25 agosto 2018

21º Domingo do tempo Comum

A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Recorda-nos que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efémeros e estéreis, ou a apostar nesses valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha. 

....................

O Evangelho coloca diante dos nossos olhos dois grupos de discípulos, com opções diversas diante da proposta de Jesus. Um dos grupos, prisioneiro da lógica do mundo, tem como prioridade os bens materiais, o poder, a ambição e a glória; por isso, recusa a proposta de Jesus. Outro grupo, aberto à acção de Deus e do Espírito, está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida; os membros deste grupo sabem que só Jesus tem palavras de vida eterna. É este último grupo que é proposto como modelo aos crentes de todos os tempos. 



Evangelho  de João 6,60-69 

Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: «Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?» Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam». Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: «Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai». A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus». 



SALMO  34(33)
 Provai e vede como o Senhor é bom

Eu abençoo o Senhor em todos os momentos,
 seu louvor está sempre em minha boca; 
minha alma se glorifica no Senhor: 
que os humildes ouçam e se regozijem. 

Os olhos do Senhor olham para os justos,
 seus ouvidos ouvem seus gritos; 
Mas o Senhor confronta os malfeitores,
 para apagar sua memória da terra. 

Quando alguém chora, o Senhor ouve
 e libera a fé em sua angústia;
 o Senhor está perto dos aflitos, 
salva os abatidos. 

Embora os justos sofram muitos males,
 o Senhor os entrega a todos; 
ele cuida de todos os seus ossos, 
e nenhum deles quebrará. 

iniquidade mata os iníquos 
e aqueles que odeiam os justos serão punidos.
 O Senhor redime seus servos, 
quem o recebe não será punido. 


Para a semana que segue
Qual é a minha fé? Cada um de nós pode interrogar-se: posso sinceramente dizer a minha fé com as palavras de Pedro? Se sim, terei, nos próximos dias, a força de a testemunhar junto de uma pessoa que duvida, que procura, ou que contesta a fé cristã? Quais são os meios que tenho para alimentar a minha fé? 


Que o Senhor aumente a nossa fé e nos ajude a discernir no caminho que pretendemos seguir .
Desejo-vos um bom domingo,
com o meu abraço na paz de Cristo.
Ailime

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

23 agosto 2018

9º Aniversário do Blogue Espiritual Idade


É com todo o prazer que participo na comemoração do 9º Aniversário do Blogue Espiritual Idade da querida amiga Rosélia, a quem agradeço o convite.
O tema da celebração como refere no selo é: Qual o meu lugar mágico?
Lugares mágicos para mim são vários por onde já passei e em especial todos os que se relacionam com a natureza! 
Neles encontro paz, serenidade, silêncio, tudo o que me aproxima mais de Deus. 
Aqui próximo existe um local mágico onde me refugio quando necessito dos itens que acima expus. 
Então dou um pulinho até lá e delicio-me observando as suas águas serenas, com toda a vegetação luxuriante e arvoredo a rodeá-la, conferindo-lhe o estatuto de lugar muito especial. Ali aprecio sentar-me à sua beira ou caminhar em redor para respirar o ar puro que ali se  pode desfrutar. 
Há como que uma renovação de todo o meu ser e quando regresso sinto-me uma pessoa nova, pronta para enfrentar com mais energia as tarefas do quotidiano. 
Qual é então o meu lugar mágico?
Trata-se da Lagoa Azul, que alguns amigos já conhecem de partilhas que tenho efetuado nos meus blogues, que se situa na Serra de Sintra. Embora em terrenos privados está acessível a todos quantos queiram ali passar bons momentos. 
Ei-la!



Este local é um pedaço de paraíso que me revigora.  
Agradeço a Deus por ter próximo um lugar assim. 

Para a Rosélia e seu  Blogue Espiritual  Idade  deixo os meus Parabéns, fazendo votos para que durante muito mais anos nos encontremos por aqui a festejar! 

Que Deus a abençoe hoje e sempre.  
Abraços 

Fotos:
Ailime