A minha partilha deste fim de semana:
O novo Ano Litúrgico inicia-se também com o primeiro Domingo do Advento.
A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a encarar a nossa caminhada pela história com a certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também indicações concretas acerca da forma como devemos viver enquanto esperamos o Senhor.
O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Propõe que esse tempo de espera seja um tempo de “vigilância”, isto é, um tempo de compromisso ativo e efetivo com a construção do Reino.
Isaías 63,16b-17.19b; 64,2b-7
1 Coríntios 1,3-9
Salmo 79(80)
Evangelho de S. Marcos 13, 33-37
Pastor de Israel, escutai,Vós que estais sentado sobre os Querubins, aparecei.Despertai o vosso podere vinde em nosso auxílio.
Deus dos Exércitos, vinde de novo,
olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.
Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,
o rebento que fortalecestes para Vós.
Estendei a mão sobre o homem que escolhestes,
sobre o filho do homem que para Vós criastes;
e não mais nos apartaremos de Vós:
fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome.
Evangelho de São Marcos 13,33-37Naquele tempo,disse Jesus aos seus discípulos:«Acautelai-vos e vigiai,porque não sabeis quando chegará o momento.Será como um homem que partiu de viagem:ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos,atribuindo a cada um a sua tarefa,e mandou ao porteiro que vigiasse.Vigiai, portanto,visto que não sabeis quando virá o dono da casa:se à tarde, se à meia-noite,se ao cantar do galo, se de manhãzinha;não se dê o caso que, vindo inesperadamente,vos encontre a dormir.O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»
(O “dono da casa” da parábola é, evidentemente, Jesus. Ao deixar este mundo para voltar para junto do Pai, Ele confiou aos discípulos a tarefa de construir o Reino de Deus. Os discípulos de Jesus não podem, portanto, cruzar os braços em atitude passiva, à espera que o Senhor venha; eles têm uma missão – uma missão que lhes foi confiada pelo próprio Jesus e que devem concretizar, mesmo em condições adversas).
Para a semana que segue...
A oportunidade de um novo começo… Devido às nossas numerosas atividades, inclusive na Igreja, a nossa vigilância está muitas vezes ameaçada: falta-nos o tempo para parar, discernir, fazer novas escolhas em ordem a despertar a nossa adesão a Cristo. A nossa vigilância deve traduzir-se em gestos concretos de delicadeza e atenção aos outros, em casa, no trabalho, na escola… O tempo do Advento oferece-nos a oportunidade de um novo começo…
Ailime
Boa tarde de sábado, querida amiga Ailime!
ResponderEliminar"Discernir, fazer novas escolhas em ordem".
Cristo nos dê alento num mundo tão desigual.
É tempo de discernimento e recomeços em todos os sentidos.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno
Linda leitura oferecida aqui,Ailime!
ResponderEliminarE parece mentira, iniciando os domingos de advento!
beijos, chica. lindo domingo!
Partilha fascinante. O meu agrado e elogio
ResponderEliminar.
Dezembro. Mês de Natal, de Paz e Amor. Seja feliz.
.
Poema: “ Desatino dos sonhos “
.
Un recordatorio que nunca debemos pasar por alto...aunque la tosudez y negligencia nuestra es grande.
ResponderEliminarLinda semana para ti.