03 dezembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 4

Vamos agora olhar para a Virgem Maria como a Grande Figura do Advento e modelo do que deve ser a nossa vida e a nossa oração, o nosso coração e a nossa esperança no tempo de Advento.

Nossa Senhora e o Menino

4 - MARIA - A GRANDE FIGURA DO ADVENTO

Desde o momento da Anunciação, quando o Anjo A convida para aceitar ser Mãe do Verbo encarnado, do Messias, do Salvador, de Jesus, Maria viveu intensamente esse tempo com uma Fé, uma vida interior, uma comunhão com Deus, uma certeza e uma esperança que não se podem imaginar nem imitar. Ela é a única no amor e na fé, na esperança e na oração.

Ela é a Cheia de Graça mergulhada na Trindade, como Filha de Deus, Mãe de Jesus e Esposa de Deus Espírito. E nessa graça e intimidade não há lugar para o pecado, para a rebeldia própria dos filhos de Eva. Só há fidelidade, radicalidade de entrega e de amor. Só há adesão firme a Deus e à sua vontade.

Ela é sol sem nuvens, flor sempre viçosa. Ela nunca atraiçoou o projecto e os pedidos de Deus.

Maria conhecia a Palava dos Profetas, era assídua na meditação da Escritura. Por isso viveu este tempo vendo a sua vida e a sua missão, vendo a vida e a missão de seu Filho como matizes que o Antigo Testamento Lhe indicava. Daí ser ainda maior a sua fé, a sua adesão interior, pois as profecias falavam do Filho e falavam d'Ela: «uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão de Emanuel (Deus connosco)...».

Nela, pelo desígnio amoroso de Deus e pela sua colaboração e fidelidade, vão cumprir-se as professias acerca do Messias. Aquele que multidões de homens ao longo de milhares de anos, esperaram, já está dentro do seu ventre sagrado.
Aquele que Ela está a gerar e dará á luz no presépio, Aquele que amamentará, que apresentará no Templo, que ajudará a crescer, com quem viverá em Nazaré, Aquele que Ela há-de oferecer, de pé junto à Cruz.
Mesmo se Maria, a Virgem de Nazaré não soubesse tudo quanto iria acontecer, sabia a grande graça, o grande dom: no seu ventre estava a ser gerado o Verbo do Pai. Ela ia ser Mãe do Messias, do Salvador.
Embuída nesta ceteza, Maria reza, aguarda, reflecte, espera com um amor nigualável, com uma alegria única, com uma fé firme. E enquanto o Menino vai crescendo dentro de Si, vive ora e ama com radicalidade de entrega, com o coração repassado de ternura, que a faz viver em júbilo.

Com Maria e como Maria, podemos e devemos viver o nosso Advento. Ele vem aí. Ele vai nascer. Ele está para chegar. Preparemo-nos com muita esperança, muita caridade, com muitas boas obras de amor, caridade, de verdade e justiça. Façamos presépio dentro de nós. Que bonita vai ser a Festa!!!

Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, s.j.
Ailime
03.12.2011
Imagem da Net

02 dezembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 3

A terceira grande figura do Advento é sem dúvida S. José que pelo seu eloquente silêncio nos leva a considerá-lo uma personagem maravilhosa neste tempo de meditação e preparação para melhor acolhermos o Menino Deus.

S. José e o Menino
3 - S. José

Escolhido com a missão de ser o esposo da Virgem Maria e, portanto, o pai adoptivo de Jesus, o Verbo do Pai feito carne, S. José, apesar de não entender muitas coisas aceita com coragem e audácia a sua vocação e missão. E não é pequena a missão de ser esposo da Virgem e cuidar, como pai, do próprio Filho de Deus. Que admirável vocação.

Na trajectória destes insondáveis desígnios, José sabe aceitar com amor e total disponibilidade o querer divino.

Aceita a palavra do anjo, ouvida num sonho, e toma Maria para sua Esposa. É ele que a vai acompanhar nos meses de gestação de Jesus, e que a acompanha até Belém, onde a Virgem dará à luz no presépio. Tudo feito com muito amor e respeito na aceitação dos planos divinos.
S. José segundo o Evangelho de Mateus é convidado a fugir para o Egipto com o Menino e a Mãe, para salvar a criança do ódio de Herodes. Depois voltará para Nazaré e é com Ele que Jesus aprende a profissão. Não é por acaso que Lhe chamam o «filho do carpinteiro».

Com José temos muitas lições a aprender que nos ajudarão a viver o Advento: silêncio e recolhimento que nos centra em Deus e nos seus mistérios; adesão total á vontade divina mesmo quando não entende e os caminhos são complicados e difíceis; amor a Maria e a Jesus que lhe enchem o coração de ternura e de carinho; preparação de tudo o que era necessário para bem acolher o nascimento do Verbo do Pai.

Com S. José preparemos o Natal, vivendo um bom Advento em oração e na plena adesão á vontade de Deus, que exige a conversão do coração e da vida.

Continua...

Finalizarei com MARIA, a Grande Figura do Advento.

Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, S. J.
Ailime
Imagem da Net
02.12.2011

01 dezembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 2

A segunda Grande Figura Bíblica do Advento é S. João Baptista, o último profeta, precursor do Messias, que veio pouco tempo antes para falar d'Ele e preparar a Sua vinda.


S. João Baptista

2 - S. João Baptista 

Filho de S. Isabel que era estéril e de Zacarias (sacerdote do Templo) avançados em idade foram abençoados por Deus tendo Isabel dado à Luz aquele que viria para preparar os caminhos do Senhor.

S. João Baptista pregou e realizou um baptismo de penitência para o povo se preparar para acolher Aquele  que baptizará pela água e pelo Espírito. Ele terá a graça de baptizar, no Rio Jordão, o autor do próprio baptismo e ver descer sobre Ele o Espírito Santo, em forma de pomba, e ouvirá o Pai dizer:

«Este é o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha complacência».

S. João Baptista, mártir,  deu a vida por Jesus, pela Verdade, por acusar Herodes de adultério. A cabeça de S. João Baptista, cortada por causa do seu amor à santidade e à virtude é por si mesma um verdadeiro testemunho do seu amor e entrega ao Senhor.

Com João Baptista somos convidados a abrir o coração e a vida ao Messias que vem. Somos também convidados à oração, à penitência, à vida mais austera para que nos tornemos mais humildes e acolhamos Jesus. Com S. João vamos falar de Jesus aos outros, falar de Advento e  Natal, para que mais pessoas acolham O Senhor que vem.

Continua...

A próxima grande figura do Advento será S. José.
Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, S. J.
Ailime
Imagem da Net
01.12.2011

30 novembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 1

Vamos preparar o Advento na expectativa do Senhor que vem lembrando algumas das grandes figuras bíblicas que nos ajudarão a viver melhor o Advento e a preparar o Natal.

O profeta Isaías (Miguel Ângelo)

  1 - Profeta Isaías

«É sem dúvida o grande profeta do Advento, tanto pelo seu anúncio do reino que há-de chegar, como pelas profecias relativas ao Messias e a sua Mãe. É o profeta mais lido nos textos litúrgicos durante o Advento.

Ao anunciar que Deus vem salvar-nos, convida-nos à alegria com estas palavras:

«Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria» (35,1-2).

E, um pouco mais adiante, afirma: «Dizei aos corações perturbados:

”Tende coragem, não temais. Aí está o vosso Deus, que vem para fazer justiça e dar a recompensa”» (35,4).

Profeta da alegria messiânica, do anúncio que nos traz consolação, paz e exultação.

O mesmo profeta diz, no capítulo 7:

«O próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel» (v.14).

E na liturgia da noite santa de Natal, o profeta Isaías nos dirá que o Messias, Aquele que há-de vir:

«Tem o poder sobre os ombros, será chamado “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz”» (9,5).

O profeta, em muitos textos, convida-nos a abrir o coração, a mente, para com alegria, acolher o Libertador, o Messias, Aquele que vem para remir e libertar. Lendo Isaías ficamos mais preparados para os grandes acontecimentos do Advento e Natal.

(Continua…)

A próxima grande figura do Advento será S. João Baptista.

Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, S. J.
Ailime
30.11.2011
Imagem da Net

27 novembro 2011

1º Domingo de Advento

“Olhai, Vigiai E Orai”. (Marcos 13.33)

Advento tempo de vigilância, de oração, de conversão. Tempo de alegria e esperança na expectativa da vinda do Senhor, Deus encarnado, que vem e virá e nos convida para que em cada dia saibamos caminhar na solidariedade e na partilha.

«No silêncio de Deus, enquanto esperamos a Sua manifestação gloriosa através da encarnação, deixemo-nos moldar por Ele, reconhecendo e aceitando que somos todos obras das Suas mãos e com Ele queremos fazer Comunhão».
Do Livro de Isaías (Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7)
«Vós, Senhor, sois nosso Pai
e nosso Redentor, desde sempre, é o vosso nome.
Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos
e endurecer o nosso coração, para que não Vos tema?
Voltai, por amor dos vossos servos
e das tribos da vossa herança.
Oh, se rasgásseis os céus e descêsseis!
Ante a vossa face estremeceriam os montes!
Mas Vós descestes
e perante a vossa face estremeceram os montes.
Nunca os ouvidos escutaram, nem os olhos viram
que um Deus, além de Vós,
fizesse tanto em favor dos que n’Ele esperam.
Vós saís ao encontro dos que praticam a justiça
e recordam os vossos caminhos.
Estais indignado contra nós,
porque pecámos e há muito que somos rebeldes,
mas seremos salvos.
Éramos todos como um ser impuro,
as nossas acções justas eram todas como veste imunda.
Todos nós caímos como folhas secas,
as nossas faltas nos levavam como o vento.
Ninguém invocava o vosso nome,
ninguém se levantava para se apoiar em Vós,
porque nos tínheis escondido o vosso rosto
e nos deixáveis à mercê das nossas faltas.
Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai
e nós o barro de que sois o Oleiro;
somos todos obra das vossas mãos.»
Salmo 79 (80 )
Senhor, nosso Deus, fazei-nos voltar;
mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.
Pastor de Israel, escutai,
Vós que estais sentado sobre os Querubins, aparecei.
Despertai o vosso poder
e vinde em nosso auxílio.

Deus dos Exércitos, vinde de novo,
olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.
Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,
o rebento que fortalecestes para Vós.

Estendei a mão sobre o homem que escolhestes,
sobre o filho do homem que para Vós criastes;
e não mais nos apartaremos de Vós:
fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome.



Vem Senhor Jesus, vem depressa encher de Esperança os corações de todo este povo, o povo que tanto amas e que ainda não compreendeu a dimensão do Teu Amor misericordioso.



Ailime
27.11.2011
Fonte: Liturgia Diária
Imagens da Net