03 dezembro 2011

AS GRANDES FIGURAS DO ADVENTO - 4

Vamos agora olhar para a Virgem Maria como a Grande Figura do Advento e modelo do que deve ser a nossa vida e a nossa oração, o nosso coração e a nossa esperança no tempo de Advento.

Nossa Senhora e o Menino

4 - MARIA - A GRANDE FIGURA DO ADVENTO

Desde o momento da Anunciação, quando o Anjo A convida para aceitar ser Mãe do Verbo encarnado, do Messias, do Salvador, de Jesus, Maria viveu intensamente esse tempo com uma Fé, uma vida interior, uma comunhão com Deus, uma certeza e uma esperança que não se podem imaginar nem imitar. Ela é a única no amor e na fé, na esperança e na oração.

Ela é a Cheia de Graça mergulhada na Trindade, como Filha de Deus, Mãe de Jesus e Esposa de Deus Espírito. E nessa graça e intimidade não há lugar para o pecado, para a rebeldia própria dos filhos de Eva. Só há fidelidade, radicalidade de entrega e de amor. Só há adesão firme a Deus e à sua vontade.

Ela é sol sem nuvens, flor sempre viçosa. Ela nunca atraiçoou o projecto e os pedidos de Deus.

Maria conhecia a Palava dos Profetas, era assídua na meditação da Escritura. Por isso viveu este tempo vendo a sua vida e a sua missão, vendo a vida e a missão de seu Filho como matizes que o Antigo Testamento Lhe indicava. Daí ser ainda maior a sua fé, a sua adesão interior, pois as profecias falavam do Filho e falavam d'Ela: «uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão de Emanuel (Deus connosco)...».

Nela, pelo desígnio amoroso de Deus e pela sua colaboração e fidelidade, vão cumprir-se as professias acerca do Messias. Aquele que multidões de homens ao longo de milhares de anos, esperaram, já está dentro do seu ventre sagrado.
Aquele que Ela está a gerar e dará á luz no presépio, Aquele que amamentará, que apresentará no Templo, que ajudará a crescer, com quem viverá em Nazaré, Aquele que Ela há-de oferecer, de pé junto à Cruz.
Mesmo se Maria, a Virgem de Nazaré não soubesse tudo quanto iria acontecer, sabia a grande graça, o grande dom: no seu ventre estava a ser gerado o Verbo do Pai. Ela ia ser Mãe do Messias, do Salvador.
Embuída nesta ceteza, Maria reza, aguarda, reflecte, espera com um amor nigualável, com uma alegria única, com uma fé firme. E enquanto o Menino vai crescendo dentro de Si, vive ora e ama com radicalidade de entrega, com o coração repassado de ternura, que a faz viver em júbilo.

Com Maria e como Maria, podemos e devemos viver o nosso Advento. Ele vem aí. Ele vai nascer. Ele está para chegar. Preparemo-nos com muita esperança, muita caridade, com muitas boas obras de amor, caridade, de verdade e justiça. Façamos presépio dentro de nós. Que bonita vai ser a Festa!!!

Fonte - Livro: Vem aí o Amor – Advento e Natal
Autor: Dário Pedroso, s.j.
Ailime
03.12.2011
Imagem da Net

4 comentários:

  1. Linda mensagem, enriquecedor, momento de espera!!
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Maria é, sem dúvida, a grande figura do Advento. E Nossa Senhora não defrauda as expectativas dos que nela esperam, veja-se o caso dos pescadores salvos do mar, que rezaram o terço à Virgem nesses três dias em que estavam desaparecidos.
    Tenha um bom fim de semana
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Amigas Marili e Felipa,
    Grata pelas vossas visitas e generosos comentários.
    Sim, um verdadeiro milagre, Felipa, a salvação desses pescadores que rezando o Terço foram salvos.
    O Senhor nunca falta aos que Nele confiam.
    Pode demorar, porque o Seu tempo não é o nosso tempo mas tenhamos paciência que o Senhor vem e salva.
    Beijinhos e Santo Advento.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Ailime, esse livro que vc citou deve ser um tesouro, pois gostei demais o que vc postou. Pois então, sejamos nós também agora as figuras fortes desse Advento, pregando tal como o Batista, o Advento, também. Lindo domingo! Bjbj!

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime