abraçam-se. Porque entras em litígio com a justiça? Ela diz-te: não roubes, e tu não escutas; não cometas deslealdades e tu não queres ouvir; não faças a outrem o que não queres que te façam a ti; não fales a um outro como não gostarias que te falassem a ti.
És inimigo da minha amiga, diz a paz: porque me procuras? Sou amiga da justiça, e quando encontro um inimigo da minha amiga, não me aproximo dele. Queres encontrar a paz? Pratica a justiça e não a procurarás muito tempo, porque ela virá a correr para ti, a fim de abraçar essa amiga”.
Imagem obtida na net.