12 setembro 2015

A Palavra

«A liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projectos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem».

Evangelho de Mc 8,27-35

Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”. Eles responderam: “Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas”. Jesus, então, perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”. E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém. E começou a ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar. Falava isso abertamente. Então, Pedro, chamando-o de lado, começou a censurá-lo. Jesus, porém, voltou-se e, vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: “Vai para trás de mim, satanás! Pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!”. Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará.

Salmo 114 (115)

Caminharei na terra dos vivos na presença do Senhor.

Amo o senhor,
porque ouviu a voz da minha súplica.
Ele me atendeu
no dia em que O invoquei.

Apertaram-me os laços da morte,
caíram sobre mim as angústias do além, vi-me na aflição e na dor.
Então invoquei o Senhor:
«Senhor, salvai a minha alma».

Justo e compassivo é o Senhor,
o nosso Deus é misericordioso.
O Senhor guarda os simples:
estava sem forças e o Senhor salvou-me.

Livrou da morte a minha alma,
das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés.
Andarei na presença do Senhor,
sobre a terra dos vivos.
 Prece
 Senhor, que a luz que irradia de Ti me direccione sempre no cumprimento da Tua Palavra no serviço  e atenção que possa dispensar sem reservas a quantos me rodeiam.


Desejo a todos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.
Ailime
 Fonte: Portal dos sacerdotes Dehonianos

4 comentários:

  1. Que linda liturgia e adorei esse salmo!Que o domingo seja cheio de alegrias e paz! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Uma meditação muito bonita!
    Precisamos muito Dele em todo tempo... Viver buscando e gozando da Sua presença é o sentido da nossa caminhada... Desfrutar da Vida Abundante e compartilhá-la... O mundo jaz no Maligno.
    ELE é a fonte de amor, paz e esperança!...
    Beijinhos e feliz domingo...

    ResponderEliminar
  3. Ailime, refleti muito nessa liturgia e a publiquei no Novo Pentecostes! Leituras lindas, salmo e evangelho. Abração ao término aqui desse domingo frio! Beijos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Querida Ailime.
    Lindo e o salmo maravilhoso, vida com Deus é sempre com paz espiritual que nada consegue destruir; Ele é amor, é vida; Um lindo dia. Beijos.

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime