05 outubro 2022

Cântico do Irmão sol

Ontem comemorou-se o dia de São Francisco de Assis: 


Cântico do Irmão Sol

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra e toda a bênção.
Somente a ti, ó Altíssimo, eles convém,
e homem algum é digno de mencionar-te.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o Senhor Irmão Sol,
o qual é dia, e por ele nos iluminas.
E ele é belo e radiante com grande esplendor,
de ti, Altíssimo, traz o significado.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e pelas estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento,
e pelo ar e pelas nuvens e pelo sereno e todo o tempo,
pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
que é mui útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite,
e ele é belo e agradável e robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa,  a mãe terra
que nos sustenta e governa
e produz diversos frutos com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por que perdoam pelo teu amor,
E suportam enfermidade e tribulação.

Bem aventurados aqueles que as suportarem em paz,
porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal,
da qual nenhum homem vivente pode escapar.

Ai daqueles  que morrerem em pecado mortal:
bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade,
porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei ao meu Senhor,
e rendei-lhe graças e servi-o com grande humildade.

São Francisco de Assis

6 comentários:

  1. Que lindo cântico, Ailime! Bela partilha bem oportuna! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Cântico lindíssimo que muito me fascinou ler. Grato pela gentil partilha.
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Ailime
    Eu admiro muito S.Francisco de Assis e gostei de ler este cântico que não conhecia.
    Desejo continuação de uma boa semana com muita saúde.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  4. Que bleza, Ailime! Gostei demais de ler esse cântico. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Publicação simplesmente brilhante!!
    -
    Beijos.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  6. O meu pai tinha uma grande devoção por São Francisco de Assis e foi por isso que me deu o nome de Francisco.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime