18º Dia de oração pelas almas do Purgatório
Continuando a caminhar com todas vós neste mês de Novembro orando/reflectindo sobre as Almas do Purgatório e tendo Jesus e Maria como guias invoco o Espírito Santo para que me auxilie nesta minha reflexão.
No seguimento do que me propus socorri-me de novo do livro da Liturgia Diária e da Bíblia Sagrada de onde extraí alguns dos textos que partilho.
No entanto vou começar por transcrever o que o Beato José Allamano, Fundador dos Missionários da Consolata, nos diz sobre a Memória dos Fieis Defuntos, numa compilação intitulada: Tudo pelo Evangelho (Apontamentos de Espiritualidade Missionária):
«A “comunhão dos santos” que professamos no Credo é dogma da Fé. A Igreja é, ao mesmo tempo, militante, purgante e triunfante. Estes seus três aspectos são como três ramos duma mesma árvore, três províncias de um estado ou três classes de cidadãos numa dada sociedade, e assim por diante. A morte não quebra esta unidade, São Paulo escrevia aos Romanos que nós constituímos um só corpo em Jesus Cristo e que cada um de nós é membro deste corpo (cf, Rm 12,5)
Citando ainda o Beato José Allamano: “que o purgatório existe já vós sabeis, e que também existe a comunhão dos santos. Por isso, rezar pelos defuntos é segundo São Tomás e São Boaventura, um elevado acto de caridade para com Deus e para com o próximo. Os meios de sufrágio são: as obras de caridade, as orações públicas e privadas, os sacrifícios e as esmolas. Mas o meio principal é sempre a Santa Missa, porque é o sacrifício do altar que os ajuda directamente”.
«Quem são e de onde vieram?» (Ap 7,13)
Numa linguagem cheia de poesia, o Anjo do Apocalipse responde a esta pergunta:
«São os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário e o que está à sua direita abrigá-los á na sua tenda.
Nunca mais passarão fome nem sede; nem sol nem o calor ardente cairão sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos» (Ap 7,13).Salmo 24:
Esta é a geração dos que procuram o Senhor
Do Senhor é a terra e o que nela existe,
O mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
E a consolidou sobre as águas.
Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no Seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
O que não invocou o Seu nome em vão.
Este será abençoado por Deus, seu salvador,
Esta é a geração dos que O procuram,
Que procuram a face de Deus.
*******************
Ó Deus, que concedeis o perdão dos pecados e quereis a salvação dos homens, imploramos vossa clemência para que, pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de todos os santos, façais que cheguem a participar da eterna bem-aventurança todos os nossos irmãos, parentes e amigos que passaram dessa vida para outra, por Cristo, Nosso Senhor. Amém*********
Amanhã continuamos a nossa reflexão e oração com a amiga Utília do Blog: http://demaosdadasnacaminhada.blogspot.com//
Ailime
18.11.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net
Àmen.
ResponderEliminarMais uma aprendizagem biblica.
Muito bela esta reflexão e o modo e forma de pedirmos a Deus pelos que «Quem são e donde vieram?» .
Obga. boa amiga.
Continuação duma semana serena.
Abraço com carinho
Mer
Amiga
ResponderEliminar"São os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. "
Uma frase do Apocalipse que nos ilucida na nosssa caminhada.
Obrigada e que o Espirito Santo nos ajude.
Beijinhos da Utilia
Amiga Alime,
ResponderEliminargostei muito, muito desta sua partilha. No apocalipse há vários trechos que nos direciona a muitas coisas na nossa vida... Você foi muito feliz em escrever esse trecho. Muito bom! O espírito Santo está a nos conduzir, tenho certeza disso... Nem sempre falar do purgatório para alguns é muito bom,pois é um tema que pode remeter a algum sofimento, a duras penas, a medos, etc... não sei se está me entendendo. Mas acredito que o ponto central é a caridade, a misericórdia e a ciência exata que todos nós, que cremos, participamos de um só corpo e assim reavivamos a nossa fé, nos unimos,o seguimos e oramos em comunhão com o nosso Mestre Cristo Jesus para que todos alcancem a sua glória, partilhe do seu banquete, da sua ceia... e entremos na eternidade,
obrigada pela linda partilha,
beijinhos
Gisele
Uma caminhada de oração, um caminho de aprendizagem... assim vejo esta iniciativa, este caminhar com vocês nesta obra de ter presente as almas do purgatório, lembrá-las e rezar por elas.
ResponderEliminarObrigada pela partilha. Apesar de ter a Bíblia em casa não saberia procurar as passagens certas acerca deste assunto, ainda bem que o Espírito Santo a inspirou a fazê-lo.
Beijinhos
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso...
Gostei muito desta tua partilha, que vem ao encontro do que tenho vindo a reflectir.
ResponderEliminarContinuemos.
Beijinhos
Ailime
ResponderEliminarque mensagem de esperança que nos deixa:
«São os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro...
Nunca mais passarão fome nem sede; nem sol nem o calor ardente cairão sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos»
É nesta esperança que creio e quero conitnuar a aprofundar.
Obrigado minha amiga por caminharmos juntas.
Beijinho
Ailime, como são belos e saborosos os frutos dessa colheita de orações pela almas do purgatório. Cada um mais doce que outro! Grande beijo!
ResponderEliminarCom certeza não vamos esquecer mais nas nossas orações estes nossos irmãos "que vêm da grande tribulação". E a mesma certeza de que nos ajudam tanto.
ResponderEliminarObrigada Ailime e louvado seja Deus nosso Pai. O Filho e o Espírito Santo!
Bjs em Cristo e Maria.
temos aprendido tanto , e mais uma vez aprendo contigo ..
ResponderEliminarobrigada por esta maravilhosa partilha ,...
beijinhos ..
Minhas Amigas de Caminhada,
ResponderEliminarLouvo a Deus por tê-las colocado no meu caminho.
Bem-haja a todas pela vossa presença e generosos comentários.
Agradeço também aos amigos que por aqui tenham passado em silêncio.
Que o Senhor a todos ilumine e proteja.
Abraço-vos com amizade.
Ailime