Amigos desta caminhada de Oração e todos os outros meus amigos também lembrei-me de trazer para rezar connosco um convidado muito especial que embora esteja já junto do Pai e de Sua Mãe Maria Santíssima, foi um devoto venerando de Nossa Senhora e para quem o Santo Rosário era a sua oração predilecta.
Trata-se como sabem do Papa João Paulo II de saudosa memória e a quem tanto amei e continuo a venerar.
Do seu Rosário de Maria, convido-vos para que em conjunto rezemos e meditemos o Primeiro Mistério Gozoso:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Ámen!
A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora
Texto Bíblico:
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada de Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus, Hás-de conceber e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Seu Pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se de junto dela. (Lc. 1,26-33.38)
Comentário de S.S. o Papa:
. O primeiro ciclo, os dos “mistérios gozosos”, caracteriza-se pela alegria que irradia do acontecimento da Encarnação. Isto é evidente desde a Anunciação, quando a saudação de Gabriel à Virgem de Nazaré se liga ao convite d alegria messiânica: “Alegra-te, Maria”. A este anúncio encaminha-se a história da salvação e até, de certo modo, a história do mundo. De facto, se o desígnio do Pai é recapitular em Cristo todas as coisas (cf. Ef 1,10), então todo o universo, de algum modo, é abrangido pelo favor divino, com o qual o Pai Se inclina sobre Maria para torná-La Mãe do seu Filho. Por sua vez toda a humanidade como incluída no fiat com que Ela corresponde prontamente à vontade de Deus. (Rosarium Virginis Mariae, 22)
. O mistério da Incarnação realizou-se quando Maria pronunciou o seu “fiat”: “faça-se em mim segundo a tua palavra”, tornando possível, pelo que a ela competia no desígnio divino, a aceitação do oferecimento do seu Filho (Redemptoris Mater, 13).
. Salve, Maria! Pronuncio com imenso amor e com reverência estas palavras, tão simples e ao mesmo tempo tão maravilhosas. Ninguém te poderá saudar nunca de modo mais estupendo do que o fez um dia o Arcanjo no momento da Anunciação:
“Avé Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo! (México, 27.01.1979)
Pai Nosso...
Ave-Marias...Glória ao Pai!
Oração Final
Deus, nosso Pai, que na vossa benigna providência quisestes que o vosso Verbo assumisse verdadeira carne humana no seio da Virgem Maria, concedei-nos que, celebrando o nosso redentor como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mereçamos também participar da sua natureza divina. Por Nosso senhor Jesus Cristo que é deus convosco na Unidade do Espírito Santo.
Ámen.
Amanhã, continuamos a nossa Caminhada com a reflexão do Joaquim.
Texto de Apoio:
O Rosário com João Paulo II
Conferência Episcopal Portuguesa
Edição do Santuário de Fátima, 2003
Ailime
09.10.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net.