01 agosto 2007

Corcundas mentais

Há muita gente que é o que se poderia denominar de corcundas mentais. Sentem-se inseguros, inadequados e frustrados. Em geral, são deprimidos e sofrem de autocrítica e auto condenação.
A sua tendência é projectar as suas deficiências nos outros.
Poderemos rejeitar as suas declarações e atitudes. Tentemos compreender os seus problemas: abençoemo-los e que prossigam o seu caminho. Esta pequena oração antiga poderá ajudar: "Deus me conceda a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso, e discernimento para conhecer a diferença"

In " Estas Verdades Poderão Mudar a Sua Vida" de Joseph Murphy

3 comentários:

  1. Nem sempre é fácil ter esse discernimento e aceitar os outros tal como são... principalmente quando são corcundas mentais... Depois... frequentemente, nos vários encontros que temos, mais ou menos profundos, projectamos nos outros, em espelho, o que nós somos também... e também não é nada fácil lidarmos com as nossas próprias frustracções e inseguranças...

    beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Kiduchinha pelo teu comentário.
    Concordo plenamente com a tua apreciação e, é por esse motivo, que eu ao encontrar no livro a que aludo, ajuda para muitas das minhas inquietações, resolvi partilhar algumas das frases que mais me tocaram...
    Beijinhos da Ailime

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, tenho essa mesma frase num pequeno quadrinho na minha cozinha. Sempre a adorei pois consegue transmitir aquilo que é mais necessario para se viver em comunidade, embora a maior parte das pessoas o esqueça.
    Neste Mundo louco é por vezes difícil sobreviver a frustrações que na sua maioria advêm dos outros. Por muito que tente nunca consegui perceber como se pode por vezes ser tão mesquinho quando até não há justificação visível para a sua forma de agir... mesmo que houvesse! Eu creio que sempre consegui não misturar situações, e sempre tentei dar aos outros aquilo que me parece que precisam... mas mesmo com boa vontade há gente que é difícil de contentar ou perceber. Talvez um dia possam vir a ser "iluminadas", caiam em si e percebam o que estão a fazer!
    Uma boa semana.
    kiss ailime

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime