22 outubro 2010

22º Dia do Mês do Rosário


Partilho com todos vós esta “história” simples mas com um conteúdo enternecedor pela mensagem que encerra, que recebi de uma colega de trabalho por e-mail em formato pps com imagens lindíssimas e que me lembrei de colocar neste 22º dia da nossa oração do Rosário. Espero que gostem e que a mesma ajude outros amigos que por aqui porventura passem também, em silêncio, a entender um pouco melhor o porquê de esta Oração ser tão popular entre nós, católicos.

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Joana, como era conhecida por todos, foi vender as suas verduras na casa de um protestante e perdeu o seu terço no jardim da casa dele. Passados alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa a fim de ver se encontrava o seu querido tercinho. O protestante assim que a viu foi logo ao encontro de Tia Joana, dizendo para ela de modo sarcástico:
_"Você perdeu o seu Deus?"
Ela humildemente respondeu: " Eu, perder o meu Deus? Nunca!".
Ele, então, segurou o Terço e disse: "Não é este o seu Deus?"
Ao que ela respondeu: " Graças a Deus o senhor encontrou o meu Terço.
Muito obrigada."
E ele disse: "Porque não troca este cordão com estas sementinhas baratas pela Bíblia?"
Ao que ela disse: "Porque a Bíblia
eu não sei ler e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração."
Ele disse: "Medita a palavra de Deus? Como assim? Pode-me explicar?"
Pegando o Terço, tia Joana respondeu: " Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu Sangue pregado numa Cruz para salvar a humanidade.
Esta primeira conta grossa, já me lembra que há um só Deus omnipotente.
E estas três contas pequenas lembram-me as Três Pessoas da Santíssima Trindade:
Pai, Filho e Espírito Santo.
Essa outra conta grossa me lembra a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso.
Continuou:
O terço tem 5 mistérios que fazem as 5 chagas de Jesus Cristo cravado na Cruz
e cada mistério tem 10 Avé-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos
que o Senhor mesmo entregou a Moisés.

O Rosário de Nossa Senhora tem 15 Mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos.

De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, pensando no pobre lar e na humilde vida de Jesus, Maria e José.

No meio dia, no meu já grande cansaço, na fadiga do trabalho e pensando no que ainda falta para terminar o dia e poder descansar, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada do meu Senhor Jesus Cristo para o Calvário, tão cheio de dores e tão cheio de cansaço.

Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me recordam que Jesus venceu a morte para, por amor,
dar a salvação a toda humanidade.

E agora, diga-me onde está a idolatria?
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse simplesmente:

" Eu não sabia disso. Ensina-me, então, a oração do Terço!”

Peço a Jesus que por intercessão de Sua Mãe Maria Santíssima me ajude a persistir na Fé e como Ela  a caminhar com humildade, com simplicidade, para que em cada dia eu possa revigorada pelo Espírito Santo  ser uma testemunha fiel no serviço e amor a todos quantos me rodeiam.
Grata a todos vós meus amigos que me ajudaram nesta caminhada de oração do Rosário por tudo o que convosco aprendi e para quem peço a protecção maternal de Maria.

Amanhã, continuamos a nossa Caminhada com a reflexão do Joaquim.

Ailime
 22.10.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net


15 comentários:

  1. Querida amiga Ailime, ( será que escrevi certo?) lindo seu post. Qdo conheci este texto, fiquei triste pq se eu me deparasse com uma situação igual eu não saberia falar tão bem e de uma maneira tão profunda, como aquela senhora. Acho que vou decorar, o que vc acha? Um grande e forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga

    O que há para dizer depois de ler uma história tão rica e tão profunda?

    Apenas obrigado, muito obrigado.

    A ti que no-la deste a conhecer, e a Deus que no-la faz entender.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  3. «Grata a todos vós, meus amigos, que me ajudaram nesta caminhada de oração do Rosário, por tudo o que convosco aprendi e para quem peço a protecção maternal de Maria.»

    Faço em mim estas palavras/frase...como tenho aprendido nesta caminhada!...

    Obrigada Amiga Ailime, por mais esta linda lição de doçura e amor pelas entidades Celestiais, Jesus, Maria, Sagrada Família, Pai, Filho e Espírito Santo...tudo tão simples, mas tão difícil de, no dia-a-dia e momento-a-momento, nas nossas vidas recordarmos que existem, louvarmos por todo o trabalho que estão a fazer por cada um de nós...
    Afinal, Jesus morreu na Cruz para nos salvar e Sua Mãe sofreu a perda dum amado Filho por toda a Humanidade...quanto amor Ela nos deu/dá constantemente...e nós pecadores nem vimos essa forma de Amar.
    Amar é muitas vezes renunciar...Maria renunciou à presença física de Seu Filho, por Amor a nós.
    Obrigada por esta partilha, que me deu a possibilidade de me expressar no mais íntimo do meu ser.
    Abraço forte para continuarmos a camihada com ELES, Jesus, Maria e José, e fazermos da nossa família o mais próximo que nos seja possível duma Sagrada Família...façamos a nossa parte, o resto fica por conta de DEUS Único e Omnipotente e Omnipresente.
    Bjs.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  4. Amiga Ailime,

    essa história é linda. E nos serve COMO ALERTA de quantas pessoas não entendem o verdadeiro significado do terço... Quanta profundeza existe em nos direcionar a cruz do rosário e contemplar a Cristo crucificado. Não é verdade...Penso que, na atual conjutura do mundo o que nos falta é a contemplação, a dedicação e a verdadeira entrega ao amor.A nos deixar conduzir pelo mistério da Paixão de Cristo, colocarmos prostados em suas dores, em seu amor por nós e tentar entender a verdadeira humanidade que existe em nosso ser. O como somos libertos pelo poder de Deus. E o quanto somos valiosos por tudo, TUDO! que Deus nos criou... o céu, o mar, as águas,os peixes, a natureza, os pássaros, as flores, os alimentos.... quantas coisas. E louvamos tão pouco por tudo isso... O homem do campo,da terra, que a ara , semeia e colhe com suas próprias mãos entende, sabe recolher o amor de Deus... assim como tb os pescadores que esperam em suas redes o peixe para o alimento, veem a grandeza de Deus . Na cidade estamos preocupados demasiadamente com o tabalho que muitos esquecem até mesmo de agradecer a ELE pelo dom da vida,por sua presença em nós... direcionando-se apenas para pedir, pedir e pedir... associando a felicidade em bens de consumo; carros, televisão, viagens, roupas, sapatos... acabamos por entrar em uma roda viva que só vai nos matando mais rápidos. Até os alimentos vão perdendo o sabor de fruta fresca. Tantos são os congelados, a artificialidade ...onde vai se permitindo a tirar o toque de Deus em tudo e criando uma geração em que o homem está querendo se colocar no lugar de Deus. Isso não é feio? no mínimo estranho pois está cada vez mais sendo sentido que sem Deus em nossa vidas não somos nada. Apenas máquinas. Deus é que nos faz HUMANOS. Sua imagem e semelhança... e assim Deus a cada dia vem revelando a sua sabedoria, aos humildes... aos que verdadeiramente o procuram e permitem-se a esse encontro. Independente da sua instrução , ou grau de escolaridade .Aos que entram nesse mistério do verdadeiro amar...

    beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Que história tão querida Ailime, que explica tão bem o significado do Rosário. Se for verdadeira, foi a própria Nossa Senhora que se fez passar por vendedora de verduras, para oferecer a preciosa arma do terço a esse senhor.
    Também não a conhecia e não vou querer esquecer para usar em situações semelhantes. Obrigada.
    E à Gisele (e já agora) que acaba por nos deixar mais para reflectir. Vamos ter muito que rezar e peço pelas tuas intenções.

    Bjs em Cristo e Maria.

    Avé-Maria...

    ResponderEliminar
  6. Uma história belíssima e muito esclarecedora do Rosário. Façamo-la nossa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. que linda historia amiga , sem duvida que o espirito santo iluminou a sra. para dar esta explicação tão bela , vou ver se decoro algumas das coisas , para situações parecidas ...

    gostei muito , obrigada por caminhares connosco .

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  8. Por acaso já conhecia esta história, li-a há vários anos penso que na Revista Cruzada, mas já não me lembrava dela. Nem sequer saberia dar a resposta que a senhora deu ao protestante...
    O Rosário é uma oração tão rica que todos os dias tem algo para ensinar, algo para interiorizarmos a seu respeito, algo que Deus nos mostra e que sozinhos não conseguimos ver.
    Obrigada pela partilha, amiga Ailime, foi muito gratificante reler esta bonita e edificante história, tão simples mas de uma grande importância.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Amiga Ailaime
    Muito agradecida fico:

    Depois de ter voltado a ouvir esta história que já conhecia e que gostei de relembrar pelo seu conteudo, penso num caso em cuidados paliativos em que a auxiliar que era protestante estava a recitar o terço a pedido da doente.
    Ela sabia apenas a avé Maria e assim a auxiliar dizia Avé Maria Cheia de graça...e a doente dizia a santa Maria.
    Isto para satisfazer um dosejo de uma doente em estado terminal que confiava em Maria Mãe de Jesus.
    Ao ver esse quadro fiquei feliz.
    Louvado seja Deus
    Utilia

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos,
    É com muita emoção que agradeço a Deus por ter colocado no meu caminho pessoas maravilhosas como todos vós!
    Nem sabem o quanto significa para mim neste momento as vossas palavras, a vossa amizade, o vosso carinho.
    Depois de um dia de trabalho é muito gratificante ler e sentir tudo o que os vossos corações aqui deixaram.
    Com Jesus e Maria quero caminhar.
    Com Jesus e Maria continuemos a nossa caminhada.
    O meu bem-haja a todos vós.
    Abraço fraterno em Cristo e Maria.
    Com o meu carinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Ailime
    Pedindo desculpa pelo atraso aqui estou.
    E que maravilhada fiquei com tão sublime explicação sobre o rosário.
    Obrigado por mais esta partilha, mais um passo neste caminhar precioso de ensinamentos.
    Abraço-vos a todos em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  12. Muito Obrigada amiga Dulce,
    Tem sido um caminho muito gratificante.
    Contiguemos com Cristo e Maria.
    Com um beijinho da
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Estimada e Preciosa Amiga Linda:
    Mais um gesto inabalável de Fé.
    Admiro-a e considero-a imenso.
    As suas convicções são maravilhosas. Acredite que a tenho no maior respeito e veneração.
    São valores e princípios que transmite de forma admirável e fantástica, como VOCÊ.
    Adorei. Olhe, tenho um segredo:
    A minha maior ambição é visitar os túmulos de Jesus e Maria em Jerusalém. Dava por encerrado tudo o que construí com carinho. Ficaria para alguém interessado.
    Beijinhos amigos de respeito imenso e presente.
    Sempre a admirá-la e a lê-la atentamente pela preciosidade humana que é.

    pena

    Bem-Haja, preciosa amiga maravilhosa.
    Adorei.
    Fantástico.

    ResponderEliminar
  14. Muito bonita sua postagem da Virgem Maria,nossa mãe Rainha. Agradecida pela sua visita. abraços ,Regina

    ResponderEliminar
  15. Amigos Prof. Pena e Regina Murbahc,
    Muito grata pelas vossas tão generosas palavras e presença nesta caminhada de oração.
    Um beijinho com a minha amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime