02 dezembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 3

A terceira grande figura do Advento é sem dúvida S. José que pelo seu eloquente silêncio nos leva a considerá-lo uma personagem maravilhosa neste tempo de meditação e preparação para melhor acolhermos o Menino Deus.

S. José e o Menino
3 - S. José

Escolhido com a missão de ser o esposo da Virgem Maria e, portanto, o pai adoptivo de Jesus, o Verbo do Pai feito carne, S. José, apesar de não entender muitas coisas aceita com coragem e audácia a sua vocação e missão. E não é pequena a missão de ser esposo da Virgem e cuidar, como pai, do próprio Filho de Deus. Que admirável vocação.

Na trajectória destes insondáveis desígnios, José sabe aceitar com amor e total disponibilidade o querer divino.

Aceita a palavra do anjo, ouvida num sonho, e toma Maria para sua Esposa. É ele que a vai acompanhar nos meses de gestação de Jesus, e que a acompanha até Belém, onde a Virgem dará à luz no presépio. Tudo feito com muito amor e respeito na aceitação dos planos divinos.
S. José segundo o Evangelho de Mateus é convidado a fugir para o Egipto com o Menino e a Mãe, para salvar a criança do ódio de Herodes. Depois voltará para Nazaré e é com Ele que Jesus aprende a profissão. Não é por acaso que Lhe chamam o «filho do carpinteiro».

Com José temos muitas lições a aprender que nos ajudarão a viver o Advento: silêncio e recolhimento que nos centra em Deus e nos seus mistérios; adesão total á vontade divina mesmo quando não entende e os caminhos são complicados e difíceis; amor a Maria e a Jesus que lhe enchem o coração de ternura e de carinho; preparação de tudo o que era necessário para bem acolher o nascimento do Verbo do Pai.

Com S. José preparemos o Natal, vivendo um bom Advento em oração e na plena adesão á vontade de Deus, que exige a conversão do coração e da vida.

Continua...

Finalizarei com MARIA, a Grande Figura do Advento.

Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, S. J.
Ailime
Imagem da Net
02.12.2011

2 comentários:

  1. a minha parte favorita ,,, [
    Com José temos muitas lições a aprender que nos ajudarão a viver o Advento: silêncio e recolhimento que nos centra em Deus e nos seus mistérios; adesão total á vontade divina mesmo quando não entende e os caminhos são complicados e difíceis; amor a Maria e a Jesus que lhe enchem o coração de ternura e de carinho; preparação de tudo o que era necessário para bem acolher o nascimento do Verbo do Pai.] ...

    aqui nestas tuas breves palavras , disseste tudo , TUDO ,, . meditemos nelas ..

    miga que saudades ,, beijo grandeeeeee

    ResponderEliminar
  2. Teresinha, obrigada pela visita.
    Fiquei tão feliz!
    Acabei de escrever sobre Nossa Senhora. Agora vou sair.
    Logo vou deixar-te um beijinho no teu cantinho.
    Muito obrigada.
    Muitos beijinhooos.
    Ailime

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime