"A Semana Santa tem início no “Domingo de Ramos”, que é assim chamado porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Aquele povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia há poucos dias e estava maravilhado. As pessoas estavam certas de que Jesus era o Messias anunciado pelos Profetas. Pensavam que ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de David e Salomão em Israel. ‘Que Messias é esse? Que libertador é esse? É um farsante! Merece a cruz por nos ter iludido’. A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que o homenageou motivada por seus milagres, agora lhe vira as costas e muitos pedem a sua morte.
Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Dessa forma, o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus saudando-O com ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória. “Hosana ao Filho de David: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os Ramos santos fazem-nos lembrar que somos baptizados, filhos de Deus e defensores da fé católica. Os Ramos sagrados, que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado e o cristianismo “light”, adaptado aos gostos e interesses pessoais. Impera, como diz Bento XVI, a ditadura do relativismo."
Autor: Prof. Felipe Aquino
Depois da Quaresma, tempo de meditação, oração e conversão iniciamos agora a Semana Maior da vida cristã. Vamo-nos aproximando do Grande Dia! O dia da Ressurreição do Senhor, mas não sem antes vivermos intensamente os momentos que o antecedem! Vamos neste tempo da Paixão do Senhor orar e estar junto d'Ele! Não O abandonemos nestes dias tão intensos e dolorosos que viveu e, em que se sentiu tão só (e hoje como há dois mil anos)! Os próprios discípulos O abandonaram, deixando-O enquanto orava. Não O deixemos nós! Façamos-Lhe companhia nestes dias e ofereçamos-Lhe todo o nosso amor, toda a nossa vida! É disso que Ele tem sede...sede de nós, do nosso despojamento, da nossa pequenez!
Com Maria sigamos Jesus até ao Calvário na expectativa do maravilhoso reencontro no dia da Sua Ressurreição!
Sejamos firmes e abramos o nosso coração e oremos, oremos muito....sempre!
Ailime
Imagem cedida gentilmente pela net
Lindo este post e este Dia tão marcante em nossas vidas.
ResponderEliminarTambém por vezes, deixamos ELE entrar em nós e depois o que fazemos?...quase o esquecemos.
Vou à procissão aqui da paróquia.
Um belo dia e semana Santa. Tudo de bom lhe aconteça
Bjs.sinceros
Mer
Minha amiga, sigamos os passos dolorosos de Jesus. Passos dados como entrega para nossa salvação.
ResponderEliminarSerá que um dia entenderemos este gesto de amor na sua totalidade??Que Maria nossa Mãe, nos ajude a amar Jesus como Ela o amou.
Boa semana santa minha amiga.
Boa reflexão.
Bejinho
Estimada, Maravilhosa e Simpática Amiga:
ResponderEliminarEstamos perto da comemoração do Evento Pascal.
Admiro muito a sua religião, o seu mundo pessoal e humano em que surpreende sempre pela ternura, encanto e pureza dos seus sensatos actos.
Respeitá-la-ei sempre, acredite?
Tem uma sensibilidade linda na Palavra Dele que me provoca comoção e admiração pelas suas convicções fantásticas.
Desejo-lhe tudo de excelente e continue sempre como é.
Beijinhos amigos de um grandioso respeito, estima e consideração.
Com admiração constante pela sua forma de ser/estar e Sentir.
pena
Excelente! Adorei com sinceridade.
Bem-Haja, educada e perfeita amiga de bem.
Se tivesse palavras que chegassem ficaria aqui todo o dia enaltecendo o seu precioso valor, acredite? É verdade!
Amiga Ailime
ResponderEliminarCreio que esta é mesmo a época maior da vida cristã!
Creio também que é uma época em que a sociedade dita cristã mais se afasta do sentido que ela possui. Talvez mais ainda que no Natal.
Por isso, aquilo que diz no final do seu post é absolutamente essencial:
Orar, orar muito, procurar aproximarmo-nos de Deus, sem ser para pedinchar, sem ser para pedir algo em troca, mas apenas para dizermos ao nosso Criador que lhe estamos gratos pela Sua imensa obra, que estamos gratos por nessa obra algo de maravilhoso aconteceu por forma a que aqui estejamos.
Dizermos que estamos felizes por termos percebido, através da Fé, a razão do Seu Sacrifíco e da nossa existência.
Como a amiga Alime bem sabe, eu no meu blog tenho a música como tema predominante e por isso mesmo ao estar a lê-la recordei uns pedacinhos de uns versos que foram cantados por Elis Regina, numa canção chamada: "Se eu quiser falar com Deus", pois para mim orar é isso mesmo: Falar com Deus!
Diz essa música:
"Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
..................
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração"
Falar com Deus não pode ser apenas algo que façamos para pedir, ou algo que seja subjacente a uma circunstancial alegria. Falar com Deus tem que algo a fazer em qualquer circunstância e algo que, por muitos que sejam os males que nos cercam, nos alegre o coração!
Um beijinho com amizade e votos de Páscoa Feliz!
Esta é mesmo a Semana Maior! Pois, como é grande, enorme, o Amor do nosso Deus, que se fez carne, para a entregar à morte a fim de que tivéssemos a Vida!
ResponderEliminarSaibamos abrir-nos a este Dom do Amor!
Beijinhos e uma Páscoa de Vida Nova!
Amiga Ailime,
ResponderEliminarcaminhemos todos juntos nessa entrega ao amor de Cristo. A esperar a quem tanto nos dá sem medidas e ensina a viver,
beijinhos
obrigada pela partilha,
Gisele
Amiga Ailime
ResponderEliminarÉ lindo o que escreve
Esta semana é uma semana de oração reflexão e silêncio mas uma semana de alegria também pois Jesus está vivo.
Beijinhos da Utilia
Ailime,
ResponderEliminarJunto-me ao caminho (interior) que nos propões: com Maria, contigo, com cada um e em Cristo Jesus.
Um grande beijinho,
Malu