Caminhando com o Senhor na Sua Paixão:
“O amor tem um nome concreto,
uma figura determinada e uma
história apaixonante:
Jesus Cristo na Cruz,
entregando a Vida pelos amigos.”
Ignacio Larrañaga
Durante a última ceia, Jesus lava os pés aos seus discípulos. Seis dias antes, na ceia em casa de Lázaro, Maria, num gesto de amor, ungira os pés de Jesus com perfume. Agora, Jesus anuncia duas negações. Uma, radical, da parte de Judas, que trai Jesus. Outra, da parte de Pedro, que, num momento, negará ser discípulo de Jesus. Em Pedro estão representados os demais discípulos que se afastaram de Jesus no momento de sua prisão. Porém, tudo contribuirá para a glorificação de Jesus. Neste evangelho, por vinte e três vezes, Jesus faz referências à Sua glorificação. Em Jesus se manifesta a glória de Deus, pela sua fidelidade ao Pai, toda a Sua vida, no Seu Amor misericordioso e comunicador da Vida Eterna.
Do: Evangelho de S. João ( 13,21-33.36-38)
"Em verdade... vos digo: um de vós Me entregará"... Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos Seus discípulos, aquele que Jesus mais amava... O discípulo, então... perguntou: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der um bocado...". Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas Iscariotes... Jesus, então, disse-lhe: "O que tens a fazer, faze logo"... Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois de Judas sair, Jesus disse: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado n'Ele. Se Deus foi glorificado n'Ele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco... : "Para onde eu vou, vós não podeis ir". Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?... Eu darei minha vida por Ti!" Jesus respondeu: "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que Me tenhas negado três vezes".
Meditemos na Paixão do Senhor
Jesus sofreu por cada um de nós como se fôssemos os únicos: “amou-me e deu a vida por mim” (Gl 2,20).
Deixemos que o nosso coração sinta verdadeiramente os sofrimentos por que Jesus passou.
Como disse S. Paulo:”Mas quanto a mim, que não haja outro orgulho senão a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo pela qual o mundo foi, para mim, crucificado (Gl 6,14).
Mergulhemos profundamente na Paixão de Jesus para sentirmos verdadeiramente o significado das palavras “Tenho sede” (Jo 19,28).
Que o Senhor nos conceda a Luz sobrenatural e o amor necessários para levarmos a nossa cruz sempre atrás d’Ele.
Oração:
Eis-me aqui, Jesus, prostrada diante de Ti pedindo que incutas no meu pobre coração sentimentos de fé, esperança e caridade e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com propósito firme de me emendar para que em mim se faça a Tua vontade e sempre fiel à Tua Palavra possa ser digna de comungar da Páscoa da Tua Ressurreição.
Ailime
19.04.2011
Imagem cedida pela Net
Textos de apoio:
Bíblia Sagrada, Liturgia Diária,
Tudo pelo Evangelho (Missionários da Consolata) e Net.
Amanhã continuamos a viver a Paixão do Senhor com nossa amiga Lucinha, aqui: