17 agosto 2024

20º Domingo do Tempo Comum (Ano B)

 A minha partilha deste fim de semana:

A liturgia do 20.º Domingo do Tempo Comum retoma um tema que tem sido recorrente nos últimos domingos: Deus acompanha cada passo dos seus filhos e filhas e, ao longo do caminho, não cessa de lhes proporcionar o alimento que dá a Vida eterna. Naturalmente, os homens têm de fazer a sua escolha e de acolher esse dom.


1ª Leitura: Provérbios 9,1-6

A Sabedoria edificou a sua casa e levantou sete colunas.
Abateu os seus animais,
preparou o vinho e pôs a mesa.
Enviou as suas servas
a proclamar nos pontos mais altos da cidade:
«Quem é inexperiente venha por aqui».
E aos insensatos ela diz:
«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei.
Deixai a insensatez e vivereis;
segui o caminho da prudência».


Salmo 33 (34)

Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom.

A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.

Vinde, filhos, escutai-me,
vou ensinar-vos o temor do Senhor.
Qual é o homem que ama a vida,
que deseja longos dias de felicidade?

Guarda do mal a tua língua
e da mentira os teus lábios.
Evita o mal e faz o bem,
procura a paz e segue os seus passos.


2ª Leitura:  Efésios 5,15-20

Irmãos:
Vede bem como procedeis.
Não vivais como insensatos, mas como pessoas inteligentes.
Aproveitai bem o tempo, porque os dias que correm são maus.
Por isso não sejais irrefletidos,
mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor.
Não vos embriagueis com o vinho, que é causa de luxúria,
mas enchei-vos do Espírito Santo,
recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais,
cantando e salmodiando em vossos corações,
dando graças, por tudo e em todo o tempo, a Deus Pai,
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Evangelho de São João 6,51-58

Naquele tempo,
disse Jesus à multidão:
«Eu sou o pão vivo que desceu do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que Eu hei-de dar é minha carne,
que Eu darei pela vida do mundo».
Os judeus discutiam entre si:
«Como pode ele dar-nos a sua carne a comer?»
E Jesus disse-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Se não comerdes a carne do Filho do homem
e não beberdes o seu sangue,
não tereis a vida em vós.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
tem a vida eterna;
e Eu o ressuscitarei no último dia.
A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em Mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, Me enviou
e eu vivo pelo Pai,
também aquele que Me come viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do Céu;
não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram:
quem comer deste pão viverá eternamente».


Para a semana que segue:

O alimento dado por Deus ao Povo no caminho do deserto, alimentou fisicamente o Povo em caminhada, mas não lhe assegurou a chegada à terra da liberdade; mas o alimento que Jesus tem para oferecer será, verdadeiramente, alimento de Vida eterna. É desse alimento que nascerá o novo Povo de Deus, esse Povo que se alimenta, na eucaristia, com a “carne” e o “sangue” de Jesus (vers. 58).

Com o meu abraço na paz de Cristo.
Emília Simões

Imagens Google

2 comentários:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Emília!
    Deus é muito Bom.
    Precisamos do Alimento, do Pão da Vida.
    Sem Ele, morremos em vida.
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Una gran enseñanza que hay que comprender en su profundidad y buscar cada día esa sabiduría para saber como preparar su cuerpo y el alma para recibir a Dios en nuestra vida espiritual y ser fiel a la fe de su gran amor.
    Que tengas bendecido día.
    Abrazo

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime