01 janeiro 2009

Dia 01 de Janeiro de 2009 - Dia Mundial da PAZ

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de Dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de Janeiro), a partir de 1968, coisa que acontece até hoje. Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro". A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se tratasse de uma iniciativa sua própria ; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a carácter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz. Completava ainda o Papa Paulo VI: "A Igreja Católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a ideia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, carácter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".

"In Wikipédia"
Imagem obtida na Net
Para todos, os meus votos de um excelente ANO DE 2009.

8 comentários:

  1. O Papa João Paulo II e a Paz andavam sempre aliados e de mãos dadas...
    Delicioso...Era um Perfeito Ser Humano de bem...
    Um maravilhoso 2009! Merece, por completo. Pelas atitudes. Pelos gestos fraternos e solidários...
    Adorei, com sinceridade...
    Bem-Haja, amiga.

    Beijinhos de amizade e respeito
    Sempre atento ao que escreve de uma significação humana enorme...

    Deslumbrado...e grato a Deus por existir...

    pena

    ResponderEliminar
  2. Que possamos em 2009 possamos contribuir com um simples afeto ou um pensamento positivo no ensejo da renovação do planeta!
    Feliz 2009!

    ResponderEliminar
  3. Preciosa Amiga:
    Perante tanta pureza e beleza naquilo que projecta, concebe de forma brilhante e fantástica, deixo-a com um extrato de um texto meu, que me justifica aqui:
    Não sei, mas nunca me despeguei da minha infância.
    Revejo-me, revivo e falo constantemente dela.
    Sei que nunca brinquei, como uma criança. Com os seus imensos jogos, as suas brincadeiras, as suas travessuras e as suas ilusões ternas e doces.
    Sempre fui demasiado sério, demasiado adulto, demasiado tímido.
    As crianças não! Não são isto que eu fui. Podem ser introvertidas, justas, sérias, também cruéis, mas brincam jogos infinitos. De infância.

    Beijinhos de imenso respeito e estima
    Sempre a admirá-la


    peter pan

    Perfeito 2009!

    ResponderEliminar
  4. Amei o seu post, querida! Que lindo! E a imagem é belíssima! Tudo tão pleno do amor de Deus! Assim como sua alma! Mil bjos carinhosos de Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  5. Simpática Amiga:
    Que Deus a preserve sempre no nosso eterno convívio...

    Beijinhos amigos agradecidos extensivos à sua preciosa família...
    Emudecido de respeito, estima e consideração.

    Bem-Haja de gratidão

    pena (Peter Pan)

    OBRIGADO sentido por tudo e por existir...!

    ResponderEliminar
  6. Ternura Amiga:
    Deixo a sua inconfundível beleza e enorme encanto com um extrato de um texto meu:
    Neste Ano Novo de 2009, acreditem em Vós e acreditem que há sempre um lugar para a Felicidade.

    Sinto perplexidade e espanto quando me assolam pensamentos que advêm de seres infelizes, descrentes de uma felicidade que tarda a chegar, não sei por que razão.

    Nem que seja por instantes. Presentes. Pausadamente respirados. Ou sôfregos. Emotivos. Ou frios. Doces. Ou distantes. Ternos. Ou sem ternura. Alegres. Ou tristes.
    Mas, intensamente vividos. Plenamente! Repletos de autenticidade. Verdadeiros. Sentidos. Únicos.
    A Felicidade também pode ser sofrida. Angustiada porque não surge camuflada, escondida. É real ou sonhada em sonhos bons.

    Beijinhos de um sonhador ignorado do mundo...com muito respeito, estima e um "sentir" gigantesco de amizade e encanto pelo que carinhosamente "constrói" com dedicação imensa...
    Com cordialidade sentida e sincera

    pena

    OBRIGADO por existir!

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime