02 dezembro 2007

Advento - Preparação da vinda do SENHOR


=='''[[Teologia]] do advento'''==
O Advento recorda a dimensão histórica da [[salvação]], evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no carácter [[missionário]] da vinda de Cristo.
Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor, Jesus, que de fato se [[Encarnação (religião)encarna]] e se torna presença [[salvaçãosalvífica]] na história, confirmando a promessa e a [[Aliança (Bíblia)aliança]] feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).
O Advento recorda também o Deus da [[Apocalipse de São JoãoRevelação]]. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos.
O carácter missionário do Advento se manifesta na [[igreja católicaIgreja]] pelo anúncio do [[Reino de DeusReino]] e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de [[João Baptista]] e [[Maria, mãe de JesusMaria]] são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.