09 janeiro 2009

Madre Teresa de Calcutá e o Amor


Carta escrita em Janeiro de 1991, por Madre Teresa de Calcutá, a George Bush e Hussein e que passados tantos anos, infelizmente ainda está tão actual que poderia ter sido escrita e dirigida hoje, se estivesse ainda entre nós, aos responsáveis pela guerra que está a dilacerar os povos da Faixa de Gaza.

"Imploro-vos de todo o meu coração que trabalhem, que se esforcem pela paz de Deus e para se reconciliarem uns com os outros... Em pouco tempo pode haver vencedores e vencidos nesta guerra que todos tememos, mas isso nunca pode, nem nunca irá justificar o sofrimento, a dor e a perda de vidas que as vossas armas estão a provocar...Por favor, escolham o caminho da paz...Poderão ganhar a guerra, mas qual será o preço que terão de pagar as pessoas que estão enfraquecidas, inválidas e perdidas"?


Em 08-01-2008
Ailime

04 janeiro 2009

http://www.youtube.com/watch?v=Swl4YKCOetc

A minha reflexão para este Domingo

Acabei de ouvir num dos canais de TV a seguinte afirmação por parte de um desportista relacionado com o futebol, sobre um jogo a efectuar-se mais logo: “ Vamos aguardar que o nosso adversário tenha uma noite infeliz”, isto é vamos aguardar que tudo corra mal ao adversário para que nós tenhamos a vitória!
Não disse: “Vamos trabalhar (jogar) bem para vencer dignamente o nosso adversário”.
Nesse momento a minha alma ficou inquieta e angustiada, porque esta pequena mas expressiva frase encerra o modo de pensar que parece governar o mundo actual.


Lembrei-me desta pequena oração de Santa Teresa de Ávila, com que procurei serenar e que partilho com todos vós:

Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança.
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta.

Que Deus nos ajude a todos a discernir e a pensar nos outros de uma forma mais humana, menos egoísta, mais digna, de modo a contribuirmos com as nossas migalhas para a construção de um mundo melhor.

Desculpem o meu desabafo.