18 agosto 2018

20º Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 20º Domingo do Tempo Comum repete o tema dos últimos domingos: Deus quer oferecer aos homens, em todos os momentos da sua caminhada pela terra, o “pão” da vida plena e definitiva. Naturalmente, os homens têm de fazer a sua escolha e de acolher esse dom. No Evangelho, Jesus reafirma que o objetivo final da sua missão é dar aos homens o “pão da vida”. Para receber essa vida, os discípulos são convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus – isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projeto, a interiorizar a sua proposta. A Eucaristia cristã (o “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus) é um momento privilegiado de encontro com essa vida que Jesus veio oferecer. 




 Evangelho de João 6,51-58 


Naquele tempo, 

disse Jesus à multidão: 
«Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. 
Quem comer deste pão viverá eternamente. 
E o pão que Eu hei-de dar é minha carne, 
que Eu darei pela vida do mundo». 
Os judeus discutiam entre si: 
«Como pode ele dar-nos a sua carne a comer?» 
E Jesus disse-lhes: 
«Em verdade, em verdade vos digo: 
Se não comerdes a carne do Filho do homem 
e não beberdes o seu sangue, 
não tereis a vida em vós. 
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue 
tem a vida eterna; 
e Eu o ressuscitarei no último dia. 
A minha carne é verdadeira comida 
e o meu sangue é verdadeira bebida. 
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue 
permanece em Mim e eu nele. 
Assim como o Pai, que vive, Me enviou 
e eu vivo pelo Pai, 
também aquele que Me come viverá por Mim. 
Este é o pão que desceu do Céu; 
não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: 
quem comer deste pão viverá eternamente». 



SALMO  33 (34) 

Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom. 

A toda a hora bendirei o Senhor, 

o seu louvor estará sempre na minha boca. 
A minha alma gloria-se no Senhor: 
escutem e alegrem-se os humildes. 

Temei o Senhor, vós os seus fiéis, 

porque nada falta aos que O temem. 
Os poderosos empobrecem e passam fome, 
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma. 

Vinde, filhos, escutai-me, 

vou ensinar-vos o temor do Senhor. 
Qual é o homem que ama a vida, 
que deseja longos dias de felicidade? 

Guarda do mal a tua língua
 e da mentira os teus lábios. 

Evita o mal e faz o bem, 
procura a paz e segue os seus passos. 


Para a semana que segue


O importante é viver e partilhar a vida. Nesta semana, poderíamos estar particularmente atentos àqueles que têm dificuldade em viver, porque o seu sofrimento é demasiado pesado… Talvez poderemos, simplesmente, estar presentes a seu lado e dizer-lhes uma palavra de vida, algumas palavras do coração que saibam reacender a esperança. 



Com o meu abraço na paz de Cristo.

Fonte: Portal dos Sarcedotes Dehonianos

7 comentários:

  1. Liturgia e salmo muito lindos e os lembretes pra semana valem sempre!Bjs e lindo domingo, chica

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Reze por mim nesta aAssunção pois será minhas Bodas de Prata como Oblata Beneditina.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Amém! Divino!! Bom dia!


    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  4. Bom dia:- Lendo em silêncio deixei-me emocionar pela beleza das palavras.
    .
    * https://brincandocomaspalavrass.blogspot.com/ *
    .
    Tenha um feliz domingo

    ResponderEliminar
  5. Bonita proposta p a semana... Textos muito bonitos...
    Deus é bom!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Muito lindo Ailime!
    Não pode ir à igreja ontem... Bom ler aqui as palavras abençoadas da liturigia.
    obrigada.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Mais uma bela mensagem onde as atividades sugeridas podem fazer muita diferença!!!
    bj

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime