06 junho 2009

Solenidade da Santíssima Trindade

Ícone da Trindade: De Andrej Rublev (monge russo)

"A Solenidade que neste fim de semana é celebrada pela Igreja Católica não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor" (Comunidade Dehoniana)

~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~~

Da: Espístola de S. Paulo aos Romanos

"Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus

são filhos de Deus.

Vós não recebestes um espírito de escravidão

para recair no temor,

mas o Espírito de adopção filial,

pelo qual exclamamos: «Abba, Pai».

O próprio Espírito dá testemunho,

em união com o nosso espírito,

de que somos filhos de Deus.

Se somos filhos, também somos herdeiros,

herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo;

se sofrermos com Ele,

também com Ele seremos glorificados."

In: "Bíblia Sagrada"
Imagem obtida na net

5 comentários:

  1. Brilhante e Talentosa Amiga:
    Mais uma genial e fabulosa mensagem divina de encantar direccionado ao sentir precioso do desencanto humano existencial. Próprio dos enormes e gigantescos SERES HUMANOS.
    Excelente. Adorei!
    Uma mensagem soberba a que dá vida, como que por magia. A sua! Fabulosa.
    Beijinhos de um cordial respeito e estima numa sincera amizade...

    pena

    É uma fantástica pessoa. Bem-Haja, amiga!

    ResponderEliminar
  2. Salvé Amiga

    Grata pelo comentário. Porém discordo quando refere que pouas são as pessoas quelargm tudo para se dedicarem a amar incondicionalmente.
    Por acaso larguei tudo- sem saber o porquê,(?)
    Quando somos "chamados" não nos dão explicações...os factos começam a desenrolar-se...da pior maneira possível desde a parte material a pessoas. Só com fé e confiança em nós mesmo, se consegue ir passado de adversidade em adversidade e chegando a uma certa altura em que nos vemos sem ninguém e quase sem nada - apenas o necssário e utilitário - como vem na Bíblia - e só nós e Deus! aí a entrega ao Alto, da-se...como alguém que professa votos sem que para isso tenha sido preparado ou ouvido....
    Nem sei portanto, quando efectivamente começou a minha travessia pelo deserto, mas ela ainda se encontra aí.a ser palmilhada.
    Percebi há uns temnpos atrás do que me estava a acontecer por uma passagem que foi enviada por mail, em que Jesus dizia mais ou menos isto: segue-Me - deixa o teus pais, irmãs, mulher, família, amigos..." ! - percebi que o facto de todos se terem afastado e eu cada vez mais estar sózinha era isso.

    Comecei a dar mais importância ao silêncio e a outras coisas que naõ valorizava antes.
    Hoje já nem consigo prmanecer onde houver algazarra, confusões, música aos berros, ruído de carros e da cidade - e eu que nasci e sempre vivi em Lisboa - havia sempre problemas disto e daquilo....um stress! Hoje não tenho nada disso.

    Percebi portanto que tinha de fazer esta travessia e estou a faze-la e não vislumbro quando ela se dê por terminada..
    Portanto minha cara amiga...se há alguém que pode de alguma maneira escrever ou discursar o que se "pena" por entrar no Caminho a sério, eu sou uma delas; porque ele é doloroso pelo desapego que temos de nos livrar, é doloroso por constactarmos o quanto somos iludidos e desiludidos por pessoas e factos por mantermos expetativas, o quanto é doloroso ver "partir" pais, flhos, restante
    familia e amigos... - estando eles vivos!!!
    Mais ainda: um 1º neto!

    Quanto á vivência de outrora, já não tinha paciência mesmo, aquando da minha ssagem por 16 anos na Presidência do Conselho de Ministrsos; embora tivesse carro e motorista e sempre que era nomeada para o 10 de Junho - Dia de Portugal - andasse de batedores á minha frente...
    Agora tenho de fazer alguma ginásica a fim de poder deslocar-me a qualquer lado, já que os transportes estão caríssimos.. Porém o céu nunca, mas nunca deixou que me faltasse nada, nem dependo de ninguém... - de uma casa de 3 e mais, mudei para uma casa térrea T1 - com aproximadamente 36m2.
    Tudo para que pudesse pagar uma renda consoante o que recebo de pré-reforma e embora tentasse durante anos a fio, conseguir uma ocupação para aumentar um pouco as finanças - pois que a pré-reforma pouco mais é que o ordenado mínimo nacional - as portas todas se fecharam...e olhe se há pessoa que conhece meio mundo, eu sou uma delas! Inacreditável para alguns que me diziam que tinha dixado de querer trabalhar...outros pensam que estou a viver á custa nosmeus filhos, e poucos são os que percebem que me basto e continuo sózinha a palmilhar este deserto!
    E dou Graças a Deus todos os dias, pelo pão que como e a água que bebo.
    Como sabe nao sou católica, mas sim, essncialmente cristã; outros ensinamentos Indysque reebi, valeram-me sobremaneia - local onde partiu a espiritualidade e crê-se que Jesus antes de começar o seu ministério também por lá andou - dito pelos estudiosos.
    Esses ensinamentos, mantêm-me mais ância áquilo que não devo. Sobretudo entend-me melhor...pelo estudoobre auto-conhecimento e a meditaçaõ e outras terapias holíticas serenam-me e dão positivismo aos meus dias.
    Portanto se eu consegui, e não me suicidei por via de tudo o que se foi, qualquer pessoa consegue! - eu não sou mais nem menosque alquer um/a.
    Deixo um abraço na unidade com a Santíssima Trindade que tantpo me vem valendo!!!

    Sempre..
    MAriz

    ESPAVO! - como em MU

    ResponderEliminar
  3. A caminhada na fé inclui a descoberta e a necessidade de encontrar uma resposta para as nossas questões. Mas, há momentos em que não vale a pena estarmos a pensar muito, porque somos limitados. O importante é perceber a mensagem.

    É o caso da Santíssima Trindade. O importante é entender o amor, a união de Deus uno e trino. Um amor e uma união que deve ser exemplo nas nossas vidas.


    beijos

    ResponderEliminar
  4. Linda e imprescindível Amiga:
    VOCÊ é um tesouro valiosíssimo. Pelo seu pensar. Pelo seu encanto. Pela ternura e pureza dos seus gestos e atitudes.
    Adorei! VOCÊ fascina pelas mensagens adoráveis que nos dá de crença Nele. Um Post sensível. Mágico.
    Adorei! Bem-Haja, amiguinha!
    Beijinhos de respeito. Muitos.
    É enternecedor no que faz, acredite?
    Maravilhado pela sua significação gigante

    pena

    ResponderEliminar
  5. Deus Pai, Deus filho e Espírito Santo de Deus! Que coisa mais linda esta Trindade!
    Deus te abencoe e te guarde!
    beijo

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime